São José reencontra a torcida e quer manter embalo
O São José foi buscar duas vitórias seguidas fora de casa e voltou à zona de classificação do Paulista da Série A-2. Neste domingo, às 16h, recebe o São Bento de Sorocaba e conta com o incentivo da torcida para seguir no caminho da reta final do campeonato. O adversário luta para escapar do rebaixamento.
A atual fase da competição tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão em busca de uma das duas vagas de acesso à Série A-1. Os dois últimos serão os rebaixados à Série A-3 e os seis restantes sairão eliminados, mas mantidos na divisão.
Na matemática das recentes temporadas anteriores, todos os times que passaram dos 14 pontos ficaram além da zona de rebaixamento, mantendo vaga na Série A-2. Todos os que chegaram aos 22 avançaram às quartas de final.
A 12ª rodada começou com cinco jogos neste sábado: Grêmio Prudente 1 x 2 Taubaté; Capivariano 1 x 0 Primavera de Indaiatuba; Santo André 1 x 1 Juventus; Oeste de Barueri 1 x 0 Linense e Votuporanguense 0 x 0 Rio Claro. No domingo, os outros três: São José x São Bento de Sorocaba (16h), XV de Piracicaba x Ituano (18h) e Ferroviária de Araraquara x Portuguesa Santista.
Depois dos cinco jogos já realizados pela 12ª rodada, a classificação ficou assim: 1º – Primavera (25 pontos); 2º – Capivariano (21); 3º – XV de Piracicaba (20); 4º – Taubaté (19); 5º – Grêmio Prudente e Oeste (18); 7º – Santo André, Juventus e Votuporanguense (16); 10º – São José, Ferroviária e Ituano (15); 13º – Linense (11); 14º – São Bento e Portuguesa Santista (9) e 16º – Rio Claro (8).
Depois de enfrentar o São Bento, o São José receberá o XV de Piracicaba, sairá contra o Capivariano e fechará a fase recebendo o Oeste.
O time
No dia 12 de janeiro, pela nona rodada, falhas individuais comprometeram os planos de uma vitória na estreia do técnico Paulo Roberto Santos. Em casa, o São José perdeu para o Santo André e o placar adverso de 3 a 1 manteve o time mais próximo do bloco que corre do rebaixamento.
No domingo passado o São José foi visitar a Ferroviária de Araraquara e venceu, por 1 a 0. Indo a 12 pontos, passou a ter chances de voltar à zona de classificação na quinta-feira e conseguiu. Precisando de uma vitória como visitante da Portuguesa Santista por dois ou mais gols de diferença, fez 3 a 0 e com o seu melhor rendimento na competição.
Em Santos, o lateral-esquerdo Fellipe Borges cumpriu suspensão automática por expulsão e agora deverá voltar depois de ter sido bem substituído por Cesar Nunes. O meia-atacante Bruno Menezes, recentemente contratado, estreou durante o segundo tempo que foi fechado aos 31 minutos. Ofensas racistas dos próprios torcedores contra o goleiro Tom Cristian levaram a Portuguesa Santista a abandonar o campo.
Na vitória de quinta-feira, o técnico Paulo Roberto dirigiu a seguinte formação joseense: Ariel; Léo Pereira, João Ramos, Vitão e César Nunes; Pablo, Alexandre Aruá e Rodrigo Varanda (Martinelli 17’/2º); Cristiano (Fabrício 21’/2º), Lawan (Bruno Menezes 21’/2º) e Thiago Rubim.
Adversário e arbitragem
O São Bento, que no campeonato do ano passado teve a melhor campanha da primeira fase, provavelmente sentiu as indefinições quanto ao grupo que manifestava interesse em assumir o clube como SAF. Um planejamento complicado fez o técnico Roberto Fonseca ir embora depois de seis rodadas e o também experiente técnico Luiz Carlos Martins sair na quinta-feira, após a 11ª. Na luta contra o rebaixamento, o assistente técnico Fabiano Carneiro está promovido a treinador.
Na quarta-feira, em casa, o São Bento levou uma virada do Santo André e perdeu, por 2 a 1. O time contou com: Guilherme Neto; Leandro Silva (Matheus Buiate 47’/2º), Diogo Rangel (Manzoli 39’/2º), Wesley Barbosa e Diego Matos (Emanuel – intervalo); Fábio Bahia, Anderson Künzel (Rafael Silva 36’/2º) e Gazão; Igor França (Marcos Nunes – intervalo), Jackson e David Ribeiro.
No estádio Martins Pereira, que está com o gramado passando por alguns reparos, a equipe de arbitragem terá: Salim Fende Chavez (árbitro), Leandra Aires Cossette (assistente 1), Rian Carlos Lopes (assistente 2), Paulo Ricardo Pereira Fernandes (4º árbitro) e Fábio Henrique Fatala (analista de vídeo).
As informações sobre ingressos, incluindo um pacote promocional para os três jogos em casa da atual fase, estão nas páginas oficiais do clube na internet.
Na foto (São José EC/Divulgação), o atacante Thiago Rubim comemorando ao fazer o segundo gol da vitória sobre a Portuguesa, abraçado por César Nunes e com Cristiano chegando.