Taubaté acompanha seus representantes no Parapan

A forte equipe taubateana de paratletismo tem cinco representantes na delegação brasileira que foi ao Peru e começa a competir ainda nesta semana.

Confira no material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do Programa Esporte Para Todos.

Faltando poucos dias para a abertura oficial dos Jogos Parapan Americanos de Lima, que acontece na próxima sexta-feira, 23, a delegação brasileira do paratletismo já conhece a agenda completa de competições.

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, tem quatro paratletas servindo a Seleção Brasileira no Peru, e mais o treinador Guto Nascimento, que compõe o corpo técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro nesta modalidade. Os taubateanos estarão em ação nos cinco dias de disputas na capital peruana.

As provas do paratletismo serão disputadas de sábado (24), até o dia 28 (quarta feira), na Villa Deportiva Nacional – Videna, complexo poliesportivo onde fica o estádio de atletismo que também recebeu as disputas nos Jogos Pan Americanos.

As provas de pista serão realizadas em duas etapas, com classificatórias, e final. As provas de campo (saltos, arremessos e lançamentos), serão realizadas com final direta.

Programação

Confira a agenda completa dos taubateanos no Parapan de Lima (Horários de Brasília):

24 de agosto (sábado)

17h4 – Viviane Soares – 200m (T12) – Eliminatória bateria1/3
21h14 – Viviane Soares – 200m (T12) – Final

25 de agosto (domingo)

17h10 – Alessandro da Silva – Lançamento de Disco (F11) – Final
19h20 – Felipe Gomes – 400m (T11) – Eliminatória bateria 1/3
19h47 – André Rocha – Lançamento de Dardo (F53) – Final

26 de agosto (segunda-feira)

18h02 – Viviane Soares – 100m (T12) – Eliminatória bateria 1/3
19h25 – Felipe Gomes – 400m (T11) – Final
21h04 – Viviane Soares – 100m (T12) – Final

27 de agosto (terça-feira)

18h00 – André Rocha – Arremesso de Peso (F53) – Final
20h37 – Felipe Gomes – 100m (T11) – Eliminatória bateria 1/3

28 de agosto (quarta-feira)

17h33 – Felipe Gomes – 100m (T11) – Final
17h43 – Alessandro da Silva – Arremesso de Peso (F11) – Final

Taubateanos convocados

Guto Nascimento – Paratletismo

Técnico de atletismo da equipe Programa Esporte Para Todos e também treinador da Seleção Brasileira de Paratletismo. Vai para sua primeira participação em Jogos Parapan Americanos integrando a comissão técnica nacional.

André Rocha – Paratletismo

Compete na classe F53, e disputará as provas de Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo. Vai para sua segunda participação em Jogos Parapan Americamos.

Alessandro Rodrigo da Silva – Paratletismo

Compete na classe F11, e disputará o Arremesso de Peso e o Lançamento de Disco. Vai para sua segunda participação em Jogos Parapan Americanos.

Felipe de Souza Gomes – Paratletismo

Compete na classe T11, e disputará as provas de 100m e 400m.

Viviane Soares – Paratletismo

Compete na classe T12, e disputará as provas de 100m e 200m.
Foram convocados também os guias Jonas Alexandre e Newton Vieira, que competem com os paratletas Felipe Gomes e Viviane Soares, que são deficientes visuais.

Delegação

Serão 512 integrantes na missão brasileira, sendo 337 atletas, entre os quais atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, que não possuem deficiência, de 23 estados e do Distrito Federal em 17 modalidades.

Este número representa um acréscimo de 24% em relação ao time que ostentou o pavilhão nacional na última edição do Parapan, na cidade canadense de Toronto, em 2015.

O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Neste último, conquistamos 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

Para mais informações: www.lima2019.pe

Projeto

O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil. A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo, e Badminton.

Na foto (Divulgação), André Rocha que será uma das grandes atrações no Parapan.

Comentário

comentário