Taubaté abre semana crucial dispensando o técnico

O Taubaté vive a sua semana mais tensa das últimas temporadas. No sábado, visitará o Rio Claro e precisará de uma vitória para sair de campo com a certeza de que permanecerá na Série A-2 do Campeonato Paulista. Empatando ou perdendo, dependerá de um insucesso do Audax Osasco para escapar de rebaixamento à Série A-3. A diretoria preferiu continuar sem o técnico Marcelo Martelotte no comando a equipe. A dispensa do treinador foi anunciada na manhã desta segunda-feira.

Na noite de sábado, quando recebeu o XV de Piracicaba, o Taubaté já sabia que uma vitória seria suficiente para a afastar qualquer risco de rebaixamento. Mas no primeiro jogo depois de consumada a eliminação antecipada, o time não teve forças para tirar o 0 a 0 do placar, mesmo contra um adversário já classificado e poupando titulares.

Sabendo que passaria a depender da sua última partida, o Taubaté ficou esperando os resultados de dois concorrentes que jogaram na manhã de domingo e também estavam ameaçados. Em casa, a Portuguesa Santista goleou o Lemense, por 5 a 0 e o Monte Azul fez os seus três prontos marcando 2 a 1 no Rio Claro.

Dois ameaçados

Agora falta a definição do outro time que cairá junto com o Red Bull Brasil, último colocado e de apenas seis pontos. O Audax Osasco, com 11 pontos e duas vitórias, permaneceu na penúltima colocação e o Taubaté, com 13 pontos e duas vitórias, na antepenúltima.

No sábado, às 15h, serão realizados todos os oito jogos da 15ª e última rodada da fase de classificação. O Taubaté, dependendo do próprio resultado, visitará o Rio Claro e com uma vitória garantirá permanência ao totalizar 16 pontos. Empatando ou perdendo, necessitará de um empate ou derrota do Audax Osasco como visitante do Oeste de Barueri. O time osasquense, vencendo, ultrapassaria o Taubaté na pontuação, ou no número de vitórias, porque ficaria com três contra duas.

O Taubaté vai encontrar um Rio Claro ainda não garantido entre os oito melhores que avançarão à segunda fase. Na sexta colocação e com 20 pontos, poderá ser ultrapassado por três concorrentes que estão fora da zona de classificação. Em Barueri, o vice-líder Oeste já tem a vaga garantida e ainda poderá tomar a liderança da Portuguesa, ou ser ultrapassado pelo terceiro colocado, o XV de Piracicaba.

Classificação e rodada

Depois de 14 rodadas, a classificação está assim: 1º – Portuguesa (29 pontos); 2º – Oeste (27); 3º – XV de Piracicaba (26); 4º – São Bento de Sorocaba e Linense (22); 6º – Rio Claro (20); 7º – Velo Clube de Rio Claro e Primavera de Indaiatuba (19); 9º – Lemense (18); 10º – São Caetano (17); 11º – Juventus e Portuguesa Santista (16); 13º – Monte Azul (15); 14º – Taubaté (13); 15º – Audax Osasco (11) e 16º – Red Bull Brasil (6).

A última rodada, no sábado, às 15h: Rio Claro x Taubaté, Oeste x Audax, Portuguesa x Portuguesa Santista, XV de Piracicaba x Primavera, São Bento x Velo Clube, Lemense x Linense, São Caetano x Juventus e Red Bull x Monte Azul.

Comando

Na manhã desta segunda-feira, por intermédio de uma nota, a diretoria do Taubaté anunciou a dispensa do técnico.

“O Esporte Clube Taubaté informa que chegou a um acordo para a rescisão de contrato do técnico Marcelo Martelotte. O Clube agradece os serviços prestados pelo profissional, que como treinador, ao todo, dirigiu a equipe em 62 partidas, e nesta passagem mais recente assumiu o comando durante a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista. As próximas atividades do elenco serão comandadas pelo auxiliar técnico Luciano Henrique e pelo gerente de futebol Fábio Gomes.”

flor

Sem entrevistas

A nota foi a única manifestação dos dirigentes. Também não foram disponibilizadas entrevistas com jogadores ou integrantes da comissão técnica. Mas como a falta de resultados positivos sempre provoca desgastes nas relações internas, é bem provável que a diretoria esteja tentando deixar o ambiente interno menos tenso.

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), Marcelo Martelotte orientando os jogadores durante uma parada de hidratação na visita ao Monte Azul.

Comentário

comentário