Skatista joseense fecha etapa de treinos para Paris

A skatista joseense Pâmela Rosa já voltou dos Estados Unidos onde parte da seleção brasileira olímpica realizou a última etapa de treinos coletivos antes do embarque para os Jogos Olímpicos de Paris.

Confira no material enviado pela assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSK).

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu na semana passada, entre segunda (01) e sexta-feira (05), mais um período de preparação com a Seleção de Street na Califórnia, nos Estados Unidos. O trabalho, que já havia sido realizado antes das duas últimas etapas classificatórias para Paris 2024, integra a reta final de planejamento para as Olimpíadas.

As sessões de treino foram realizadas na pista da Primitive e na Chevy Chase. Participaram dos trabalhos Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Pâmela Rosa. A comissão técnica da Seleção Brasileira foi representada pelo consultor técnico Rogério Mancha, pelo fisioterapeuta Carlos Barreto e pelo coordenador técnico Julio Detefon.

“Foi muito importante a gente acompanhar os atletas que fazem parte da Seleção Olímpica, o Kelvin, o Giovanni e o Felipe Gustavo, na última competição antes das Olimpíadas, que foi o X Games (Ventura / Califórnia – EUA). Embora a competição não tenha o sistema olímpico, ela é importante para ver como está o desempenho, acompanhar os atletas. Acompanhamos também o Felipe Gustavo e o Giovanni em treinos na Califórnia, na Chevy e na Primitive, que é uma pista particular. Acompanhamos também a Pâmela na Chevy e isso foi importante. Estamos a poucos dias da Olimpíada e como foi divulgada a área da pista, foi um momento também de conversar sobre a pista em Paris, manobras, estratégias”, comenta Rogério Mancha, consultor técnico da Seleção Brasileira de Street.

No limite

Somente Brasil e Estados Unidos alcançaram o feito de classificar o limite máximo de 12 skatistas para as Olimpíadas. No Street, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Kelvin Hoefler, Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa e Rayssa Leal são os nomes que representam o skateboarding brasileiro. No Park, os classificados são Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros, Dora Varella, Isadora Pacheco e Raicca Ventura.

Dentro da reta final de preparação, a Seleção Brasileira de Park realiza um período de treinamento em Florianópolis (SC) entre os dias 5 e 22 de julho. Antes do desembarque em Paris, as Seleções de Street (18 a 21 de julho) e Park (29 a 31 de julho) ainda realizam um período de aclimatação em Lisboa (POR).

“Estamos procurando oferecer a melhor estrutura possível aos skatistas nessa reta final de preparação. A segunda janela de classificação, com os eventos em Xangai (CHN) e Budapeste (HUN), já foi bem intensa tanto fisicamente quanto psicologicamente. Então, esse momento é entender as necessidades específicas de cada um e como podemos ajudá-los a chegar da melhor maneira em Paris, que com certeza será uma Olimpíada de nível técnico altíssimo e ainda mais difícil do que Tóquio. Considerando os contextos individuais, decidimos trabalhar com o Street nos Estados Unidos e com o Park em Florianópolis. E as duas delegações desembarcam antes em Portugal para um período de aclimatação”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

flor

Em Paris

Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Em Paris, as disputas serão realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.

No Street, tanto na primeira fase quanto na final, cada skatista realizará duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final será composta pela somatória da volta e das duas manobras de maior nota.

No Park, a primeira fase e a final serão disputadas com três voltas de 45 segundos para cada skatista, valendo a apresentação de melhor nota.

Cronograma

Confira no fuso do horário brasileiro

Street masculino – 27 de julho (sábado) – 7h – preliminares / 12h – final;

Street feminino – 28 de julho (domingo) – 7h – preliminares / 12h – final;

Park feminino – 6 de agosto (terça-feira) – 7h30 – preliminares / 12h30 – final;

Park masculino – 7 de agosto (quarta-feira) – 7h30 – preliminares / 12h30 – final.

Nas imagens, Pâmela Rosa durante o torneio de classificação olímpica na Romênia ((olympics.com/Reprodução) e com a equipe nos Estados Unidos (foto de CBSK/Divulgação).

Comentário

comentário