Seleção do rugby viaja com jogadores da região
Com cinco jogadores do Jacareí e dois do São José, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV prepara viagem à Ásia para um importante amistoso que vale pontos no ranking mundial.
Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
Novembro é o mês tradicional de amistosos internacional do Rugby XV masculino, com todas as principais seleções do mundo indo a campo por pontos preciosos no Ranking Mundial. Pela primeira vez na história, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV visitará Hong Kong para duas partidas.
Os dois times já duelaram duas vezes na história, com a última sendo em julho deste ano, em São Paulo, vencida pelo time asiático por apertados 26 a 25. No momento, Hong Kong China ocupa o 24º lugar no Ranking Mundial e o Brasil o 29º, com uma vitória podendo render ao Brasil uma subida de até 6 posições, dependendo dos resultados dos outros jogos da janela.
Os duelos são parte da preparação brasileira para os jogos decisivos de 2025 pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027, para a qual os Tupis buscam inédita e histórica classificação.
Embarque
Os Tupis viajarão no sábado, dia 2, e o treinador Emiliano Caffera convocou 28 atletas para a viagem, com algumas novidades. A base do elenco segue sendo o Cobras Brasil Rugby, a franquia brasileira que atua na liga profissional sul-americana, o Super Rugby Américas, garantindo entrosamento maior do elenco. Porém, os embates na Ásia renderam a convocação de sete atletas que atuam no exterior.
O pilar “Nelson” Rebolo, que atua na Major League Rugby norte-americana, o pilar Matheus “Blade” e o centro e abertura Moisés Duque, que atuam no rugby português, já tinham defendido o Brasil diante de Hong Kong em julho e seguem no time, assim como o pilar Leonel Moreno, que agora defende a Lazio, no Campeonato Italiano.
Vindo da Itália, um dos mais aguardados retornos é o de Matteo Dell’Acqua, segunda e terceira linha, capitão do Reggio, semifinalista italiano na última temporada. O pilar Caique Segura também voltará a defender o Brasil, vindo do rugby francês, ao passo que a grande novidade é o debutante Théo Bastardie, que fará seu primeiro jogo pelos Tupis.
Bastardie é neto de brasileira e será o primeiro atleta a defender o Brasil enquanto atua no Top 14, o Campeonato Francês de Rugby, a liga mais rica do mundo e uma das quatro grandes ligas do rugby mundial. Bastardie defende o Vannes e atua como ponta. Por outro lado, Carlo Mignot, que também joga na França, não estará disponível para novembro.
Acirrado
“No meio ano tivemos um jogo muito acirrado contra Hong Kong e perdemos no detalhe. Treinamos muito duro agora para jogarmos na casa deles e sairmos com a vitória”, comentou Lucas Spago, que protagonizou um capítulo memorável dos duelos entre Brasil e Hong Kong. Em 2019, os asiáticos enfrentaram o Brasil na categoria sub 20 e Spago desferiu o chute da vitória brasileira no finzinho do duelo. “A energia do time está muito boa e é foco total. É uma grande felicidade termos esses dois jogos pela frente e vamos com tudo”, finalizou o scrum-half que atual nos Cobras e no Pasteur.
“Estou muito feliz de voltar a jogar com a seleção, porque como muito de estar com os atletas. Sou muito mais brasileiro do que italiano e estar com a seleção é motivo de muito orgulho, mexe com meu coração”, comentou Mateo Dell’Acqua, celebrando seu retorno aos Tupis.
“Espero que nosso time siga crescendo e o jogo com Hong Kong é muito importante. É importante voltar a enfrentar um time que já encaramos neste ano, o que é importante para ver como melhoramos. No ano que vem, jogamos por vaga na Copa do Mundo, então estamos perto de jogos muito importantes”, completou.
Convocados
Primeiras linhas
Caique Segura (Lannemezan, França)
Endy Willian Pinheiro (Cobras/Curitiba)
Henrique Ferreira (Cobras/Pasteur)
João Lucas Marino (Cobras/Jacareí)
Leonel Moreno (Lazio, Itália)
Levy Marinho (Cobras/Jacareí)
Wilton “Nelson” Rebolo (Los Angeles, EUA)
Matheus “Blade” Rocha (CDUL, Portugal)
Segundas linhas
Ben Donald (Cobras)
Gabriel “Fúria” Oliveira (Cobras/Jacareí)
Gabriel Paganini (Cobras/Poli)
Hélder Bryan Lúcio (Cobras/Poli)
Matteo Dell’Acqua (Valorugby Reggio, Itália)
Terceiras linhas
Adrio de Melo (Cobras/Pasteur)
Cléber “Gelado” Dias (Cobras/Poli)
Matheus “Nego” Augusto (Cobras/Jacareí)
Rafael “Latrell” Texeira (Cobras/São José)
Scrum-halves
Felipe “Felipinho” Gonçalves (Cobras/Pasteur)
Lucas “Spaguinho” Spago (Cobras/Pasteur)
Aberturas
João Amaral (Cobras/SPAC)
Moisés Duque (Académica, Portugal)
Nicolas Azevedo (Jacareí)
Centros
Lorenzo Massari (Cobras)
Robert Tenório (Cobras/ Poli)
Victor “Feijão” Silva (Cobras/São José)
Pontas/Fullbacks
Daniel “Maranhão” Lima (Cobras/Poli)
Lucas “Zé” Tranquez (Cobras/Poli)
Théo Bastardie (Vannes/França)
Comissão técnica
Head Coach: Emiliano Caffera
Assistente técnico: Maximiliano Bustos
Assistente técnico: Joaquín Luchetti
Preparador físico: Simon Coulter
Analista de Desempenho: Walter Schildberg
Manager: Felipe Braun
Fisioterapeuta: Hugo Silva
Médico: Henrique Von Rondow
Nutricionista: Letícia Takarabe
Na foto (de Bruno Ruas), o jacareiense Matheus Augusto em partida recente da seleção.