São José Rugby vence Clássico Caipira e antecipa vaga

No Clássico Caipira do Campeonato Paulista de Rugby, o São José recebeu o Jacareí, venceu por 24 a 12 e confirmou classificação antecipada às semifinais. O time jacareiense, apesar da derrota, segue na zona de qualificação.

Sobre o jogo que levou um bom público ao estádio Martins Pereira e também ao outro encontro da rodada de sábado, confira o material enviado por Daniel Venturole, da assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Rugby.

A elite do Campeonato Paulista de Rugby vai chegando na reta final, e nesse fim de semana conhecemos mais um semifinalista antecipado, mas a briga pelas duas vagas restantes ganharam um novo elemento em uma rodada boa para os visitantes.

No muito esperado Clássico Caipira, a partida começou quente mas os joseenses foram os primeiros a subir ao ataque, e não deixaram passar a oportunidade de pontuar com Pancho em penal frontal.

O Jacareí nivelou a partida rapidamente tendo duas chances para virar, mas a defesa do São José neutralizou as duas oportunidades e contou com erros do Jacareí para se manter em vantagem e Pancho ampliou logo depois.

A resposta veio com estilo, um chute do meio de campo de Léo Ceccarelli que manteve os visitantes muito próximos. A disputa se manteve muito equilibrada até a exclusão de Gutão, que celebrava seu jogo de número 100 e o São José aproveitou muito bem, guardando dois tries, primeiro com Diego, rompendo pela defesa dos Jacarés pela direita e nos minutos finais, com Gabriel voando meio campo em mais um turnover provocado pela boa defesa do São José, fechando a etapa em 18 a 3 no primeiro tempo.

No segundo tempo, a partida se tornou mais truncada, com grande parte das ações rolando na intermediária. Cientes de que esse cenário somente favorecia o adversário, o Jacareí tratou de usar suas armas para voltar para a partida e Léo Ceccarelli incendiou a partida com mais três penais, que reduziram a vantagem joseense a apenas 6 pontos.

A torcida sentiu o momento e passou a apoiar ainda mais o São José, e se os ataques não responderam, Pancho guardou mais dois penais que restauraram a tranquilidade para o time da casa, que administrou a vantagem até o fim da partida, mantendo sua invencibilidade da competição e garantindo a vaga antecipada para a próxima fase.

A outra partida

Jogando em casa, o Tornados começou muito forte diante do Band, em duelo para fugir do rebaixamento de vez, e depois de um início equilibrado com um try para cada lado por Sandrinho e Saraiva, os Laranjas se impuseram e abriram vantagem no primeiro tempo, com dois tries de Yuri e Thiago garantindo o ponto extra ainda na primeira etapa complementada com outros 8 pontos de conversões.

No segundo tempo, foi a vez de Maiki ampliar para o time da casa e deixar a vitória encaminhada, mas o Band não desistiu da partida e foi buscar a reação, com tries de Gudem, Barba e JP garantindo ao menos o ponto extra, mas a vantagem do Tornados era boa e Sandrinho estava em mais um dia inspirado, e somou mais três penais, mantendo uma distância segura no placar, que se manteve até o final da partida.

O resultado de 44 a 28 deixou o clube de Indaiatuba a apenas 5 pontos do G4 com duas rodadas a serem disputadas. A vitória ainda significou uma marca inédita na Série A: pela primeira vez um time recém-promovido venceu dois jogos na mesma temporada.

Na próxima rodada, o destaque fica para Poli e São José que se enfrentam na capital para definir o líder da primeira fase, mas tem muita coisa em jogo ainda. O Tornados enfrenta o SPAC e pode entrar de vez na briga pela classificação se o Jacareí perder para o Pasteur. O Templários enfrenta o Band Saracens e se não vencer, dá adeus à Série A.

A disputa

A disputa

O campeonato tem a fase inicial com os oito times seenfrentando em sete rodadas de turno único. Os quatro melhores colocados na primeira fase se enfrentam em semifinais, em jogos de ida e volta e a grande final será disputada em jogo único. O último colocado na primeira fase é rebaixado automaticamente, enquanto o penúltimo jogará contra o vice-campeão da Série B, pela vaga no estadual de 2020.

A classificação, depois dos jogos de sábado, ficou assim:

Na foto (de Adriano Matos/Jacareí Rugby), um joseense tentando manter a posse de bola no Clássico Caipira que foi pela primeira vez disputado no estádio Martins Pereira.

Comentário

comentário