São José vence e avança às semifinais com vantagens

O São José avançou às semifinais do Campeonato Paulista da Série A-3 e ainda com as vantagens da segunda melhor campanha geral. Na noite deste sábado, pela última rodada do quadrangular da segunda fase do seu grupo, venceu o União Suzano diante de 3.867 torcedores e os gols do placar de 2 a 1 foram decisivos em um desempate indireto com o Desportivo Brasil Porto Feliz. Agora, um mata-mata contra o Grêmio Prudente valerá acesso à Série A-2.

Ao vencer por 2 a 1, o São José foi a 8 pontos e ultrapassou o União Suzano que ficou com 7. Em Presidente Prudente, um empate por 1 a 1 levou o Grêmio Prudente a 9 pontos e o Desportivo Brasil passou a ter 8. Assim, São José e Desportivo Brasil foram ao terceiro critério de desempate, pois ficaram com 2 vitórias e saldo de gols zerado. No número de gols marcados, 6 a 5 para os joseenses.

No outro grupo, que já estava definido, os classificados Capivariano (13 pontos) e Esporte Clube São Bernardo (10)  se enfrentaram e o time de Capivari venceu em casa, por 1 a 0. Na despedida dos eliminados, o Marília (7) fez 1 a 0 na Matonense (4).

O Capivariano (40 pontos), com a melhor campanha geral, disputará uma das semifinais contra o São Bernardo (32) que tem a quarta campanha. O São José (35), com a segunda melhor campanha, enfrentará o Grêmio Prudente (33), da terceira.

Em cada mata-mata, Capivariano e São José terão o mando de campo do segundo jogo e a vantagem da igualdade na soma dos pontos e gols marcados. A tabela das semifinais será definida na segunda-feira e com o calendário reservando as datas de 22 e 23 para a rodada de ida e 29 e 30 para a de volta.

O jogo

O São José começou pressionando e com pouco mais de um minuto abriu o placar. Na ponta direita, o atacante Nicholas desarmou um defensor ao entrar na área e no embalo mandou um chute forte, em diagonal, pelo alto, no canto direito.

Em desvantagem, o União Suzano foi à frente e acabou recompensado com um gol de empate, aos 31 minutos. Um escanteio cobrado da esquerda foi desviado na primeira trave pelo zagueiro José Leandro e o também zagueiro Cléber Reis cabeceou para dentro.

No primeiro minuto do segundo tempo, o atacante joseense Wendel Barros sentiu uma contusão e pediu substituição. O versátil Gustavo Henrique, que no final da fase de classificação foi contratado para dividir a lateral direita com o titular Luís Dário, entrou na ponta esquerda e 15 minutos depois desempatou. Ele puxou a bola para dentro e antes de chegar na área, mandou um chute forte no ângulo direito.

Possuindo nova vantagem, o São José foi mais eficiente na proteção do resultado. O União Suzano levou perigo em algumas descidas, mas sem conseguir criar claras oportunidades de gol. Nos minutos finais, os joseenses tiveram espaços para contra-atacar e quase fizeram o terceiro em duas descidas.

Como o São José precisava de uma vitória por dois gols de diferença para ter a certeza da classificação, a partida terminou e todos ficaram acompanhando os minutos finais do outro jogo. Em Presidente Prudente, um segundo gol do Desportivo Brasil classificaria a equipe de Porto Feliz.

Depois, com a vaga confirmada, jogadores e comissão técnica foram comemorar com os torcedores. Antes da partida, muitos deles se concentraram no portão do estádio para manifestar apoio quando o ônibus da delegação chegou. Por isso, a festa foi completa e deixa o ambiente favorável para o grande momento do campeonato.

Times

O São José, do técnico Ricardo Costa: Ariel; Luís Dário, Caio César, Matheus Abreu e Rafael Verrone (Samuel Balbino – intervalo); David Lucas (Vinícius Barba (26’/2º), Pedro Favela e Pedrinho; Nicholas (Fernando Dias 36’/2º), Wendel Júnior (Giovanni 36’/2º) e Wendel Barros (Gustavo Henrique 1’/2º).

O União Suzano, do técnico Laécio Aquino: Felipe Nícolas; Augustine Uche, Cléber Reis (Gabriel Pereira 24’/2º) e José Leandro; Renan Henrique (Josué 36’/2º), Brendon, Alan Lopes (Rafael Compri 10’/2º), Guilherme Lobo e Gabriel Cunha (Igor Miranda 10’/2º); Gabriel Mendes e Patrick Fabiano (Yhago Richard 24’/2º).

A equipe de arbitragem contou com: Salim Fende Chavez (árbitro), Ítalo Magno de Paula Andrade (assistente 1), Denis Matheus Afonso Ferreira (assistente 2), Caíque Tiago de Oliveira Miquilini (quarto árbitro) e Newton dos Reis Barreira (analista de vídeo).

Nas fotos (de Leo Lenzi/Meon), comemoração do gol que abriu o placar e o goleiro joseense Ariel iniciando uma jogada.

Comentário

comentário