São José segue com a formação do elenco

O São José ainda não sabe quando e como virá o campeonato desta temporada, mas continua atuando no mercado de jogadores e montando um elenco que proporcione um time competitivo. Seis jogadores já foram anunciados e outros poderão ser confirmados nos próximos dias, de acordo com a movimentação geral em momento de pandemia.

“O torcedor do São José pode ficar tranquilo, porque o trabalho continua e respeitando as determinações das autoridades de saúde e as decisões da Federação Paulista de Futebol. Quando o campeonato vier, teremos um bom time para a estreia”, disse o gerente de futebol Edmar Costa, cumprindo quarentena em casa, com a família, mas usando a internet e o telefone para os contatos necessários.

Antes da paralisação do futebol, no dia 15 de março, o São José já estava com cinco jogadores em pré-temporada e esperando outros para a estreia no Paulista da Segunda (4ª) Divisão, que seria no dia 24 de abril.

O goleiro Gustavo Belli, o meia Gustavo Queiróz e os atacantes Lucas Souza, Dener e Bruno Freitas vinham treinando com o assistente técnico Fábio Gonzaga. Outros jogadores ainda tinham compromissos em campeonatos estaduais que se encontravam em andamento e foram interrompidos.

“Com a paralisação, alguns nem voltarão ao time anterior, pois estavam contratados até o dia 31 de maio, data limite da atual quarentena, ou seja, ainda sem atividades futebolísticas. Outros, no pré-contrato que assinaram com a gente, fizeram questão de deixar bem claro que virão somente quando o campeonato que disputavam forem devidamente encerrados”, disse Edmar Costa.

Sobre os jogadores que têm contrato até o dia 31, o goleiro Matheus Lopes é o único que já foi anunciado pelo São José. Ele vinha disputando o Paulista da Série A-3 pelo Paulista de Jundiaí, um dos campeonatos que não voltam neste mês.

Caso ocorra uma reversão no quadro da pandemia e com a possibilidade de retomada de treinos em junho, Edmar Costa destacou que o São José teria um número suficiente de jogadores para armar a equipe.

“No mínimo, contaríamos com 14 para recomeçarmos a pré-temporada. E depois, se o nosso campeonato começasse junto com a reta final dos outros que foram interrompidos, dependeríamos dos resultados, pois alguns equipes seriam naturalmente eliminadas até a definição das duas finalistas”, disse Edmar.

O campeonato

O gerente de futebol joseense também acredita que o campeonato do São José poderá vir com novidades no quado de participantes e até na fórmula de disputa. Por enquanto, são 42 times inicialmente divididos em seis grupos regionalizados de sete. Na sequência, os 16 melhores avançariam à segunda fase, iniciando os mata-matas do afunilamento que totalizariam 26 datas entre a rodada de abertura e o jogo de volta das finais.

Pela tabela original, o São José já estariam participando de um grupo também formado por Manthiqueira de Guaratinguetá, Atlético Joseense, União de Mogi das Cruzes, Atlético de Mogi das Cruzes, União Suzano e Barcelona Capela de São Paulo.

Na foto (Jogando Juntos), o São José visitando o Marília pelas quartas de final do ano passado, quando o time joseense disputou a sua última partida no dia 4 de outubro.

Comentário

comentário