São José segue no G8 apesar de empate frustrante
O São José não passou de um empate em casa com São Bento de Sorocaba, na tarde deste domingo, por 1 a 1, mas continua na oitava e última posição da zona de classificação do Campeonato Paulista da Série A-2. O time conseguiu abrir o placar minutos antes do intervalo e depois não teve a resistência necessária contra um adversário ameaçado de rebaixamento. Na quarta-feira, pela antenúltima rodada, voltará a atuar diante da torcida.
Vindo de duas vitórias seguidas fora de casa, o São José queria manter o embalo, pois trazia derrotas das duas partidas anteriores no Martins Pereira. E recebendo um São Bento que estava fora da zona de rebaixamento somente por melhor saldo de gols, tinha a oportunidade de somar três pontos para aumentar as chances de classificação.
Contra um adversário que se posicionava no campo de defesa para explorar contragolpes, o São José conseguiu um interessante volume de jogo ofensivo, mas sem a contundência que poderia gerar oportunidades de gol. Todavia, aos 41 minutos e com a forte chuva começando a encharcar o gramado, abriu o placar. Em grande jogada individual pela esquerda, o atacante Thiago Rubim chegou perto da linha de fundo e chutou rasteiro e com precisão entre o goleiro e a trave direita.
Em desvantagem, o São Bento voltou do intervalo com o time no ataque. E como o São José pouco produziu para um segundo gol que provavelmente deixaria a vitória encaminhada, os visitantes foram recompensados pela persistência.
Aos 32 minutos, o atacante joseense Fabrício foi tirar a bola da área e acertou a perna de um adversário. Na cobrança do pênalti, o meia Anderson Künzel tentou colocar no canto esquerdo e o goleiro Ariel fez grande defesa, pois agarrou não deixando nem rebote.
Mais adiante, aos 44, o centroavante Brunão chegou a driblar Ariel e chutar em diagonal, da meia direta. Todavia, Thiago Rubim surgiu na cobertura e conseguiu desviar a escanteio. Quase em seguida, aos 46, Brunão aproveitou um passe rasteiro da esquerda e chegou antes na primeira trave para mandar no canto esquerdo, definindo o placar de 1 a 1.
O São José entrou na rodada como oitavo colocado e depois dos cinco resultados de sábado, passou momentaneamente à 10ª posição. Neste domingo, saiu de campo esperando o resultado de outros outros times envolvidos nas duas que terminariam à noite. Como a Ferroviária e o Ituano também empataram, o time joseense voltou à oitava posição.
A disputa
A atual fase da competição tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão em busca de uma das duas vagas de acesso à Série A-1. Os dois últimos serão os rebaixados à Série A-3 e os seis restantes sairão eliminados, mas mantidos na divisão.
Na matemática das recentes temporadas anteriores, todos os times que passaram dos 14 pontos ficaram além da zona de rebaixamento, mantendo vaga na Série A-2. Todos os que chegaram aos 22 avançaram às quartas de final.
A 12ª rodada começou no sábado com cinco jogos: Grêmio Prudente 1 x 2 Taubaté; Capivariano 1 x 0 Primavera de Indaiatuba; Santo André 1 x 1 Juventus; Oeste de Barueri 1 x 0 Linense e Votuporanguense 0 x 0 Rio Claro. No domingo, os outros três: São José 1 x 1 São Bento de Sorocaba; XV de Piracicaba 0 x 0 Ituano e Ferroviária de Araraquara 0 x 0 Portuguesa Santista.
Depois de fechada, a 12ª rodada deixou a classificação assim: 1º – Primavera (25 pontos); 2º – Capivariano e XV de Piracicaba (21); 4º – Taubaté (19); 5º – Grêmio Prudente e Oeste (18); 7º – Santo André, São José, Juventus, Ferroviária, Votuporanguense e Ituano (16); 13º – Linense (11); 14º – São Bento e Portuguesa Santista (10) e 16º – Rio Claro (8).
A 13ª rodada terá sete jogos na quarta-feira: São José x XV de Piracicaba (20h), Ituani x Taubaté (19h), Portuguesa Santista x Primavera (20h), Juventus x Capivariano (15h), Rio Claro x Grêmio Prudente (15h), Santo André x Oeste (15h) e São Bento x Ferroviária (19h30). Como o Votuporenguense terá jogos pela Copa do Brasil, a partida Linense x Votuporanguense passou para o dia 5 de março.
Os times
O São José, do técnico Paulo Roberto Santos: Ariel; Léo Pereira, João Ramos, Vitão e Felippe Borges (César Nunes – intervalo); Pablo, Alexandre Aruá (Michel Paulista 15’/2º) e Rodrigo Varanda (Martinelli – intervalo); Cristiano (Ezequiel 27’/2º), Lawan (Fabrício 15’/2º) e Thiago Rubim.
O São Bento, do técnico interino Fabiano Carneiro: Guilherme Neto; Leandro Silva, Manzoli e Wesley Barbosa (Brunão 31’/2º); Samuel Santos (Igor França – intervalo), Fábio Bahia (Nadson 18’/2º)), Gazão, Anderson Künzel e Diego Matos; Jailson (Fellipinho 18’/2º) e David Ribeiro (Marcos Nunes 31’/2º).
No estádio Martins Pereira, onde 2.668 pagantes proporcionaram a renda de R$ 53.171,17, a equipe de arbitragem contou com: Salim Fende Chavez (árbitro), Leandra Aires Cossette (assistente 1), Rian Carlos Lopes (assistente 2), Paulo Ricardo Pereira Fernandes (4º árbitro) e Fábio Henrique Fatala (analista de vídeo).
Na foto (de Rodrigo Lopes), o goleiro joseense Ariel saltando para defender o pênalti cobrado por Anderson Künzel.