São José Rugby tem a segunda partida em casa

O Brasileirão do rugby masculino tem a segunda rodada neste sábado e também com o segundo jogo em casa do São José, novamente enfrentando um tradicional rival paulista. O Jacareí será visitante em outro confronto estadual.

Sobre a preparação joseense, confira o material enviado por Rodrigo Correia, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

Nste sábado, 18, às 15h, o São José Rugby enfrenta o Pasteur, pela segunda rodada no Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby Masculino, no CT Ange Guimerá em São José dos Campos.

Na estreia da competição, os joseenses empataram com o SPAC por 18 a 18, no CT Ange Guimerá. Já o Pasteur, atual campeão do Super 12, venceu o Niterói por 27 a 0 na primeira rodada do Campeonato Brasileiro e lidera o Grupo RJ-SP.

No último confronto das equipes, o Pasteur venceu por 52 a 14 em duelo válido pelo Hexagonal Final do Super 12 do ano passado. A última vitória dos joseenses contra a equipe da capital foi na semifinal do Campeonato Brasileiro de 2019, por 30 a 23, no qual o São José Rugby conquistou o decacampeonato nacional.

A disputa

O Campeonato Brasileiro reúne 12 equipes. Na primeira fase, os clubes são divididos em três grupos regionais, cada um com quatro equipes, e jogam entre si em turno e returno dentro.

O São José Rugby está no grupo RJ-SP junto com o Pasteur, adversário deste final de semana, além do Niterói/RJ e o SPAC.

Os dois mais bem colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, onde formam um Hexagonal e se enfrentam em turno único. Por fim, os dois primeiros colocados do Hexagonal disputam a final do torneio prevista para o dia 05 de outubro.

Paralelamente, os dois últimos colocados de cada grupo da primeira fase enfrentam as melhores equipes do Torneio de Acesso (segunda divisão) no Qualificatório Super 12 2025. Os dois primeiros colocados de cada grupo do Qualificatório garantem vaga no torneio principal do próximo ano.

Solidariedade

O São José Rugby está com uma campanha solidária com arrecadação de água em prol do Rio Grande do Sul.

No último sábado, 18, a equipe arrecadou mais de 3 mil litros de água que serão enviados ao Estado gaúcho. E neste jogo de sábado a arrecadação continua com coleta no CT Ange Guimerá.

Convocadas

A Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV está treinando em São Paulo visando a Repescagem da Copa do Mundo de 2025, disputada em junho, contra a Colômbia.

Entre as convocadas para o Camp estão Isabela Gomes e Natália Momberg, atletas do São José Rugby.

Calendário

Março deu início ao calendário de competições do Rugby com a disputa da Copa Caipira. E neste mês de maio teve início o Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby, e o Campeonato Paulista. No segundo semestre, ainda estão previstos a realização dos torneios de Sevens Masculino.

Já no feminino, o São José Rugby ficou na terceira colocação do Campeonato Paulista de XV, ao vencer o Pasteur por 33 a 14. A temporada ainda tem a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções XV, o Campeonato Paulista de Sevens (no qual as joseenses são as atuais campeãs) e o Super Sevens, principal competição da categoria.

Ração e Cia

A rodada

Ainda sobre o sábado da competição, confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Dois clássicos paulistas agitam a 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV: Poli contra Jacareí e São José versus Pasteur. Ainda duelam Piracicaba e Curitiba, no interior paulista, e Niterói e SPAC, em Cachoeiras de Macacu

O Super 12 chega à segunda rodada para seus grupos B e C nesse sábado, dia 18, com quatro confrontos. Primeiro, Poli e Jacareí duelam na USP, em São Paulo, às 13h30. Depois, os demais jogos serão às 15h00 com São José e Pasteur fazendo clássico estadual, enquanto o Piracicaba receberá o Curitiba. Já o SPAC visitará o Niterói, que mandará sua partida no interior fluminense, em Cachoeiras de Macacu.

Paulistas

O duelo entre Poli e Jacareí é muito aguardado, pois decidiu o título brasileiro de 2022, vencido pelos paulistanos. A Poli ostenta invencibilidade de quatro jogos contra os Jacarés, com o clube do Vale do Paraíba tendo vencido os politécnicos pela última vez na primeira fase do Brasileiro de 2022. O confronto é historicamente parelho, com 12 vitórias para a Poli e 10 para o Jacareí em competições oficiais da categoria.

São José e Pasteur são dois clubes com laços históricos, ambos com um pé no rugby francês. O duelo tem grande rivalidade desde as categorias de base, com os Galos levando a melhor nos últimos anos, com 5 vitórias consecutivas. A última derrota do Pasteur para o São José foi em 2019, ano que os joseenses ergueram a taça do Super 12 pela última vez. O Pasteur, desde então, vem levando a melhor e foi campeão brasileiro invicto em 2023.

Outros duelos

Por sua vez, a ESALQ-USP, em Piracicaba, receberá o duelo entre o time da casa e o Curitiba, ambos chegando ao duelo com derrotas na primeira rodada. Os dois times já se enfrentaram no Campeonato Brasileiro, com o Curitiba derrotando o Piracicaba por 45 a 10 em casa no ano passado. Agora, será o primeiro duelo na casa do “Pira”.

Por fim, Niterói e SPAC farão o duelo histórico do Campeonato Brasileiro, que opõe dois dos clubes mais antigos do país. A rivalidade é histórica, com o SPAC 13 vezes campeão brasileiro e o Niterói 6 vezes. Em 2016, o duelo até ganhou taça própria, dada pelo programa “Mesa Oval” e pelo “Portal do Rugby”, a Taça Irmãos Turnbull, em tributo aos ex jogadores Ian e Colin Turnbull, que defenderam os dois clubes. O “Nikity’ venceu os paulistanos por 59 a 10 no encontro final pela taça em 2016. No entanto, Niterói e SPAC só voltaram a se enfrentar em 2023 desde então, com o SPAC vencendo por 40 a 14.

Os jogos do Grupo A, que envolvem clubes gaúchos, foram adiados. Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.

Na foto (de Rodrigo Correia/Agência NTZ), jogadores joseenses momentos antes de uma partida da Copa Caipira, a competição anterior.

Comentário

comentário