São José Rugby fez a festa no Clássico Caipira
No Clássico Caipira do Paulista de Rugby, o São José fez a festa na visita de sábado à tarde ao Jacareí. Com uma vitória de virada, por 28 a 21, ultrapassou o adversário que estava na liderança do campeonato.
Vitoriosos nas duas primeiras partidas que fizeram, Jacareí e São José valorizaram o Clássico Caipira do primeiro turno, no Campo do Balneário. E com a vitória joseense, a Poli, de São Paulo, deixou os dois times da região para trás e assumiu a liderança.
Sobre a rodada, o departamento de Comunicação da Federação Paulista de Rugby divulgou o seguinte texto:
O sábado foi dia de rodada cheia no Paulista A, com quatro jogos e visitantes indigestos, que venceram em três das partidas.
O duelo mais esperado do dia era o clássico do Vale entre Jacareí e São José, e os joseenses frustraram a torcida que foi até o Balneário para ver os Jacarés garantir o terceiro triunfo do ano. A partida foi equilibrada do início ao fim, com o time da casa abrindo o placar apenas aos 16 minutos com Ariel, recém-eleito revelação do ano no Rugby brasileiro.
Aí entrou em ação o nome do jogo, Gabriel Costa e seus chutes precisos, anotando o primeiro de seus seis penais na partida cinco minutos depois. O Jacareí optou pelo jogo terrestre e anotou outros dois tries convertidos, respondido por apenas dois tries da Fênix, fechando o primeiro tempo em 21 a 16. O segundo tempo foi do São José, que aproveitou as infrações cedidas pelo time da casa para virar, com três chutes certeiros em quinze minutos. A partida se manteve em aberto até o fim, quando Costa anotou mais um chute que selou o terceiro triunfo do São José na competição, por 28 a 21.
A Arena Paulista foi palco de rodada dupla nervosa. Abrindo o dia, o Pasteur encarou o Templários e começou de forma fulminante, com Gu abrindo o placar no minuto inicial de forma acrobática e Gabriel Oliveira anotando dois tries em sequência antes dos quinze minutos dando tranquilidade para os Galos.
O Pasteur se aproveitou de sua maior velocidade e levou o jogo para longe dos avançados do Templários, onde o rival conseguia equilibrar as ações, e a estratégica deu certo, com mais dois tries antes do fim da primeira etapa, encerrada com Gabriel anotando os primeiros pontos do Templários.
O segundo tempo viu uma série de cartões distribuídos para os dois lados por infrações e o Templários diminuiu o desnível em relação aos franceses e ganhou bastante terreno nos mauls, mas não conseguiu capitalizar frente uma defesa sempre segura. No fim, o Pasteur impôs seu físico e selou uma vitória tranquila, por 53 a 5, que mantém a equipe no G4.
Na sequência, Band Saracens e Rio Branco entraram em campo buscando a primeira vitória e apesar do domínio territorial e de posse de bola bandeirantina ao longo de toda primeira etapa, a equipe parou na defesa Pelicana e nos próprios erros de manuseio e na pressa em definir, saindo do primeiro tempo com apenas 5 a 0, tendo ainda um try anulado devido uma confusão generalizada que resultou em duas expulsões ainda com quinze minutos de jogo.
No segundo tempo, o Band colocou os nervos no lugar e melhorou seu aproveitamento nas investidas ao ataque, enquanto o Rio Branco só saía do campo de ataque em iniciativas individuais. No fim, o Band apertou o passo de olho no ponto extra e JP, que entrou no segundo tempo, resolveu, com dois tries. No placar, vitória por 27 a 0.
Novo líder
Novo líder
O principal palco do Rugby brasileiro viu mais uma atuação irrepreensível da Poli que não deu chances ao SPAC, dono da casa, ganhando por 54 a 13. Os politécnicos garantiram um penal try logo aos dois minutos e ampliou com João Rafael “MIB” aos oito. O SPAC buscou nivelar as ações mas mas saiu em desvantagem de 21 a 5 ao fim da primeira etapa.
O SPAC ensaiou uma reação no início do segundo tempo com um penal de Raj Spago, mas o domínio foi total dos visitantes, que aproveitaram a indisciplina alviceleste e resultou em três cartões amarelos, para anotar nada menos que cinco tries na etapa final, conquistando a maior vitória de sua história diante do SPAC.
As equipes do estado descansam durante o feriado e a quarta rodada se inicia na semana seguinte, com líderes em campo. Em Ribeirão Pires, o Templários enfrenta o embalado São José, enquanto a Poli luta para manter a campanha perfeita em casa diante do Band Saracens.
Classificação
Na foto (de Adriano Matos/Jacareí Rugby), joseenses apertando a marcação no Clássico Caipira.