São José perde e está rebaixado no Brasileirão feminino
O São José saiu pela primeira vez da principal divisão nacional do futebol feminino. Na tarde desta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro da Série A-1, recebeu o Grêmio no estádio Martins Pereira e perdeu quando precisava vencer para evitar um rebaixamento antecipado à Série A-2. O placar de 3 a 1 surgiu com falhas comprometedoras das joseenses.
Na 14ª e penúltima rodada da fase de classificação, o São José precisava vencer e ainda torcer por tropeços do Cruzeiro. No entanto, não conseguiu fazer a sua parte contra um Grêmio que busca vaga nas quartas de final. Consequentemente, agora ainda terá uma partida de despedida melancólica na última rodada, sábado, às 11h, visitando o São Paulo.
A formação joseense começou sem a volante Vitória Calhau, suspensa por terceiro cartão amarelo, assim como o técnico Guilherme Giudice, pelo mesmo motivo. O Grêmio teve a volta da goleira Lorena que estava na Colômbia com a Seleção Brasileira, sendo campeã da Copa América e sem sofrer um único gol.
Mesmo fora de casa, o Grêmio começou melhor e criando um volume de jogo ofensivo. O São José, depois de 15 minutos ajustando o seu sistema de marcação, passou a acionar a atacante Bea.
Quando o jogo já estava equilibrado, uma falha individual gerou a abertura do placar para as gremistas, aos 27 minutos. Em uma falta centralizada e de longa distância, Karla Alves cobrou no canto direito, mas sem muita força. A goleira Zany, toda atrapalhada nos seus movimentos, tomou um frango por debaixo do corpo.
Sem alternativa, o São José adiantou o time, ficando mais exposto aos contragolpes das visitantes. Aos 33, teve uma boa chance em falta marcada na estrada da área. Na cobrança, a lateral Poliana acertou o ângulo esquerdo, mas a goleira Lorena fez boa defesa.
Sem reação
As joseenses tentaram reagir no segundo tempo, mas não tiveram forças. Aos 26, o Grêmio fez 2 a 0 quando Gabizinha aprofundou pela meia esquerda, Caty cruzou rasteiro e Cássia fechou na pequena área para escorar.
O gol do São José, que quebrou a longa invencibilidade da goleira gremista, foi surgir bem tarde, aos 39 minutos. A atacante Larissa Vasconcelos desceu pela esquerda, invadiu a área e chutou em diagonal, por baixo, no canto esquerdo.
Quando a placa de cinco minutos de acréscimos já estava nas mãos do quarto árbitro, o Grêmio ampliou para 3 a 1. Em escanteio cobrado da esquerda, a zagueira joseense Karen tentou tirar da pequena área e a cabeçada virou gol contra.
Aos 47 minutos, a atacante joseense Jaielly foi desequilibrada na área em uma invasão pela direita. Todavia, na cobrança do pênalti, a meia-atacante Ju Oliveira mandou um chute forte que explodiu na travessão.
Os times
O São José, dirigido pelo preparador de goleiras Paulo Cesar: Zany; Poliana, Letícia Fagundes, Karen e Camila (Júlia Cipriani – intervalo, depois Jaielly 43’/2º); Sara (Rayane 23’/2º), Rafa Marques, Juju (Natiele 43’/2º) e Ju Oliveira; Larissa Vasconcelos e Bea
O Grêmio, da técnica Patrícia Gusmão: Lorena; Sinara, Tchula, Tuani e Jéssica Soares; Jéssica Peña (Raíssa Bahia 36’/2º), Karla Alves (Mônica Ramos 20’/2º) e Caty (Dani Barão 36’/2º); Gabizinha, Cássia e Laís Estevam (Dani Ortolan 36’/2º).
A equipe de arbitragem, do quadro paulista da CBF, contou com: Fernanda dos Santos Ignacio de Souza (árbitra), Patrícia Carla de Oliveira (assistente 1), Marcela de Almeida Silva (assistente 2), Thiago Lourenço de Mattos (quarto árbitro), Renato de Carlos (analista de campo).
Na foto (de Mariana Luz/Agência NTZ), a atacante joseense Bea encarando a marcação da zagueira Tchula e com a goleira Lorena acompanhando a jogada.