São José volta aos treinos para um Paulista diferente

O São José voltou aos treinos nesta segunda-feira, depois de sustentar posição na divisão de elite do Campeonato Brasileiro e antes do Campeonato Paulista, que terá nova fórmula de disputa. Duas jogadoras receberam proposta de transferência internacional e foram embora. Outras quatro estão liberadas e abrem vagas para a contratação de reforços.

No dia 24 de junho, pela 15ª e última rodada da fase de classificação do Brasileirão, o São José conseguiu terminar entre os 12 melhores que continuam garantidos na principal divisão de elite do país. O time venceu em Santa Catarina e foi favorecido por tropeços do Botafogo e Minas Brasília.

O objetivo inicial era disputar o Brasileirão tentando uma das oito vagas das quartas de final e sem maiores preocupações com o risco de rebaixamento que atingiria os quatro últimos dos 16 participantes. Outro desafio seria uma readaptação interna, porque o técnico Adilson Galdino Santos foi embora dias antes da estreia, levado pelo concorrente Real Brasília. No lugar, Nedilson de Oliveira estrearia no futebol feminino.

Com a permanência na Série A-1 do Brasileiro assegurada, o São José teve uma folga geral de alguns dias e o descanso terminou neste segunda-feira. Assim, começou a preparação para o Campeonato Paulista que deverá ter o início programado para o final de agosto ou começo de setembro.

“Foi um período importante para todos nós, para que pudéssemos recarregar as baterias e voltar com uma energia renovada. Conseguimos a permanência no Campeonato Brasileiro e isso não foi fácil, vide que lutamos até o final por ela. Temos um mês até a disputa do Campeonato Paulista, período que usaremos para promover mudanças, corrigir erros e também valorizar os pontos positivos que construímos no primeiro semestre”, disse o treinador.

Diferente

Ainda nesta semana, a Federação Paulista de Futebol divulgará as diretrizes da competição e a principal novidade virá na fórmula de disputa. Depois de anos com uma primeira fase de equipes divididas em grupos regionalizados, as 12 participantes deverão se enfrentar em turno único de 11 rodadas. Na sequência, as quatro melhores fariam as semifinais e as quatro seguintes (da quarta colocação à oitava), as semifinais da Copa Paulista.

Estão confirmados no Paulista: São José, Taubaté, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Ferroviária de Araraquara, Portuguesa, Red Bull Bragantino, Nacional de São Paulo, Realidade Jovem de São José do Rio Preto e a novidade Bola Mágica de Pindamonhangaba.

O time

O São José voltou aos treinos sem as atacantes Sisi e Verônica, titulares em quase todas as partidas do Brasileirão, principalmente nas últimas rodadas. A primeira recebeu proposta de um clube de Portugal e a segunda, de um do México.

Das jogadoras pouco aproveitadas no Brasileirão, quatro foram liberadas e abrem vagas para reforços que já estão sendo sondados. A lateral Natália Oliveira, a meio-campista Luana Marques e as atacantes Adyla e Brenda.

Na foto (de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino), a zagueira Letícia Fagundes em um treino.

Comentário

comentário