Seleção feminina de rugby viaja para a Austrália

Novamente com a joseense Mariana Nicolau e contando com o retorno de uma outra jogadora também importante, a Seleção Brasileira Feminina de Rugby já viajou para a etapa australiana do Circuito Mundial no final deste mês.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

As Yaras embarcaram no sábado (20) para a Austrália, onde disputarão a 3ª etapa do Circuito Mundial de Sevens, que conta com 8 etapas ao todo e se encerra às vésperas dos Jogos Olímpicos, em junho. O Brasil já está entre as participantes do torneio olímpico e jogará a temporada toda entre as 12 melhores seleções do mundo ocupando, no momento, o 8º lugar geral.

Para a etapa de Perth, o treinador Will Broderick manteve a base de atletas que começaram a temporada e fizeram grandes campanhas em dezembro em Dubai (8º lugar na 1ª etapa) e Cidade do Cabo (9º lugar na 2ª etapa). Das 13 atletas que viajam, 12 estiveram nos torneios de dezembro, com a única ausência sendo Andressa Alves, por lesão. Para seu lugar, a grande novidade é a volta de Raquel Kochhann, uma das atletas mais experientes das Yaras, e que não jogava pela equipe desde 2022.

Recuperada

Raquel recebeu em 2022 a notícia de que precisaria passar por tratamento contra um câncer de mama. Desde então, enquanto se tratava, a atleta gaúcha de 31 anos, que jogou dois Jogos Olímpicos (2016 e 2020) e foi medalhista de bronze com as Yaras no Pan de 2015, seguiu treinando com o grupo e almejando o retorno aos gramados.

“No período das quimioterapia, me mantive treinando. Eu sempre quis ser atleta e o ambiente e a energia do nosso grupo me fazem bem, o que foi essencial para manter a força mental para seguir em frente”, comentou a atleta. “É uma grande conquista estar de volta ao time principal e a uma etapa de Circuito Mundial. Eu quero jogar novamente uma Olimpíada e estou muito feliz. Meu foco são as pequenas conquistas e esta de ir para a Austrália é mais uma. Quero agradecer a todo mundo que torceu por mim e mandou as energias positivas”, completou.

A recuperação de Raquel motiva o time todo, como ressaltou o treinador Will Broderick. “De verdade, eu não sei como ela conseguiu. Eu tinha minhas preocupações, mas não estava contando com a força que ela tem. Ela é incrível, é uma referência”.

A disputa

A terceira etapa do SVNS 2023-24 será disputada em Perth, na Autrália. O Brasil está no Grupo B que também conta com França, Ilhas Fiji e Espanha. Estão no Grupo A: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e África do Sul. No Grupo C: Nova Zelândia, Estados Unidos, Irlanda e Japão.

As Yaras terão dois jogos na sexta-feira (26), nos seguintes horários de Brasília: Fiji, 01h00 e França, 06h10. No sábado: Espanha, 11h00.

As convocadas

1. Mariana Nicolau (São José) – SP

2. Luiza Campos (Charrua) – RS

3. Rafaela Zanellato (Curitiba) – PR

4. Gisele Gomes (Leoas de Paraisópolis) – SP

5. Thalia Costa (Delta) – PI

6. Isadora Lopes (Melina) – MT

7. Aline Furtado (USP) – SP

8. Marina “Tchoba” Fioravanti (Band Saracens) – SP

9. Gabriela Lima (El-Shaddai) – RJ

10. Raquel Kochhann (Charrua) – RS

11. Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis) – SP

12. Thalita Costa (Delta) – PI

13. Yasmim Soares (Melina) – MT

Na foto (de Mike Lee/World Rugby), Raquel Kochhann em uma das suas últimas partidas pela Seleção.

Comentário

comentário