São José tem o primeiro jogo do ano em casa
O São José recebe o Grêmio Prudente nesta quarta-feira, às 20h, em seu primeiro jogo em casa na temporada. Domingo passado, pela rodada de abertura do Campeonato Paulista da Série A-3, o time joseense foi visitar a Matonense e empatou, por 1 a 1. O adversário começou com uma vitória incontestável e vem embalado pelo acesso invicto do ano passado.
Da equipe joseense que no ano passado foi bem na primeira fase do campeonato e muito mal na segunda, o único remanescente recontratado é o meio-campista Pedrinho. Todos os demais jogadores do atual elenco chegaram durante a pré-temporada que começou em novembro e teve sete jogos-treinos disputados.
O comando também é outro, pois o empresário e ex-colaborador Oscar Constantino adquiriu 90% do clube por intermédio da nova lei da SAF (Sociedade Anônima de Futebol). O filho dele e ex-jogador Bruno Cazarine é o gerente geral que contratou o executivo de futebol Lucas Brando Leite. Juntos, trouxeram o técnico e ex-zagueiro Max Sandro.
O plano de Oscar Constantino, em cinco anos, é elevar o São José à principal divisão do Campeonato Paulista e também com qualificação a uma das divisões de acesso do Campeonato Brasileiro. De imediato, voltar a disputar a Copa Paulista para se manter em atividade no segundo semestre e sem a necessidade de desmanchar e remontar o elenco.
O adversário é a principal novidade entre os participantes do campeonato. Depois de boas campanhas em 2020 e 2021, o Grêmio Prudente alcançou um inédito acesso à Série A-3 como campeão invicto da Segunda (4ª) Divisão de 2022, somando 16 vitórias e seis empates. A invencibilidade, também do técnico Marcos Campagnollo, agora é de 23 partidas, pois sábado passado, a estreia em casa foi com vitória sobre o Votuporanguense, por 3 a 0.
A disputa
A atual primeira fase da competição tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão à segunda fase formando dois grupos de quadrangulares de turno e returno (1º colocado, 4º, 5º e 8º formando grupo; 2º, 3º, 6º e 7º, o outro). Os dois melhores avançarão ao mata-mata das semifinais e os dois finalistas subirão à Série A-2 de 2024. Os dois últimos da atual primeira fase serão rebaixados à Segunda (4ª) Divisão.
Na rodada de abertura, os resultados foram: Matonense 1 x 1 São José; Grêmio Prudente 3 a 0 Votuporanguense; Rio Preto 0 x 4 Esporte Clube São Bernardo; Bandeirante de Birigui 2 x 0 Marília; Sertãozinho 1 x 2 Red Bull Bragantino II; Itapirense 2 x 1 Audax Osasco; Barretos 0 x 0 União Suzano e Desportivo Brasil de Porto Feliz 0 x 0 Capivariano.
A segunda rodada começou nesta terça-feira com um jogo: Red Bull Bragantino II 0 x 1 Desportivo Brasil (18h). Na quarta-feira, os outros sete: São José x Grêmio Prudente (20h), São Bernardo x Itapirense (15h), Votuporangunse x Bandeirante (15h), Suzano x Matonense (15h), Capivariano x Barretos (19h), Audax x Sertãozinho (19h) e Marília x Rio Preto (20h).
Preparação
O São José provavelmente terá a mesma escalação que estreou no 1 a 1 da visita de domingo à Matonense. O único desfalque confirmado, também para o restante do campeonato, é atacante Damasceno. A contusão que ele sofreu foi grave e deverá provocar um afastamento de mais de seis meses. Os exames confirmaram de ruptura de ligamentos do tornozelo.
O Grêmio Prudente, que viajou cerca de 650 quilômetros nesta terça-feira, embarcou sem o ala-esquerdo Renner. Ele saiu contundido durante a partida de sábado e deixa o zagueiro Tiago Caveira e o meio-campista Felipe Santos como as opções da substituição. Na formação 3-5-2, o zagueiro Giovani Palmieri passaria à ala-esquerda.
Times
Em Matão, o técnico Max Sandro dirigiu o São José com: Ariel Luciano; Vicente, Paulo Henrique, Matheus Abreu e Barão; Caio César, Pedrinho (Melo) e Giovanni (Damasceno); Wendel (Rodolfo), Rafael Tanque (Christopher Henrique) e Roni (Kaíque Vergílio).
O Grêmio Prudente, do técnico Marcos Campagnollo, venceu o Votuporanguense com: Luiz; Eduardo Biazus, Gabriel Silva e Giovani Palmieri; Helder (Tiago Caveira), Rodrigo Santos, Rafael Potiguar (Wandson), Rafinha (Jéferson) e Renner (Felipe Santos); Jonathan Chula e Vinícius Baiano (Luquinha).
No estádio Martins Pereira, a equipe de arbitragem terá: Fagson Júnior dos Santos Silva (árbitro), Ricardo Luis Buzzi (assistente 1), Patrícia Carla de Oliveira (assistente 2), Renan Pantoja de Quequi (quarto árbitro) e Wilson Roberto Cavallari (analista de vídeo).
Na foto (de Victor Barreto/Agência NTZ), joseenses em um treino na manhã da véspera do jogo.