São José volta ao Brasileiro e abre exposição

A Copa do Mundo de futebol feminino passou e o Camepeonato Brasileiro da Série A-1 tem retomada em um momento de definições. Nesta quinta-feira, o São José visita o Audax Osasco e busca espaço na zona de classificação e permanência na divisão de elite. Antes, o time participou da abertura de uma exposição que ressalta as grandes conquistas internacionais.

O Brasileirão tem 16 times se enfrentando em 15 rodadas de turno único, Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final, os quatro últimos serão rebaixados à Série A-2 do anos que vem e os quatro restantes sairão eliminados, mas garantindo permanência na Série A-1.

Depois de nove rodadas realizadas, o São José está na 10ª colocação. Com 10 pontos ganhos, está a apenas um ponto do oitavo colocado, o baiano Vitória, que soma 11 pontos. Por outro lado, tem apenas três pontos de vantagem sobre o 13º colocado, o primeiro dos quatro da zona de rebaixamento, o brasiliense Minas Icesp, de sete pontos.

Nesta quinta-feira, às 19h, no estádio José Liberatti, o São José encontrará um Audax tranquilo, mas ainda precisando de bons resultados para confirmar classificação. Com 16 pontos, ocupa a sexta posição.

O time joseense vai também animado pela participação positiva nos Jogos Regionais. Na terça-feira, conquistou a medalha de ouro sem dar chances aos adversários e ainda readquiriu ritmo de competição. A atacante Michele Carioca voltou de contusão e mostrou que novamente poderá ser uma opção importante.

O técnico Cleber Arildo não antecipou a escalação joseense. A provável: Zanny; Poliana, Lígia Moreira, Nath Rodrigues e Rafa Martins; Edna Baiana, Natsumi, Carlinha e Di Menor; Michele Carioca e Fernanda Tipa.

Exposição

Confira o material enviado por Luiz Fischer, da assessoria de Imprensa da secretaria de Esporte Qualidade de Vida.

A exposição “Meninas da Águia: da Base à Seleção” começou nesta quarta-feira (10), no Center Vale Shopping. A atração, que vai até 21 de julho, oferece ao público troféus, medalhas, camisas, fotos e matérias publicadas sobre o futebol feminino da cidade.

É possível conferir também a nova versão da camisa oficial, que ganhou um brilho especial com estampas de quatro estrelas acima do escudo do time. São as três conquistas das Libertadores (2011, 2012 e 2014) e o Mundial que foi vencido em 2014.

Na abertura da exposição, representantes de várias entidades esportivas e pessoas ligadas ao esporte visitaram a mostra. Atletas da equipe também prestigiaram o evento.

Quem for à exposição aos fins de semana também poderá participar de atividades interativas, como o Campeonato de Embaixadinhas e a Competição de Mini-gol, que serão acompanhadas pelas próprias jogadoras da Águia. Além de sorteios de camisas e bolas oficiais.

Títulos

A mostra retrata a história da equipe joseense, que é a maior vencedora das Libertadores Feminina, com três títulos. Além de ser a única do continente a ter conquistado o Mundial de Clubes.

Para os coordenadores e técnicos da Secretaria de Esporte e Lazer, essa exposição retrata o futebol feminino da cidade, mostrando todas suas histórias e conquistas e também uma forma de homenagear todos que participaram destas conquistas.

História

A história da equipe se inicia no fim da década de 1980 e início da década de 1990, quando o São José conquistou o Campeonato Paulista de 1991. O destaque daquele ano foi a goleira Meire, que foi convocada pela Seleção Brasileira no Mundial de 1991.

Na década de 2000, o São José começou a disputar os Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, conquistando títulos e mostrando a força do futebol feminino na cidade.

O São José Futebol Feminino definitivamente ficou no centro das atenções em 2007, com a contratação da atacante Cristiane, com passagem pela Seleção Brasileira.

A partir de 2010, o São José Futebol Feminino ganhou o cenário estadual, nacional e internacional. Conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil, tricampeonato da Libertadores e a conquista inédita do Mundial de Clubes, no Japão, além do tricampeonato estadual.

Além do fortalecimento na equipe de Alto Rendimento, mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, a equipe conta com uma base vitoriosa: o Programa Atleta Cidadão.

flor

Categorias de base

As categorias de base envolvidas são a sub-13, sub-15 e sub-17, esta última com destaque no cenário estadual, chegando à final do Campeonato Paulista da categoria em 2017, sendo vice-campeã.

Em 2018, o time conquistou a Copa Gevi (Série Prata), em Itaquaquecetuba, os Jogos Regionais, em Ilhabela/São Sebastião, tendo a integração com a equipe adulta. A equipe ainda faturou o Campeonato Estadual, disputado em São Paulo. No Campeonato Paulista Sub-17, chegou até a semifinal.

O Sub-13 também tem uma conquista em 2018: o Campeonato Estadual, em São Paulo.

De forma inédita, o Atleta Cidadão disputou o Torneio da FPF (Federação Paulista de Futebol), em Araraquara, com a categoria Sub-14, havendo a integração das categorias sub-13 e sub-15. As atletas ficaram em terceiro lugar.

Serviço

A exposição “Meninas da Águia: Da Base à Seleção”, começou nesta quarta-feira e vai até o dia 21. O horário de segunda a sábado vai das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 21h. O Centervale Shopping fica na Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 9.403, Jardim Oswaldo Cruz. A entrada é gratuita.

Nas imagens, Michele Carioca (camisa 11) vibrando em um gol do São José nos Jogos Regionais (foto de Tião Martins/PMSJC) e a exposição aberta nesta quarta-feira (Divulgação).

Comentário

comentário