São José recontrata técnico da última conquista

O técnico Ricardo Costa está voltando para uma terceira passagem pelo São José. Agora, o desafio é diferente, pois o time está na zona de rebaixamento do Paulista da Série A-3, mas ainda com 10 rodadas para reagir e até voltar a pensar na zona de classificação formada pelos oito melhores. O treinador deixou o XV de Jaú neste domingo e deve assumir na segunda-feira porque na quarta haverá jogo em Itapira, às 20h, contra a Itapirense.

Ricardo César da Costa, hoje com 41 anos, começou a se destacar em 2016, virando o Rei do Acesso no Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão. Subindo com a Portuguesa Santista, em 2017 também comemorou acesso à Série A-3 pelo Esporte Clube São Bernardo.

Contratado pelo São José, ficou muito próximo de um terceiro acesso seguido em 2018. No jogo de volta das semifinais e após empate por 1 a 1 na ida, o time joseense vencia em Ribeirão Preto. por 2 a 1, até levar um gol de empate nos minutos finais. Com o 2 a 2, o Comercial subiu pela melhor campanha geral.

Em 2019, Ricardo Costa subiu com o Marília que eliminou o São José no mata-mata quartas de finais. Recontratado pelo clube joseense, foi o campeão de 2020 e subindo à Série A-3 junto com o Bandeirante de Birigui. Foi o quarto acesso do técnico em cinco campeonatos.

Ficando no São José para a Série A-3 de 2021, Ricardo Costa vinha com uma campanha razoável até ser dispensado na metade da fase de classificação. O executivo de futebol contratado para a temporada, Eduardo Ferreira, considerou que o time possuía potencial para um rendimento melhor e a direção promoveu uma troca pelo técnico Renato Peixe. O novo treinador vinha de um acesso na Série A-3 do ano anterior com o Esporte Clube São Bernardo, para o qual voltou e se encontra no momento.

Ano passado

Na Série A-3 de 2022, Ricardo Costa dirigiu o concorrente União Suzano que de certa forma interferiu diretamente na eliminação do São José. Em três confrontos foram duas vitórias suzanenses e um empate.

Na rodada de abertura do campeonato, o São José vencia por 1 a 0 como visitante do Suzano, mas levou dois gols nos minutos finais e perdeu de virada, por 2 a 1. Depois, na segunda das seis rodadas do quadrangular da segunda fase que valia duas vagas nas semifinais, o Suzano veio a São José e fez 2 a 0. Na quinta e penúltima, em Suzano, os suzanenses abriram o placar e os joseenses empataram no final, terminando 1 a 1.

Contratado pelo XV de Jaú, que desde 2016 é futebol empresa e com times competitivos na Segunda (4ª) Divisão, Ricardo Costa e o time jauense pararam no mata-mata das quartas de final contra o Flamengo de Guarulhos. Permanecendo em Jaú, o treinador comandou o trabalho da equipe sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior e agora, nesta segunda-feira, começaria a pré-temporada do elenco profissional.

Recontratado

O Grupo Oscar, que comanda o São José como a nova SAF (Sociedade Anônima de Futebol) do clube, no sábado resolveu dispensar o técnico Max Sandro, após cinco rodadas no atual Paulista da Série A-3 a apenas três pontos proporcionados por três empates iniciais e duas derrotas recentes.

Em um primeiro momento, o técnico José Francisco Oliveira, que mora na cidade, passou a a ser o mais cotado, pois no meio de semana tinha saído do Lemense, da Série A-2. Já neste domingo, com o XV de Jaú anunciando a saída de Ricardo Costa, as informações encaminharam o treinador para o São José.

Com Ricardo Costa também voltará o assistente técnico e irmão Edmar Costa. E como o executivo de futebol Lucas Brando deixou o São José na noite de sábado, Ricardo e Edmar deverão chegar nesta segunda-feira e providenciar os reforços ainda possíveis. Na atual fase do campeonato, à qual cada time poderá inscrever até 26 jogadores, o São José ainda tem mais quatro fichas para utilizar.

Notas

Em Jaú, o XV divulgou a seguinte nota no meio da tarde deste domingo:

“O XV de Novembro de Jaú comunica a saída do treinador Ricardo Costa e toda sua comissão técnica após proposta de outro clube. A diretoria agradece o dedicado trabalho e deseja boa sorte em seu novo desafio.

Informamos também que o clube já iniciou a busca por uma nova comissão técnica para planejar o ano esportivo, que deve ser comunicada em breve.”

Em São José dos Campos, a nota confirmando a vinda do treinador foi publicada no início da noite deste domingo:

O São José E.C. anuncia a contratação do treinador Ricardo Costa, que já se apresenta nesta segunda-feira para comandar a equipe joseense.
Ricardo Costa comandou o São José na campanha que levou o time ao título da Série B1 e o consequente acesso em 2021.
“Muito feliz pelo retorno ao São José. É uma alegria muito grande vestir a camisa e comandar o São José. É um clube que eu me identifico muito com a torcida, com a cidade. Sei que o momento é delicado, mas nós vamos com muita força, com muita energia, trabalhar bastante para reverter essa situação. Eu tenho certeza que com a dedicação do dia a dia, dos jogos, nós vamos sair dessa zona do rebaixamento e colocar o São José na zona de classificação.”

Seja bem-vindo, Professor!!!

Na foto (de São José EC/Divulgação), o técnico Ricardo Costa em uma das partidas pelo time joseense.

Comentário

comentário