São José prepara o time para defender liderança

A primeira fase do Campeonato Paulista da Série A-3 termina neste sábado e o São José, de oito vitórias consecutivas, prepara o time para defender a nova condição de líder isolado. Como a melhor campanha valerá vantagens que poderão ser interessantes nas decisões do acesso, o técnico Ricardo Costa deverá poupar somente os jogadores que estão pendurados com dois cartões amarelos.

Sábado passado, logo após o 1 a 0 fora de casa sobre o Rio Preto, Ricardo Costa destacou que a sustentação da liderança passou a ser o objetivo do São José para a última partida da atual primeira fase, neste sábado, às 15h, recebendo o Sertãozinho. Em 2018, com o próprio São José, o treinador perdeu uma decisão de acesso nas semifinais da Segunda (4ª) Divisão para a melhor campanha do Comercial de Ribeirão Preto. Na oportunidade, um empate em casa (1 a 1) e outro fora (2 a 2) valeram festa para o adversário.

Ainda em São José do Rio Preto, Ricardo Costa antecipou a intenção de preservar os jogadores que estão com dois cartões amarelos, que se advertidos com o terceiro neste sábado, terão que cumprir suspensão automática na primeira rodada da próxima fase. Contra o Rio Preto, os quatro pendurado do elenco estiveram em campo: o atacante Nicholas, o lateral-direito Luís Dário, o centroavante Rafael Tanque e o zagueiro Paulo Henrique.

Da escalação que Ricardo Costa pôde manter nas seis primeiras vitórias das oito acumuladas, Nicholas e Luís Dário foram titulares. Rafael Tanque entrou durante todas as partidas e Paulo Henrique permaneceu no banco de reservas.

Na sétima vitória, em casa, por 1 a 0, sobre o Marília, o volante David Lucas e o atacante Wendel Júnior foram os dois primeiros desfalques no campeonato por terceiro cartão amarelo. Sábado passado, em Rio Preto, o meia Roni e os zagueiros Caio César e Matheus Abreu saíram pelo mesmo motivo. O atacante Vicente foi poupado por causa de desgaste físico, ficando na reserva.

Para receber o Sertãozinho, Caio César, Matheus Abreu e Roni deverão voltar de suspensão. A principal novidade poderá ser o lateral-esquerdo Samuel Balbino que nesta semana chegou do goiano Iporá. Ele treinou normalmente nesta quinta-feira, aguardando inscrição com a conclusão do processo de documentação de transferência.

A disputa

A atual primeira fase (denominada Grupo 1) tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão formando dois quadrangulares de turno e returno (Grupo 2 – 1º colocado, 3º, 6º e 8º e Grupo 3 – 2º, 4º, 5º e 7º). Os dois melhores de cada grupo chegarão ao mata-mata das semifinais e os dois finalistas subirão à Série A-2 de 2024. Os dois últimos (15º e 16º) serão rebaixados à Segunda (4ª) Divisão, também do ano que vem.

A classificação, depois de 14 rodadas: 1º – São José (27 pontos); 2º – Marília e Capivariano (26); 4º – Grêmio Prudente (24); 5º – Esporte Clube São Bernardo (22); 6º – Desportivo Brasil de Porto Feliz (21); 7º – Bandeirante de Birigui, Rio Preto e Itapirense (19); 10º – União Suzano (18); 11º – Matonense (17); 12º – Red Bul Bragantino II e Barretos (16); 14º – Votuporanguense (14); 15º – Sertãozinho (13) e 16º – Audax Osasco (12).

A 15ª e última rodada, com todos os oitos jogos nos mesmos dia e horário, serão neste sábado, às 15h: São José x Sertãozinho, Marília x Itapirense, Capivariano x Bandeirante, Suzano x Grêmio Prudente, São Bernardo x Matonense, Audax x Desportivo Brasil, Votuporanguense x Rio Preto e Red Bull x Barretos.

Na foto (de Fran Zanini/Agência NTZ), o atacante joseense Nicholas na vitória de sábado passado em São José do Rio Preto.

Comentário

comentário