Semana de Vela terá novidades na pontuação

As disputas na principal competição continental de vela, que novamente movimentará a última semana de Ilhabela. provavelmente ficarão mais acirradas. A comissão organizadora decidiu por uma alteração no regulamento que definirá os vencedores e espera regatas ainda mais emocionanantes.

Confira no material enviado por Flávio Perez, da On Board Sports, assessoria de Imprensa do evento.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval adotará um novo sistema de pontuação na 51ª edição, que será disputada de 20 a 27 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

O método de high point será aplicado nesta competição, que é o oposto ao das regatas olímpicas.

Na SIVI deste ano, o barco que terminar em primeiro lugar receberá pontos equivalentes à quantidade de inscritos na sua classe. O segundo lugar receberá o número total de inscritos menos um ponto, e assim sucessivamente.

Em paralelo ao evento, será disputado o Campeonato Brasileiro de Oceano, exclusivo para as categorias ORC, BRA-RGS e Clássicos. O evento termina no dia 26, um dia antes da SIVI Daycoval

Para dar ainda mais emoção às disputas, a regata de maior percurso terá o coeficiente 1.50 aplicado. A prova em questão provavelmente será a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, que abre as disputas em 21 de julho com mais de 55 milhas de distância.

Até o fim

Além disso, na última regata válida ou única regata válida do dia final, ou seja, na sexta-feira, 26 de julho, será aplicado o coeficiente 1.20. “O sistema de pontuação pode acarretar dois campeões diferentes no evento: o da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval e o do Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica.”

“Todos que forem correr o Campeonato Brasileiro de Oceano terão essa nova pontuação, mas o campeonato termina um dia antes. E a última regata terá 1.2 de pontuação. Para todas as outras classes, sendo brasileiro ou não, a regata longa terá peso de 1.5″, disse Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI Daycoval.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval será composta por até 12 regatas para as classes C-30 e dez para as demais classes. Se forem realizadas cinco ou mais regatas, a pontuação de um barco na série será a soma total de seus pontos, excluindo-se o pior resultado.

”O sistema high point já vem sendo usado em outros lugares do mundo com muito sucesso. Esse ano a gente sugeriu que a SIVI adotasse o métedo e o Brasileiro de Oceano também vai ser apurado no high point. É coerente naquilo que vai acontecer no resto do mundo”, explicou Bayard Neto, comodoro da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

O evento

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.

Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.

O patrocinador

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

Na foto (de On Board Sports/Divulgação), barcos durante uma das regatas do ano passado.

Comentário

comentário