São José perde e fica em condições bem desfavoráreis

O São José perdeu por 1 a 0 na visita da tarde desta quarta-feira ao Desportivo Brasil de Porto Feliz e ficou em condições complicadas para a última rodada que definirá os dois semifinalistas do quadrangular às semifinais do Campeonato Paulista da Série A-3. No sábado, às 19h, receberá o União Suzano e terá que vencer por uma diferença de dois gols para ter a certeza de que ficará com uma das vagas. Um vitória apertada dependeria do resultado do outro jogo.

A delegação joseense viajou sem o atacante Lorran, reforço recentemente contratado, vindo do mato-grossense Nova Mutum como artilheiro das duas duas primeiras etapas da Copa do Brasil e que novamente seria uma interessante opção entre os reservas. O jogador teve diagnosticada uma ruptura de tendão do calcanhar e ficará mais de cinco meses afastado.

Outro problema foi o meia Roni que novamente seria titular. Sofrendo uma torção de tornozelo no treino da manhã de terça-feira, ele inicialmente foi vetado e depois, relacionado entre os reservas para o caso de necessidade durante o jogo.

Em um primeiro tem de tarde ensolarada e quente, São José e Desportivo Brasil quase nada criaram em termos ofensivos. O time joseense tentou algumas investidas pela esquerda, mas o atacante Wendel Barros e o lateral Rafal Verrone não concluíram adequadamente as tramas. O time da casa tentou algumas investidas em velocidade, mas sem dar trabalho ao goleiro Ariel. O placar de 0 a 0 foi o retrato das ações apresentadas.

Na volta do intervalo, o São José cresceu o suficiente para criar a primeira grande oportunidade de gol . William Barros escapou pela ponta esquerda e do fundo rolou para trás. No meio da área, o atacante Nicholas teve tempo e espaço para dominar, mas chutar em cima do goleiro Oliveira.

Com o passar do tempo, os espaços foram surgindo e o Desportivo Brasil começou a encontrar o goleiro Ariel em alguns chutes. Aos 38 minutos, em uma triangulação aprofundada pela meia direita, o atacante Chaparral deixou Ayrton livre para abrir e definir o placar, chutando rasteiro, em diagonal, no canto direito.

No tempo restante, incluindo os cinco minutos de acréscimos, o São José tentou pressionar, mas não conseguiu criar uma única oportunidade de gol. Com a derrota, passou a calcular o prejuízo proporcionado pelo resultado.

No grupo

Como no mesmo horário o União Suzano recebeu o Grêmio Prudente no outro jogo da rodada e virou o placar vencendo por 3 a 1, os quatro times do grupo seguem na disputa pelas duas vagas. Sábado, às 19h, terão a última rodada com os jogos: São José x União Suzano e Grêmio Prudente x Desportivo Brasil.

O Grêmio Prudente manteve a liderança (8 pontos, 2 vitórias, 1 gols de saldo e 7 gols marcados). O União Suzano subiu à vice liderança (7 pontos, 2 vitórias, saldo de gols zerado e 6 gols marcados). O Desportivo Brasil manteve a terceira colocação (7 pontos, 2 vitórias, saldo de gols zerado e 4 gols marcados). O São José desceu da segunda à quarta colocação (5 pontos, 1 vitória, saldo negativo de 1 gol e 4 gols marcados).

O São José, para ter a certeza de que levará uma das vagas, terá que vencer o União Suzano com dois gols de vantagem. Uma vitória apertada por um gol também poderá ser suficiente, mas dependeria do resultado de Presidente Prudente.

Entre os times que terminarem com a mesma soma de pontos, os critérios para desempate, pela ordem, são: 1) maior número de vitórias; 2) melhor saldo de gols e 3) maior número de gols marcados.

Persistindo a igualdade, a melhor campanha geral será o quarto critério. No momento: São José (32 pontos), Grêmio Prudente (32, também), Desportivo Brasil (31) e União Suzano (28).

Os times

O São José, do técnico Ricardo Costa: Ariel; Luís Dário (Léo Machado – intervalo), Caio César, Matheus Abreu e Rafael Verrone; Pedro Favela (Giovanni 40’/2º), Pedrinho e Vinícius Barba (Wendel Júnior 29’/2º); Nicholas (Roni 29’/2º), Marlon (Rafinha 35’/2º) e Wendel Barros.

O Desportivo Brasil, do técnico Fabio Toth: Oliveira; Ryan (Alysson 40’/2º), Índio, Lucas Adell e Renan (Chaparral 29’/2º); Queiroz (Kayo Gonçalves 19’/2º), Giba, Raphael Toledo e Rodrigo Andrade (Victor Bárbara 29’/2º); Ayrton e Gustavo Queiroz (João Paulo 19’/2º).

No estádio Ernesto Rocco, a equipe de arbitragem contou com: Leandro Carvalho da Silva (árbitro), Leonardo Tadeu Pedro (assistente 1), Raphael de Albuquerque Lima (assistente 2), Gabriel Furlan (quarto árbitro) e Sérgio Ricardo de Oliveira (analista de vídeo).

Na foto (de Honae Pereira/Online Sports – Desportivo Brasil), o lateral joseense Luís Dário encara a marcação de Rodrigo Andrade e com Pedrinho e Marlon acompanhando a jogada.

Comentário

comentário