São José sente a força do Santos e perde no feminino

O São José voltou a perder para um dos times que buscam o título do Paulistão Feminino. Na tarde desta quinta-feira, recebeu o Santos e a derrota por 2 a 0 manteve a equipe joseense com apenas três pontos em cinco rodadas. A próxima partida virá somente no dia 21 e longe de casa.

Como previsto, o Santos começou pressionando para tentar um primeiro gol logo no início. Aos 8 minutos, conseguiu uma chance com um levantamento curto da ponta esquerda e uma cabeçada da atacante Byanca Brasil que bateu no travessão.

Resistente e armado para contragolpes, o São José poderia ter aberto o placar no segundo contra-ataque bem encaixado. Aos 23, após passe longo e aprofundado pelo meio, a atacante Verena escapou da primeira zagueira, aplicou um chapéu na segunda que veio na cobertura e quando estava para fazer um golaço, o chute cruzado e por baixo foi para fora, passando rente à trave direita.

Animado, o São José equilibrava as ações, mas sem conseguir evitar uma ótima trama das atacantes santistas, levou o primeiro gol. Aos 29, Analuyza retrocedeu pela esquerda, inverteu em diagonal e Cristiane, da meia direita, cruzou na medida para Byanca Brasil, fechando pela esquerda, finalizar com um chute cruzado.

Chances

Mesmo com dificuldades para conter o volume de jogo ofensivo das santistas, o São José quase empatou em individual da atacante Naiane. Aos 36, ela invadiu a área pela meia esquerda e quando conseguiu uma posição de chute, a goleira Dida surgiu no caminho para defender.

Sentindo que os passes aprofundados encontravam espaços entre as duas zagueiras santistas, o São José tentou outra vez. Aos 46, Naiane lançou e Verena não conseguiu dominar quando já estava deixando as marcadoras para trás.

Definindo

Na volta do intervalo, o Santos explorou o seu volume de jogo ofensivo para tentar liquidar o adversário com um segundo gol. E quando o São José começava a encontrar caminhos para se aproximar da área adversária, os visitantes fizeram 2 a 0.

Aos 20 minutos, um escanteio da direita, curto e aberto foi parcialmente afastado para fora da área. A lateral-direita Bruninha chegou chutando de primeira, por baixo e Cristiane, no meio do caminho, com um leve desvio ajustou a trajetória da bola para o canto direito.

Mesmo sabendo que seria quase impossível evitar a derrota, o São José ainda tentou um gol em duas ou três escapadas. O Santos controlou as ações e manteve os dois gols de vantagem até o final.

A disputa

A atual fase do Paulistão feminino tem os 12 times se enfrentando em turno único de 11 rodadas. Os quatro melhores serão os semifinalistas e os quatro da sequência disputarão o mata-mata da Copa São Paulo.

A quinta rodada começou na quarta-feira com quatro jogos: Ferroviária 5 x 0 Taubaté; São Paulo 6 x 0 Pinda; Palmeiras 4 x 0 Portuguesa e Corinthians 10 x 0 Realidade Jovem de São José do Rio Preto. O fechamento foi na sexta-feira com o Red Bull Bragantino recebendo o Nacional de São Paulo e goleando, por 5 a 0.

Depois da quinta rodada, a classificação ficou assim: 1º – Corinthians (15 pontos); 2º – Santos (13); 3º – Palmeiras, São Paulo e Ferroviária (12); 6º – Red Bull (10); 7º – Taubaté (6); 8º – Realidade Jovem (4); 9º – São José (3); 10º – Nacional (1) e 11º – Pinda e Portuguesa (0).

Depois, a sexta rodada virá somente no dia 21, uma terça-feira, com o São José visitando o Realidade Jovem. E no dia 23, uma quinta-feira, um confronto regional com o Pinda recebendo o Taubaté.

Os times

O São José, do técnico Nedilson de Oliveira: Jéssica; Evellyn, Veronica Riveros (Letícia Fagundes 15´/2º), Karen e Juju; Ionara, Larissa Vasconcelos (Natiele 28´/2º) e Ju Oliveira (Bea 28´/2º); Naiane, Verena (Jaielly 21´/2º) e Bárbara (Sara 21´/2º). A volante Sara foi contratada nesta semana. Ela veio do catarinense Napoli Caçadorense.

O Santos, da técnica Tatiele Silva: Dida; Bruninha, Day Silva, Laura Valverde (Camila Martins 28´/2º) e Fê Palermo; Brena, Erikinha (Rita Bove 21´/2º), Amanda Gutiereres (Júlia 28´/2º) e Cristiane (Karen 28´/2º); Byanca Brasil (Maria Dias 21´/2º) e Analuyza (Nicole Marussi 28´/2º).

No estádio Martins Pereira, a equipe de arbitragem contou com: Pablo Rodrigo Soares de Oliveira (árbitro), Fabrício Porfírio de Moura (assistente 1), Leandra Aires Cossette (assistente 2), Guilherme Henrique Arruda de Oliveira (quarto árbitro) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (analista de vídeo).

Nas imagens, Verena escapando da zagueira Laura Valverde na grande chance do São José para abrir o placar (foto de Renato Antunes/Agência Maxx Sports) e depois, finalizando com um chute cruzado (FPF/Reprodução).

Comentário

comentário