São José recebe Sada Cruzeiro pela Superliga

O Farma Conde Vôlei São José joga neste sábado uma das sua partidas mais interessantes na fase de classificação da Superliga Masculina. Às 21h30, recebe o Sada Cruzeiro que novamente é um dos favoritos ao título. Uma vitória valerá ultrapassagem na classificação atual e sem o desconto de pontos determinado por uma decisão da Justiça Desportiva.

No quarta partida disputada pelo campeonato, que foi a segunda em casa e depois de três vitórias, o São José perdeu a invencibilidade em uma noite ruim. O time encarou o Sesi-SP no primeiro set, mas perdeu a competitividade nos dois restantes, caindo por 3 a 0.

Pressionado pelo primeiro resultado negativo, o time joseense correspondeu ao buscar reabilitação no sábado passado, em Minas Gerais. Depois de um primeiro set vencido pelo Montes Claros América Vôlei, reagiu nos outros dois e soube fechar o jogo no quarto, garantindo os três pontos com o resultado de 3 a 1.

Passando a 11 pontos no total, o São José subiu à quarta colocação e deixou o Suzano em quinto, com nove. O Vôlei Renata Campinas e o Sada Cruzeiro dividem a segunda colocação com 13 pontos e o líder Itambé Minas tem 14.

Neste sábado, o Minas recebe o também mineiro Araguari, às 21h. Contra o nono colocado que soma cinco pontos, tem boas chances de confirmar o favoritismo e somar mais três pontos. Às 21h30, na Farma Conde Arena, o São José terá a oportunidade de ultrapassar a equipe cruzeirense e subir à vice-liderança.

Os times

O São José, do técnico Carlos Schwanke, começou com: Matheus Brasília, Michel, Robert Thät, Douglas Souza, Johan, Sanchez e o líbero Rogerinho. Rodrigo, Bieler, Cotrim e Jardel entraram durante a partida, Bruno Canuto e o líbero Geferson permaneceram no banco.

O Cruzeiro visitou o Vedacit Guarulhos na noite de quinta-feira e fez 3 a 0, com parciais de 25×16, 25×10 e 25×23. O técnico Filipe Ferraz escalou a equipe com: Nico Uriarte, Otávio, Lopez, Vaccari, Lucão, Wallace e o líbero Lukinha. Rodrigo Ribeiro, Oppenkoski e Lucas Bauer entraram durante a partida. Guilherme, Cledenilson Pingo, Rodrigo Leão e Carlos Castro permaneceram no banco.

Punição

O São José ainda não se manifestou sobre a informação divulgada pelo portal webvolei.com.br, destacando um punição com perda de cinco pontos. Confira a reprodução do texto publicado:

O Farma Conde/São José corre o risco de perder cinco pontos na classificação da Superliga masculina 2022/2023. O motivo é a escalação fora do prazo do cubano Michael Sanchez e do estoniano Robert Taht para a estreia na competição, no dia 22 de outubro, na vitória por 3 a 2 contra o Vôlei Renata, no Ginásio do Taquaral, em Campinas.

O caso foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) nesta quinta-feira (17/11), conduzido pelo auditor relator Felipe Moccia. E o time de São José dos Campos foi condenado com a perda dos pontos, além de uma multa de R$ 1,2 mil. Derrotado naquela ocasião, o Vôlei Renata não herda a pontuação da partida. Ainda é possível um recurso do Farma Conde/São José no Pleno do TJD.

Sanchez foi principal pontuador daquela partida, com 31 pontos. Taht colaborou com dez. Segundo apurou o Web Vôlei, o São José chegou a ser alertado pela delegada do jogo da situação dos atletas e mesmo assim decidiu pela escalação de ambos. O caso foi citado na súmula da partida, fazendo com quem o TJD abrisse um processo por conta do artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ). O anúncio do julgamento aconteceu no último dia 7.

O nome dos dois atletas aparece em nota oficial no site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) no dia 20/10, uma quinta-feira, dois dias antes da estreia. Porém, no artigo 19 do regulamento da Superliga, a quarta-feira é colocada como data limite semanal para que atletas ganhem condição de jogo.

Caso a pena seja confirmada, São José cairá do quarto lugar (11 pontos) para o sétimo (seis). A nota oficial com a decisão deverá ser publicada nesta sexta-feira no site da CBV.

Nas imagens, Douglas Souza preparando um saque na partida contra o Sesi-SP na Farma Conde Arena (foto de Mariana Luz/Agência NTZ) e cruzeirenses comemorando ponta na vitória em Guarulhos (Sada Cruzeiro/Divulgação).

Comentário

comentário