São José perde para o líder do Brasileirão feminino

No Brasileirão de futebol feminino, o São José não conseguiu segurar o líder Santos na tarde desta quarta-feira. No estádio Martins Pereira, levou um gol no começo, outros dois, mas reagiu e acabou perdendo por 3 a 2. Com o resultado, passou a depender dos demais jogos da oitava rodada para saber se continuará na zona de classificação.

A esperada pressão inicial do Santos acabou com a resistência defensiva do São José logo aos 4 minutos. Um falta na área gerou um pênalti bem cobrado pela atacante Ketlen, rasteiro, no canto esquerdo e deslocando a goleira para o outro lado.

Sem conseguir escapar da forte marcação das santistas, as joseenses continuaram sofrendo. Aos 21, o técnico Adilson Galdino substituiu a meio-campista Fabi Ramos pela lateral-direita Juju e a versátil Rafa Marques passou de lateral a volante.

A alteração deixou o São José menos vulnerável na defesa, mas não o suficiente para evitar o segundo gol, aos 39 minutos. A meia-atacante Thaisinha fez grande jogada individual pela meia esquerda, foi ao fundo e rolou para a renomada Cristiane, livre na segunda trave, mandar um chute pelo alto, no canto esquerdo.

Relaxado com os 2 a 0, o time santista cometeu dois erros defensivos e o São José finalmente teve a chance de tentar criar alguma jogada mais significante antes do intervalo.

Reagindo

Aos 10 do segundo tempo, o São José conseguiu a sua primeira grande chance de gol. Em um cruzamento da esquerda, por baixo, Mylena Carioca chegou antes na bola, mas desviou raspando a trave direita.

Percebendo que um jogo tranquilo poderia ficar complicado, o Santos intensificou o seu ritmo ofensivo e ampliou para 3 a 0. Aos 15 minutos, em passe recuado da ponta direita, Gabi Soares chutou forte, da entrada da área. A goleiro Zany conseguiu uma defesa parcial, mas o rebote deixou Ketlen livre para concluir.

O São José, sabendo que o saldo de gols poderá ser decisivo no fechamento da classificação, continuou tentando o seu primeiro na partida e conseguiu. Aos 38, a zagueira Tainara vacilou em um passe recuado e Ariel aproveitou. A atacante arrancou em velocidade e quando a goleira saiu para tentar fechar o ângulo, chutou rasteiro, no canto direito.

Com a goleira joseense Zany fazendo mais uma das suas defesas e evitando a goleada, o São José foi à frente e uma intervenção da goleira Nicole rendeu um escanteio, aos 45. Da direita, a lateral Juju fez uma cobrança perfeita, caindo por sobre a goleira e virando um gol olímpico.

Restando pouco mais de quatro minutos dos cinco de acréscimos, o São José correu pelas chances de empate. As santistas, que esperavam um final de partida tranquilo, tiveram que trabalhar para sustentar a vantagem e garantir os três pontos.

Agora, pela nona rodada, o São José voltará a campo no sábado, às 15h, recebendo o Palmeiras. Como em todas as partidas de futebol no Brasil, com o estádio fechado ao público por causa da pandemia.

Os times

O São José, do técnico Adilson Galdino dos Santos: Zany; Rafa Marques, Rafa Soares Rayane 38´/2º), Bruna Amarante e Mari Machado; Thaynara (Sisi 14´/2º), Duda Batista e Fabi Ramos (Juju 21´/2º); Mylena Carioca, Fernanda Tipa e Ariel.

O Santos, do técnico Guilherme Giúdice: Nicole; Giovanna, Tayla, Tainara e Fe Palermo (Nath Rodrigues 19´/2º); Bia Menezes (Fran Bonfanti 19´/2º), Rita Bove (Luana 33´/2º), Gaby Soares e Thaisinha (Amanda Gutierres 26´/2º); Ketlen e Cristiane (Larissa 26´/2º).

A equipe de arbitragem, paulista, contou com Humberto José Júnior (árbitro), William Trufelli Malaquias (assistente 1), Leonardo Tadeu Pedro (assistente 2), Fernanda dos Santos Ignacio de Souza (quarto árbitro) e Regildênia de Holanda Moura (analista de campo).

Na foto (de Renato Antunes/Maxx Sports), a atacante joseense Mylena Carioca contra a zagueira Tainara e a goleira Nicole.

Comentário

comentário