São José oficializa volta do técnico Ricardo Costa

A videoconferência de terça-feira, que definiu as datas de preparação geral para o Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão, deixou o São José liberado para divulgar o seu planejamento. A esperada contratação do técnico Ricardo Costa foi confirmada nesta quarta-feira e os nomes dos jogadores deverão surgir nos próximos dias.

“Respeitando o trabalho da Federação Paulista de Futebol, em um momento de muitas dificuldades por causa da causa da pandemia, esperamos as diretrizes do campeonato que vamos disputar. Agora, podemos dizer que o Ricardo Costa chegou e está participando diretamente da montagem do elenco”, declarou o presidente Celso Monteiro.

No final do ano passado, ao ser eleito, o presidente trouxe um projeto de futebol com o gestor Robertinho da Padaria. Na oportunidade, o nome de Ricardo Costa já estava em evidência para uma provável volta. Nos últimos quatro campeonatos, o treinador conquistou o acesso em três e ficou perto no de 2018, justamente dirigindo o São José.

Em Ribeirão Preto, um gol sofrido nos minutos finais deixou o mata-mata das semifinais com dois empates (1 a 1 e 2 a 2) e o Comercial subiu a Série A-3 por conta da melhor campanha geral.

Como Robertinho da Padaria se afastou do comando do futebol e ficou como apoiador no campeonato de 2019, Ricardo Costa saiu e foi subir com o Marília. Neste ano, estava no Capivariano e o time ocupava a quarta colocação do Paulista da Série A-3 quando a pandemia interrompeu o campeonato.

Ainda no final do ano passado, o São José contratou o gerente de futebol Edmar Costa, irmão e assistente técnico de Ricardo Costa nas últimas temporadas. Por isso, antes de ter a sua volta confirmada pela diretoria, o treinador disse que já participava indiretamente da montagem do elenco joseense.

“É claro que eu e o Edmar conversávamos sobre o assunto. Afinal, o São José quer montar um time forte para lutar pelo o acesso e o Edmar pesquisa e avalia todas as possibilidades”, disse Ricardo Costa.

Em condições normais, Ricardo Costa seguiria no Paulista da Série A-3 até o último jogo do Capivariano. Ao São José, poderia chegar com o campeonato da Segunda já em andamento, após duas ou três rodadas. No entanto, como a pandemia alterou o calendário, com a volta da Série A-3 prevista para 21 de setembro e o início da Segunda para 18 de outubro, o treinador teve que escolher uma das duas opções.

flor

O time

Antes da paralisação da pandemia, o São José já estava com os primeiros treinos da pré-temporada e quatro jogadores dos cinco contratados: o goleiro Gustavo Belli e o atacantes Bruno Feitas, Dener e Lucas Souza. O meia Gustavo Queiróz ainda arrumava as malas para vir do Nordeste.

Depois, durante a paralisação, quatro jogadores anunciaram que estavam a caminho do São José quando se desligaram dos times que vinham defendendo: o goleiro Matheus Lopes, o lateral-esquerdo Igor Meneghel, o meio-campista Mykaell e o atacante Lucas Lima.

No início desta semana, o gerente Edmar Costa revelou que o São José já conta com 15 jogadores e alguns outros encaminhados. “Se o campeonato começasse hoje, teríamos um time forte e boas opções de banco”, disse o dirigente, sem confirmar os nomes que parecem certos. “Sei que a nossa torcida quer e merece mais informações, mas peço um pouco mais de paciência. O mercado está agitado e ainda precisamos completar o grupo”, acrescentou.

Na foto (de Tião Martins/TM Fotos), o técnico Ricardo Costa quando da primeira passagem pelo São José, em 2018.

Comentário

comentário