São José segue na ponta da “Gloria Eterna” feminina

O São José continua como o maior conquistador da Copa Libertadores da América de futebol feminino. Nas semifinais da edição 2020, que está terminando na Argentina, o Corinthians acabou eliminado e saiu da disputa pelo seu terceiro título. Assim, a geração das Meninas da Águia, que três vezes alcançaram a “Gloria Eterna”, será lembrada quando a galeria dos campeões vier a ser atualizada com o ganhador da vez.

A versão feminina da Libertadores surgiu em 2009, quando o Santos Futebol Clube montou um grande time e a cidade de Santos bancou a primeira sede única da competição. Na final, as Sereias da Vila golearam a paraguaia Universidad Autônoma por um inapelável 9 a 0. O colombiano Formas Íntimas venceu na decisão do terceiro lugar, marcando 2 a 0 no chileno Everton.

Em 2010, a segunda edição foi novamente no Brasil, na Arena Barueri. O Santos foi bicampeão decidindo contra o Everton e fazendo 1 a 0. Na partida do terceiro lugar, o argentino Boca Juniors marcou 2 a 1 no equatoriano Deportivo Quito.

O São José, com um time forte, levou São José dos Campos a sediar a Libertadores de 2011. Correspondendo no campo e apoiado pela torcida, o time joseense eliminou o Santos nas semifinais com uma vitória por 2 a 1 e depois, na decisão, marcou 1 a 0 no chileno Colo Colo. No jogo do terceiro lugar, as santistas golearam o venezuelano Caracas por 6 a 0.

O Vitória de Santo Antão levou a edição de 2012 para Pernambuco e Colo Colo terminou como campeão. Na final, contra o paranaense Foz Cataratas, fez 4 a 2 nos pênaltis e após empate sem gols. O São José saiu eliminado pelo Foz Cataratas nas semifinais e venceu a decisão do terceiro lugar, marcando 1 a 0 no anfitrião Vitória.

O Foz Cataratas levou a edição de 2013 para Foz do Iguaçu, onde o São José comemorou o seu segundo título. Na decisão, fez 3 a 1 no colombiano Formas Íntimas e o Colo Colo levou o terceiro lugar marcando 6 a 3 no boliviano Mundo Futuro.

Volta ao Martins Pereira

Em 2014, com a federação de futebol da Colômbia adiando a candidatura como sede para a temporada seguinte, São José dos Campos trouxe a competição de volta para o estádio Martins Pereira e o São José não deixou passar a oportunidade de um terceiro título com bicampeonato. Na final, goleou o venezuelano Caracas por 5 a 1 e o paraguaio Cerro Porteño ficou em terceiro ao marcar 5 a 3 nos pênaltis contra o Formas Íntimas, após placar de 0 a 0.

Como previsto, a Colômbia sediou a edição 2015 para ser a primeira Libertadores fora do Brasil. A Ferroviária de Araraquara venceu o São José nas semifinais por 1 a 0 e depois, foi campeã fazendo 3 a 1 na final contra o Colo Colo. O São José também perdeu na decisão do terceiro lugar, para o argentino UAI Urquiza, com 1 a 1 no jogo e 5 a 6 nos pênaltis.

A Libertadores de 2016 foi realizada no Uruguai e com o paraguaio Sportivo Limpeño vencendo a final contra o venezuelano Estudiantes de Guárico, por 1 a 0. Nos pênaltis, o paranaense Foz Cataratas venceu o uruguaio Colón por 3 a 1, depois de 0 a 0 com bola rolando.

A edição de 2017 foi disputada no Paraguai. O Corinthians, na vaga do então novo parceiro Audax Osasco, representou o Brasil e venceu a final contra o Colo Colo, empatando por 0 a 0 e fazendo 5 a 4 nos pênaltis. Na disputa pelo terceiro lugar, o argentino River Plate marcou 1 a 0 no paraguaio Cerro Porteño.

Em 2018, a competição voltou ao Brasil, trazida pelo Iranduba de Manaus, Amazonas. Na final, o Santos perdeu a chance de chegar ao seu terceiro título, pois acabou vencido no pênaltis pelo colombiano Atletico Huila. Foi 1 a 1 no jogo e 3 a 5 nas penalidades. O Iranduba venceu na decisão do terceiro lugar, superando o Colo Colo com 1 a 1 na partida e 2 a 0 nas penalidades.

Em 2019, no Equador, o Corinthians comemorou o seu segundo título ao vencer a Ferroviária de Araraquara em uma final brasileira, por 2 a 0. O colombiano América de Cali levou o terceiro lugar marcando 3 a 1 no paraguaio Cerro Porteño.

Agora, por causa da pandemia, a edição 2020 está sendo disputada em 2021, na Argentina. O Corinthians foi eliminado na semifinal de quarta-feira, empatando por 1 a 1 com o colombiano América de Calli e perdendo nos pênaltis, por 3 a 4. Nesta quinta-feira, a outra semifinal teve a Ferroviária de Araraquara, que busca o seu segundo título, superou o chileno Universidad de Chile nos pênaltis. Empate por 1 a 1 e 7 a 6 nas penalidades. A decisão será no domingo.

Grandes conquistadores

Assim, o São José continuará sendo o único time com três títulos da Libertadores da América. Santos e Corinthians têm dois e a Ferroviária tenta o seu segundo. Na Libertadores masculina, que começou a ser disputada em 1960, o argentino Independiente segue como o maior conquistador de título, tendo sete e com o mais recente em 1984. O Boca Juniors, também da argentina, é o concorrente mais próximo, com seis.

Na foto (Acervo do Museu de Esportes/PMSJC), o São José do primeiro título na Libertadores.

Comentário

comentário