São José tem volta de revelação com história na Europa

O joseense atacante Paulinho Guerreiro está de volta ao São José e depois de passar muito tempo fazendo história na Suécia. Esperando a próxima temporada da Europa que começará no meio do ano e tendo criança nova em casa, o jogador quer o acesso que ficou faltando quando surgiu em 2005 e justamente disputando a Série A-3 do Paulista. Em outro sentido, o atacante Polaco pediu para ir embora e foi liberado para retornar ao Acre.

Paulo José de Oliveira, de 35 anos, nasceu no dia 9 de abril de 1986, em São José dos Campos. Com 1.74 m de altura e peso médio de 75 kg, começou como centroavante e depois passou a atuar com a mesma desenvoltura nos dois lados do ataque.

Aos 19 anos, surgiu em uma boa campanha do São José no Paulista da Série A-3 de 2005. Logo em seguida, foi defender o time B do Palmeiras na Copa Paulista, treinando também com o elenco principal.

Sentindo que não teria muitas oportunidades, foi para o União Agrícola Barbarense (2006), voltou ao São José (2006), esteve no mineiro Democrata de Governador Valadares (2007) e no mesmo ano embarcou para a primeira passagem pela Europa.

No sueco BK Häcken, de Gotemburgo, emplacou e ficou quatro anos, de 2007 a 2010. E depois de mais dois anos em outro time da Suécia, o Orebro SK (em 2011 e 2012), pela segunda vez retornou ao São José.

Na Série A-2 de 2013 jogou apenas quatro partidas pelo São José. Mesmo assim, descolou uma transferência ao Bragantino para fechar a temporada. No ano seguinte (2014) viajou para o Azerbaijão, levado pelo Kesla FK de Baku e voltou ao Brasil, trazido pelo Paraná Clube.

Começou 2015 nos Emirados Árabes, atuando pelo Al Dhafra. Retornou ao Brasil para defender o XV de Novembro de Piracicaba e partiu para uma segunda passagem pela Suécia.

Voltando ao BR Häcken, ficou mais cinco anos em Gotemburgo. Em 2020, foi para o Hapoel Be’er Sheva, de Israel e no mesmo ano voltou à Suécia, como novidade do Hammarby de Estocolmo. Em 2021, a terceira vez no BR Häcken.

Na Suécia, muitos lamentaram a falta de dupla nacionalidade de Paulinho para uma convocação à seleção sueca. Tecnicamente, ele foi aprovado e fez história com títulos e gols marcados.

flor

A volta

Em dezembro, durante entrevista no programa Parada dos Esportes, da Rádio CBN Vale, Paulinho deu a entender que gostaria de voltar a jogar pelo São José. Com a esposa querendo passar um tempo em São José dos Campos, o atacante pediu para treinar com o atual elenco joseense e manter a forma até voltar à Europa em julho ou agosto.

No início desta semana e após a folga geral de final de ano, o elenco do São José voltou aos treinos. O atacante, alegando que precisava voltar ao Acre, negociou uma saída em definitivo e deixou uma vaga aberta.

Com Paulinho Guerreiro mostrando as qualidades ao técnico Edson Vieira e facilitando o encaixe na folha salarial do clube, a troca na lista de 26 jogadores contratados foi consumada e, como previsto, foi oficialmente divulgada ainda nesta sexta-feira.

Integrado ao elenco, Paulinho poderá participar do quarto jogo-treino do São José na pré-temporada, o primeiro do ano. Será neste sábado, recebendo o Resende que novamente disputará o campeonato da principal divisão do Rio de Janeiro.

Nas imagens, Paulinho Guerreiro comemorando gol pelo BK Häcken (foto de Divulgação) e na arte divulgada pelo clube.

Comentário

comentário