São José traz excelente resultado de Americana

O São José conquistou um excelente resultado no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão. Visitando o Rio Branco de Americana na tarde deste sábado, venceu por 1 a 0 e agora poderá perder na partida de volta por até um gol de diferença. Com o resultado, o time também manteve a liderança na classificação geral.

Depois de uma inesperada derrota em casa para a Itapirense, o São José precisava resgatar o futebol de um dos favoritos ao acesso. O Rio Branco vinha animado das oitavas de final por ter eliminado a Francana e ainda poderia atuar completo, com a volta do goleiro Felipe Ramos.

A formação joseense surgiu com novidades, como o retorno do atacante Lucas Lima recuperado de contusão e após três partidas de ausência sentida. O meia Neto Alexandre voltou de isolamento por suspeita de Covid-19 e o zagueiro Raphael, chegando recentemente de um acesso com o EC São Bernardo na Série A-3, entrou no lugar do contundido Henrique.

O técnico Ricardo Costa também optou por outras alterações, como um descanso para o desgastado meio-campista Mykaell, substituído por Bruno Luka. Na defesa, para reforçar o sistema de marcação o zagueiro-lateral Pavani começou no lugar do ofensivo lateral-esquerdo Yan, que vinha na posição do contundido Igor Meneghel.

O jogo

Com bola rolando, o primeiro tempo vinha amarrado e o 0 a 0 era mais interessante para o São José. Aos 29 minutos,  o lateral-direito joseense Juninho chegou antes do goleiro Felipe Ramos e, de fora da área, cruzou para o meio. Lucas Lima quis ser rápido para pegar o goleiro deslocado e errou ao chutar de primeira, sobre o travessão.

O mesmo Juninho, cobrando um escanteio aos 36 minutos, levantou para o atacante Breno desviar de cabeça na primeira trave e mandar para fora, no segundo lance mais agudo da partida.

Quando o primeiro tempo estava terminando, o Rio Branco teve a sua chance de mudar a história do jogo. Aos 47, o meia Gustavo Gomes cabeceou na trave esquerda e o zagueiro Crepaldi chutou por cima ao chegar antes no rebote.

Em casa, o Rio Branco tentou acelerar o jogo na volta do intervalo e as duas defesas passaram a ser mais exigidas. Aos 10 minutos, Breno quase marcou ao chutar por cima um rebote de defesa parcial do goleiro após chute de Lucas Lima.

Mais adiante, aos 25, Breno abriu o placar ao aproveitar um lançamento logo da defesa, do zagueiro Joaquim. Subindo, desviou de cabeça e girou escapando da marcação do zagueiro Machado. Na área, ao ficar de frente com o goleiro, chutou forte, por baixo, no canto esquerdo.

Em desvantagem, o Rio Branco aumentou o volume do seu jogo ofensivo, mas o que mais conseguiu foi destacar a eficiência dos zagueiros Raphael e Joaquim, principalmente nas ações aéreas.

Nos contragolpes, o São José quase ampliou a vantagem em duas oportunidades. Na primeira, Breno mandou um chute forte e o goleiro fez grande defesa desviando na base do reflexo. Na outra, Lucas Souza já sentia uma contusão na coxa quando desceu livre e finalizou com um chute fraco, em cima do goleiro.

A disputa

Como entrou no confronto das quartas de final com melhor campanha, o São José poderá perder no jogo de volta, quarta-feira, às 17h, pela mesma diferença de um gol. Na igualde do placar agregado, ficaria com a vaga nas semifinais.

Os três pontos em Americana também mantiveram o time com a melhor campanha geral, somando 27 pontos e nove vitórias. O Grêmio Prudente, que no mesmo horário visitou o Mauá e perdeu por 2 a 1, segue com 24 pontos e sete vitórias. O Bandeirante de Birigui, que no domingo, às 10h, visitará o Osvaldo Cruz, com uma vitória passaria a ter os mesmos 27 pontos do São José, mas com oito vitórias. O Manthiqueira de Guaratinguetá, que na tarde deste sábado empatou por 1 a 1 como visitante do Itararé, passou a 23 pontos.

Assim, mesmo que avance com derrota no jogo de volta contra o Rio Branco, o São José disputará uma das semifinais em vantagem. Terá a primeira ou a segunda melhor campanha e o adversário virá com a terceira ou a quarta.

flor

Os times

O São José, do técnico Ricardo Costa: Matheus Lopes; Juninho, Raphael, Joaquim e Pavani; Jé, Bruno Luka (Gustavo Nicola 30´/2º) e Neto Alexandre (Lucas Souza 20´/2º); Santiago (Matheus Morais – intervalo), Lucas Lima (Bruno Freitas 20´/2º) e Breno (Yan 37´/2º). O goleiro Gustavo Belli e atacante Dener Germano permaneceram no banco de reservas.

O Rio Branco, do técnico Marcos Campagnollo: Felipe Ramos; Pimentel, Machado, Crepaldi e Leandro Guizi; Hércules (Marcus Vinícius 33´/2º), Gustavo Gomes (Esaul 19´/2º) e Luís Antônio (Matheus Carioca 19´/2º); Matheus Lu, Davi (Samuel 31´/1º) e Thiaguinho.

No estádio Décio Vitta, a equipe de arbitragem contou com: Daniel Carlos Luciano Fernandes (árbitro), Ricardo Luis Buzzi (assistente 1), Thiago Henrique Almeida Alborghetti (assistente 2), João Augusto Mariano de Oliveira (quarto árbitro) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (avaliador de campo).

Na foto (de Alex Ferreira/Rio Branco EC/Divulgação), Lucas Lima deixando passar a primeira oportunidade de gol da partida.

Comentário

comentário