São José renova com o técnico até o Paulista de 2025

O São José, que no sábado voltará a jogar defendendo a condição de líder isolado e invicto do Campeonato Paulista da Série A-2, anunciou nesta quinta-feira a prorrogação do contrato do técnico Ricardo Costa até o Paulista de 2025. O treinador voltou ao clube em fevereiro do ano passado e está disputando um terceiro acesso consecutivo.

A informação surgiu no início da noite, assim publicada nas redes sociais do clube:

“O São José Esporte Clube anuncia a renovação de contrato do treinador Ricardo Costa.

O treinador que liderou o time para o título da Bezinha, o acesso para A2 e a vaga no Brasileiro Série D renovou até abril de 2025. Após uma passagem vitoriosa, Ricardo Costa retornou em 2023 e está prestes a completar 100 jogos, sendo o segundo com mais partidas pelo clube.

“Me sinto muito feliz e muito honrado de renovar com o São José. Prometo muita entrega, muito trabalho para toda a nossa torcida, para que a gente atinja os nossos objetivos programados e planejados pelo clube” – disse o treinador da Águia.

O contrato do Gerente de Futebol, Edmar Costa, também foi renovado.”

Escalada

Ricardo Costa se apresentou como técnico promissor em 2016, aos 36 anos. Dirigindo a Portuguesa Santista na Segunda (4ª) Divisão, subiu com o time para a Série A-3. Em 2017, repetiu o feito no Esporte Clube São Bernardo.

Em 2018, o então gestor Robertinho da Padaria trouxe Ricardo Costa para o São José e um terceiro acesso seguido do treinador escapou nos últimos minutos da partida decisiva. Em Ribeirão Preto, o time joseense vencia o Comercial por 2 a 1 e o adversário conseguiu um gol de empate e ficou com a promoção à Série A-3 pela melhor campanha geral.

Em 2019, Ricardo Costa subiu com o Marília que passou pelo São José no mata-mata das quartas de final. Em 2020, voltando ao São José quando Robertinho da Padaria reassumiu o comando do futebol, o acesso tão desejado à terceira divisão foi festejado.

Permanecendo para a Série A-3 de 2021, Ricardo Costa foi substituído durante a fase de classificação. O então diretor executivo de futebol Eduardo Ferreira trouxe Renato Peixe para o complemento de uma campanha que terminou nas quartas de final contra o Linense.

Saindo do São José, Ricardo Costa foi para o União Suzano e emplacou seu quinto acesso na Segunda (4ª) Divisão. Permanecendo em Suzano durante a Série A-3 de 2022, terminou a temporada no XV de Jaú que vem tentando subir à terceira divisão desde 2017.

No ano passado, Ricardo Costa estava em Jaú quando o São José começou o campeonato da Série A-3 com o técnico Max Sandro. O Grupo Oscar, chegando ao clube como SAF (Sociedade Anônima de Futebol), percebeu que havia a necessidade de providências depois de três empates iniciais e duas derrotas. O ex-gestor Robertinho da Padaria ajudou nos contatos e Ricardo Costa voltou pela terceira vez.

flor

Atual passagem

Depois de uma estreia com derrota fora de casa para a Itapirense (0 a 1) e podendo contratar somente mais quatro jogadores para a lista total de 26, Ricardo Costa e o São José conquistaram oito vitórias consecutivas. O time subiu da 16ª e última posição para a liderança e na reta final vaio o acesso à Série A-2 como vice-campeão.

No segundo semestre, o São José voltou a disputar a Copa Paulista e pensando no título que daria o direito de escolher como prêmio uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D. O objetivo foi alcançado, pois a campeã Portuguesa Santista preferiu o outro prêmio, a vaga na Copa do Brasil.

Com o contrato abrangendo a atual Série A-2, Ricardo Costa já atingiu o objetivo inicial que era a classificação ao mata-mata decisivo e longe de ameaça de rebaixamento com retorno à Série A-3. Agora, na disputa por um acesso ao Paulistão de 2025, o treinador sabe que logo em seguida terá um Brasileiro da Série D com sonho de acesso à Série C.

Por enquanto, Ricardo Costa pensa na partida de sábado, às 15h, no estádio Martins Pereira, contra a Portuguesa Santista, pela 12ª das 15 rodadas da atual primeira fase da Série A-2. O time joseense soma 25 pontos e quer sustentar as vantagens da melhor campanha. O vice-líder São Bento de Sorocaba, no mesmo horário, visitará o Noroeste de Bauru.

Nas imagens, Ricardo Costa chegando com a delegação do São José (foto de São José/EC Divulgação) e a arte publicada pelo clube para anunciar a renovação do contrato.

Comentário

comentário