Skate brasileiro alcançou todos os pódios no Rio

Com sete medalhas, o Brasil o Brasil foi o único país a subir em todos os pódios do sakete do STU Pro Tour Rio. A joseense Pâmela Rosa foi a quarta colocada em sua categoria.

Confira no material divulgado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

O Skateboarding nacional foi soberano nas finais do STU Pro Tour Rio de Janeiro, sendo o Brasil o único país a conquistar pódio em todas as categorias de disputa. Foram sete medalhas e 13 representantes nas finais, com direito a pódio triplo no Park masculino e bronze no feminino e título no Street feminino e pódio duplo no masculino. Além de um pódio triplo no Paraskateboarding Street, em disputas que também contaram com nomes internacionais.

Depois de quase 30 horas de uma chuva insistente e ininterrupta, que começou às 14h de sábado (19), interrompendo e adiando duas das quatro semifinais, e só terminou às 19h30 de domingo (20), a Praça Duó pôde, enfim, conhecer os campeões do STU Pro Tour Rio de Janeiro.

Street

No Street feminino, Rayssa Leal se sagrou campeã, com a australiana Chloe Covell em segundo lugar e a espanhola Daniela Terol na terceira posição. Pâmela Rosa, na quarta posição, e Isabelly Ávila, em sexto lugar, também representaram o Brasil.

“Cada ano é uma experiência diferente. Vim pra cá com a mentalidade de fazer algo que nunca tinha feito antes. Acho que nunca fiz uma linha tão pesada como fiz aqui hoje. Em todas as fases busquei dar o meu melhor e esse algo diferente para o público. Só de estar aqui mais um ano, na mesma pista, e saber que posso fazer mais é muito gratificante. Até duas horas atrás a gente estava orando para não chover mais, depois vi a galera toda secando a pista e, agora, estou aqui, toda molhada, mas de suor. Fiz tudo o que meu técnico pediu, não queria mudar nada, falei que seria do jeito dele e esse campeonato é para ele”, comemorou Rayssa Leal.

No masculino, Gabryel Aguilar e Ivan Monteiro garantiram um pódio duplo para o Skateboarding brasileiro, com a segunda e a terceira posição. O primeiro lugar ficou com o argentino Matias Dell Olio em uma final que ainda teve Filipe Mota.

Park

Entre as mulheres, Raicca Ventura garantiu o Brasil no pódio com o terceiro lugar. Fernanda Tonissi e Yndiara Asp também representaram o Skateboarding nacional, com a quinta e a sexta colocação, respectivamente. O primeiro lugar ficou com a britânica Sky Brown e a segunda posição com a australiana Arisa Trew.

“Estou feliz demais de estar no pódio com essas duas monstras, porque elas andam muito. Foi louca e bem emocionante essa final. Cada uma conseguiu fazer seis voltas, já estava bem cansada na última, mas essa é a essência do skateboarding. Queremos é andar muito e nos divertir. A gente já estava quase sem esperança, por conta de tanta chuva. Eu achava que não rolaria mais nada mesmo, porque já era noite. Daí, finalmente, parou de chover e só falei ‘obrigada, meu Deus, a gente estava esperando muito por essa final’. E chegar ao pódio foi um desfecho lindo pra mim”, destaca Raicca Ventura.

No masculino, a chuva voltou a cair quando os skatistas já haviam completado quatro voltas cada um e a final precisou ser interrompida. Luigi Cini se sagrou campeão em um pódio triplo para o Brasil, com Gui Khury em segundo lugar e Pedro Barros em terceiro. Kalani Konig, na sexta posição, foi mais um representante do Skateboarding brasileiro na final.

“Ficamos o dia inteiro nessa apreensão, sem saber se haveria a final, mas graças a Deus aconteceu e estou feliz demais por ter vencido e de ter ao meu lado no pódio meu irmão, o Gui. Somos muito amigos mesmo e é uma realização vê-lo cada vez melhor também. Temos sete anos de diferença, somos da mesma Curitiba e estamos sempre juntos. No fim, a chuva voltou a cair e acabei sendo confirmado como campeão. Valeu muito a espera”, comemora Luigi Cini.

Paraskateboarding

A chuva impediu a realização das disputas de Park do Paraskateboarding, mas o Street conseguiu ser realizado no domingo (20).

O título da modalidade ficou com Kaue Augusto, de Três Corações (MG). Felipe Nunes, de Curitiba (PR), foi o segundo colocado, com David Soares, de Sarandi (PR), em terceiro lugar.

flor

Resultados finais

Street Feminino

1ª – Rayssa Leal (BRA) – 82,80

2ª – Chloe Covell (AUS) – 79,13

3ª – Daniela Terol (ESP) – 75,39

4ª – Pâmela Rosa (BRA) – 60,60

5ª – Miyu Ito (JAP) – 60,00

6ª – Isabelly Ávila (BRA) – 50,40

Street Masculino

1º – Matias Dell Olio (ARG) – 84,76

2º – Gabryel Aguilar (BRA) – 83,16

3º – Ivan Monteiro (BRA) – 82,82

4º – Jhancarlo Gonzales (COL) – 71,94

5º – Filipe Mota (BRA) – 63,12

6º – Gin Woo (JAP) – fora da final por lesão

Park Feminino

1ª – Sky Brown (GBR) – 90,50

2ª – Arisa Trew (AUS) – 86,67

3ª – Raicca Ventura (BRA) – 80,00

4ª – Sakura Yosozumi (JAP) – 78,98

5ª – Fernanda Tonissi (BRA) – 76,67

6ª – Yndiara Asp (BRA) – 74,33

Park Masculino

1º – Luigi Cini (BRA) – 88,11

2º – Gui Khury (BRA) – 87,00

3º – Pedro Barros (BRA) – 85,50

4º – Collin Graham (EUA) – 84,00

5º – Yuro Nagahara (JAP) – 81,25

6º – Kalani Konig (BRA) – 80,07

Paraskateboarding Street

1º – Kaue Augusto (BRA) – 79.72

2º – Felipe Nunes (BRA) – 76.00

3º – David Soares (BRA) – 75.00

4º – Tony Alves (BRA) – 72.59

5º – Dan Mancina (EUA) – 60.02

6º – Leo Almeida (BRA) – 42.33

7º – Daniel Amorinha (BRA) – 41.56

8º – Andy Hernandez (EUA) – 25.11

9º – Anthony Ferraro (EUA) – 20.00

Na foto (de Pablo Vaz/STU), o skatista Luigi Cini em uma das suas manobras.

Comentário

comentário