São José vence e alcança objetivos fechando fase

O São José alcançou o que queria na última rodada da fase de grupos da Copa Paulista, visitando o Santo André na manhã deste domingo e vencendo, por 2 a 0. Poupou titulares, conquistou os três pontos e terminou com a segunda melhor campanha entre os oito que avançaram ao mata-mata das quartas de final. Os resultados determinaram o Marília como o próximo adversário e com a primeira partida fora de casa.

Com a antecipação da garantia da vaga na próxima fase, o técnico Ricardo Costa levou adiante o planos de poupar os jogadores que estavam pendurados com dois cartões amarelos e poderiam ficar automaticamente suspensos para a rodada de ida das quartas de final. O lateral-direito Léo Pereira, o volante Gustavo Nicola e o o meia Rodrigo Andrade foram substituídos por Denis, Jeferson Lima e João Gabriel.

O treinador joseense também resolveu dar descanso a outros três titulares: o lateral-esquerdo Rafael Verrone, o atacante Nicholas e o centroavante Rafael Tanque começaram no banco de reservas. Abriram espaços para Heitor Roca e os atacantes Dener e Caio Vieira.

O contundido goleiro Ariel foi substituído pela terceira vez por Luís Augusto, ainda sem levar gol na competição. E como o zagueiro Matheus Abreu estava suspenso por terceiro cartão amarelo, Léo Gobo reapareceu. Assim, somente três titulares iniciaram a partida: o zagueiro Caio César, o meio-campista Pedro Favela e o atacante Matheus Serafim.

O Santo André, mesmo eliminado, queria uma despedida honrosa depois de três vitórias consecutivas. O versátil meio-campista Ruan foi desfalque por contusão e substituído por Will Viana que começou como atacante pela direita.

A partida

O São José foi ofensivo desde os movimentos iniciais, mas as não conseguiu aproveitar as suas boas descidas no primeiro tempo. O Santo André teve raros bons momentos no ataque, como em um contragolpe mal finalizado.

No segundo tempo, aos 9 minutos, Nicholas teve seu descanso interrompido para substituir o contundido Dener e no minuto seguinte, abriu o placar. Matheus Serafim aproveitou uma boa trama com o lateral Heitor Roca e levantou no meio da área. Nicholas fechou no embalo e mandou uma cabeçada forte no canto esquerdo.

A vantagem deixou o São José com a opção de conter as descidas do adversário e ainda procurar um segundo gol que veio mais no final, aos 36 minutos. O lateral Denis levantou uma falta cobrada da esquerda e a bola chegou na medida para o zagueiro Caio César chegar com imposição e acertar uma cabeçada forte.

Rodada

Com a vitória, o São José permaneceu entre as quatro melhores campanhas e ainda subiu na classificação geral, da terceira colocação à segunda. Agora, terá um mata-mata com o sexto colocado, o Marília. O jogo de volta será em casa e a tabela provavelmente virá divulgada neste segunda-feira.

Sobre a última rodada e a sequência da competição, confira o material divulgado pela assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Futebol.

A primeira fase da Copa Paulista se encerrou na manhã deste domingo (3) com os nove jogos da décima rodada acontecendo simultaneamente. Destaques para Marília, Grêmio Prudente e Juventus, que garantiram as três últimas vagas às quartas de final.

No Grupo 1, o Marília venceu o Mirassol por 3 a 2, em jogo que contou com duas viradas e gol olímpico de Camilo, do Mirassol. Com a vitória, o Marília se classificou com a sétima melhor campanha ao terminar em segundo lugar da chave com 16 pontos.

O Grêmio Prudente ficou em terceiro, com 15 pontos, após empatar com o São Bento por 2 a 2, mas avançou como segundo melhor terceiro e oitavo colocado no geral. A equipe prudentina empatou com o Mirassol em pontos, vitórias, saldo de gols e gols pró, mas avançou por ter menos cartões vermelhos: 2 a 3.

O Noroeste, que já estava classificado, ficou em primeiro com 21 pontos ao vencer o Comercial por 3 a 0 e ficou com a quinta melhor campanha geral.

No Grupo 2, o Juventus superou a Ponte Preta por 3 a 1 e avançou em segundo, com 19 pontos, e na sexta posição geral. O XV de Piracicaba já tinha a vaga garantida e terminou em primeiro, com 22, depois de empatar com o Primavera por 1 a 1. O time piracicabano tem a terceira melhor campanha da primeira fase. No outro jogo, Oeste e Red Bull Bragantino ficaram no 2 a 2 e se despedem.

O Grupo 3 já tinha os três classificados definidos, restando apenas a confirmação das posições. A Portuguesa ficou em primeiro lugar do grupo e da classificação geral, com 23 pontos, após vencer o São Caetano por 2 a 0.

O São José também chegou a 23, pois bateu o Santo André por 2 a 0, mas tem menor saldo de gols (12 a 9) e por isso ficou na segunda posição do grupo e da classificação geral. A Portuguesa Santista, que fez 1 a 0 no EC São Bernardo, chegou a 21 e avançou como melhor terceiro colocado com a quarta melhor campanha.

flor

Sequência

Nas quartas de final, o time com melhor campanha geral encara o oitavo, o segundo encara o sétimo e assim por diante. Os times com melhores campanhas ainda decidem em casa. Em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis.

O campeão da Copa Paulista escolhe vaga para a Série D do Campeonato Brasileiroo ou para a Copa do Brasil na próxima temporada. O vice-campeão fica com a vaga restante.

Os confrontos das quartas de final ficaram assim: Portuguesa x Grêmio Prudente, São José x Marília, XV de Piracicaba x Juventus e Portuguesa Santista x Noroeste. Portuguesa, São José, XV e Piracicaba e e Portuguesa Santista terão o segundo jogo em casa.

Os times

O São José, do técnico Ricardo Costa: Luís Augusto; Denis, Caio César, Léo Gobo e Heitor Roca; Jeferson Lima (Vinícius Barba 34’/2º), Pedro Favela e João Gabriel (Felipe Conchal 26’/2º); Dener (Nicholas 9’/2º), Caio Vieira (Anderson Cavalo 26’/2º) e Matheus Serafim (Charles 34’/2º).

O Santo André, do técnico Márcio Griggio: Marcelo; Elacio Córdoba (Gabriel Ferreira 17’/2º), Tavares, Guilherme Matheus e Denilton; Matheus Neris (Cledson 30’/2º), Nelsinho e Alexiel; Will Viana, Bruninho (Gabriel Paz – intervalo) e Josiel (Barrero 38’/2º).

No estádio Bruno José Daniel, a equipe de arbitragem contou com: Fagson Júnior dos Santos Silva (árbitro), Rodrigo Meirelles Bernardo (assistente 1), Juliana Vicentin Esteves (assistente 2), Leonardo de Jesus Sampaio (quarto árbitro) e Mário Sérgio Formoso (analista de vídeo).

Nas imagens, Nicholas abrindo o placar (TV FPF/Reprodução) e depois comemorando (foto de Ariston Tavares).

 

Comentário

comentário