Semana de Vela de Ilhabela já está nos planos

A maioria dos principais velejadores do país já começa a disputar competições pensando em preparação e crescimento para Semana de Vela de Ilhabela, a última de julho. O estadual de Oceano tem sido um desses eventos.

Confira no material enviado pela On Board Sports, assessoria de Imprensa.

O Inaê Soto Amstel Ultra vem de boa participação no Paulista de Oceano, em Santos. A regularidade apresentada na competição no último final de semana motivou a equipe comandada por Bayard Neto a ajustar os detalhes que faltam em busca do pódio nas principais competições do calendário da classe ORC.

O barco precisou superar algumas adversidades, mas a tripulação não se abateu e assegurou três vezes um lugar no top 4, nas três regatas disputadas. O saldo final foi positivo, com foco no próximo desafio, a Semana de Ilhabela, que acontece entre os dias 23 a 30 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

“Essas regatas serviram como um treino e um aprimoramento para a Semana de Ilhabela. Temos mais um treino previsto, provavelmente na cidade, quando teremos a equipe em suas posições definitivas para fazermos um papel bacana na Semana de Vela”, disse Bayard Neto.

A competição

Uma regata de percurso de 32 milhas, com ventos médios e rondados abriu a disputa no Litoral Paulista. O veleiro cometeu erros táticos estratégicos, mas velejou em um nível satisfatório. A quarta colocação foi vista de forma positiva pelo grupo.

No segundo dia, os ventos fortes e mar agitado foram desafios extras. A equipe ainda teve de lidar com a ausência de um tripulante, mas fez novamente um quarto lugar, em uma regata barla sota sem percurso construído. As condições dificultaram bastante as velejadas e as manobras do barco.

No terceiro dia, o mar estava mais baixo, com poucas e espaçadas ondas. O vento demorou a entrar. Só foi possível a disputa de uma regata, e o Inaê Soto Amstel Ultra terminou mais uma vez em quarto.

Uma das grandes virtudes da tripulação foi a capacidade de encontrar soluções rápidas em meio às dificuldades. O time mostrou um salto em relação às semanas anteriores e indicou que pode desempenhar um papel ainda melhor em Ilhabela.

“Tivemos três dias de trabalhos intensos. Foram apenas três regatas, mas debaixo de condições adversas. Apesar das mudanças, a equipe demonstrou bastante competitividade e reação aos problemas que nós enfrentamos nos três dias. Corrigimos os erros com bastante atitude e rapidez. Isso é bastante importante”, avaliou Bayard Neto.

Na foto (Divulgação), o barco Inaê Soto Amstel Ultra durante regata em Santos.

Comentário

comentário