São José visita o Cruzeiro no grande jogo do vôlei

No jogo que vale a liderança isolada da Superliga Masculina e a condição de único invicto do campeonato, o Farma Conde Vôlei São José visita o Sada Cruzeiro nesta quinta-feira, às 21h, no ginásio Riacho Grande, em Contagem, com transmissão pelo Sportv. Também será um reencontra depois da final da Supercopa disputada em novembro do ano passado e de histórica vitória joseense.

A Superliga tem os 12 times se enfrentando em 22 rodadas de turno e returno, valendo oito vagas no playoff das quartas de final, nas quais os times com melhor campanha terão vantagens em cada confronto.

O sistema de disputa da competição determina três pontos para as vitórias por 3 a 0 e 3 a 1. Nas vitórias por 3 a 2 (com tie-break), o vencedor leva dois pontos e o perdedor soma um.

Os critérios para desempate são: 1º – maior número de vitórias, 2º – melhor sets average (divisão dos sets vencidos pelos sets perdidos), 3º – melhor pontos average (divisão dos pontos conquistados pelos pontos perdidos), 4º – Confronto direto (caso haja empate entre duas equipe) e 5º – sorteio (cujas normas de realização serão definidas pela CBV).

Depois de nove rodadas realizadas, São José e Cruzeiro têm a mesma pontuação, pois somaram 26 dos 27 que disputaram. Depois do confronto direto desta quinta-feira, na segunda-feira, dia 15, jogarão pela 11ª e última rodada do primeiro turno e terão adversários catarinenses. O São José visitará o Joinville, às 18h30 e o Cruzeiro receberá o Blumenau, às 21h.

O quadro oficial com a zona de classificação formada pelos oitos melhores colocados e com o Cruzeiro na frente do São José, ficou assim ao encerramento da nona rodada:

Antes da Superliga, no dia 9 de novembro de 2023, o São José foi a Belo Horizonte e voltou campeão da Supercopa Brasileira. Em jogo único no Arena Hall, fez 3 x 2 no Sada Cruzeiro com parciais de: 26/24, 23/25, 25/21, 20/25 e 15/13. O ponteiro Ademar, que no jogo aereo foi importante para neutralizar as ações do cruzeirense cubano López ganhou o Troféu Viva Vôlei na eleição do melhor em quadra.

São José

Sobre a preparação joseense, confira o material enviado por Victor Barreto, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

Nesta quinta-feira (11), o Farma Conde Vôlei São José vai à Contagem, em Minas Gerais, para enfrentar o Sada Cruzeiro, às 21h, no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em confronto válido pela 10ª rodada da Superliga Bet7k.

Com dez vitórias seguidas na temporada, sendo nove delas pela atual competição, o Farma Conde Vôlei São José segue ampliando o seu recorde de resultados positivos desde a conquista da Supercopa, diante do próprio Cruzeiro.

O reencontro das equipes vale a liderança da Superliga. Atualmente, ambos os times venceram todos os nove jogos que fizeram, e estão empatados com 26 pontos cada. Os mineiros ficam à frente por conta do número de sets perdidos, foram três, enquanto os joseenses foram superados em sete parciais.

“É uma sensação de final entre todos nós. As duas equipes venceram todos os jogos até aqui, e depois de quinta-feira, 11, será apenas um invicto na Superliga. Estamos trabalhando como se fosse uma final para chegar da melhor forma possível na partida”, disse o oposto Felipe Roque.

Para se manter invicto na Superliga, os Gigantes do Vale contam com atletas que vivem ótima fase. Felipe Roque, por exemplo, é o maior pontuador da competição, com 170 pontos, seguido pelo ponteiro Douglas Souza com 145 pontos. Além deles, Lucas Barreto tem sido um paredão, o central anotou 25 pontos em bloqueio, e se destaca como um dos maiores pontuadores neste fundamento.

“Esses números são decorrentes ao trabalho deles no treinamento. O time ganhou uma força grande no começo da Superliga e os atletas disputam entre si, o que eleva o nível da equipe”, comentou o técnico Carlos Schwanke.

Cruzeiro

Sobre a preparação cruzeirense, confira o material divulgado pela assessoria de Imprensa do time.

O Sada Cruzeiro enfrenta o paulista Farma Conde São José nesta quinta-feira, 11/01, às 21h, no Ginásio do Riacho, em Contagem, em um dos duelos mais importantes até agora na Superliga 7Betk 2023/24. A partida válida pela 10ª rodada do primeiro turno reúne os clubes de melhor campanha da competição e vale a liderança da tabela. O jogo tem transmissão do sportv.

O líder Sada Cruzeiro e o segundo colocado São José têm exatamente a mesma pontuação na tabela: 26 pontos, com nove vitórias em nove jogos. A diferença está nos sets perdidos até agora, com três dos cruzeirenses contra sete do time paulista.

A última vez que os clubes se enfrentaram foi na final da Supercopa 2023, em novembro, em um duelo acirrado que terminou em 3 a 2 para o São José. Em abril do ano passado, nas semifinais da Superliga, melhor para a Raposa, que fechou a série com 3 a 2 em Contagem e 3 a 0 na casa do adversário. Na fase regular da competição, dois placares de 3 a 0 no turno e returno para os mineiros.

Agora novamente os times se encontram em um confronto importantíssimo, que vale a liderança da Superliga 2023/24.

O técnico Filipe Ferraz espera um jogo equilibrado e pede muita atenção de seu elenco. “O Farma Conde São José tem uma equipe muito competente, que vem mostrando um grande trabalho durante a Superliga. É um time muito estruturado, então temos que tomar cuidado, porque o Sada Cruzeiro também é assim. Eles têm um grupo experiente, com atletas de seleção, erram pouco, e é uma equipe que sabe jogar. Estudamos algumas possibilidades para o jogo, e do nosso lado temos que fazer o que Sada Cruzeiro sempre fez. Temos que ser muito agressivos no saque, trabalhar bem o sistema de bloqueio defesa e ter muita atenção em todos os fundamentos. Precisamos de muito foco e fazer o nosso melhor. Não tenho dúvidas de que será grande partida, e é um confronto direto na busca pela liderança”, afirmou o comandante.

Times

O São José vem de uma vitória fora de casa sobre o Blumenau, sexta-feira da semana passada, por 3 a 0. A formação inicial do técnico Carlos Schwanke contou com: Matheus Brasília, Lucas Barreto, Douglas Souza, João Franck, Matheus Pinta, Felipe Roque e o líbero Rogerinho. Começaram no banco: Gustavo, Geovane, Ademar, Cornelsen e Quesada.

Depois, no domingo, o Cruzeiro foi visitar o Suzano e venceu, por 3 a 2. A equipe do técnico Filipe Ferraz começou com: Nico Uriarte, Wallace, Lopez, Rodriguinho, Lucão, Cledenilson e o líbero Alê. Entraram durante a partida: Rodrigo Ribeiro, Otávio, Oppenkoski e Vaccari.

Na foto (de Léo Lenzi/Agência NTZ), jogadores do São José em treino para o confronto desta quinta-feira.

Comentário

comentário