Taubaté apresenta técnico e avança na pré-temporada

A preparação do Taubaté para a temporada 2024 teve mais uma etapa aberta nesta terça-feira, com a entrevista coletiva de apresentação do técnico Wilson Júnior. O presidente Hélio Marcondes e o diretor-geral Guilherme Lipi também participaram de um encontro que revelou algumas diretrizes do planejamento.

Em maio, o Taubaté contratou Guilherme Lipi para reformular o futebol que vinha de uma campanha frustrante no Campeonato Paulista da Série A-2. Ex-Santos, Palmeiras e outros clubes, o dirigente passou a pensar em uma estrutura de acordo com as dimensões taubateanas e o orçamento disponível ou projetado.

Em agosto, o presidente Hélio Marcondes e Guilherme Lipi contrataram o técnico Wilson Júnior que estava livre de compromissos. Neste ano, o treinador trabalhou somente no começo do Campeonato Mato-Grossense, quando três derrotas com a Mixto de Cuiabá provocaram uma saída em comum acordo.

Antes de ir para Mato Grosso, Wilson Júnior estava credenciado pelo bom trabalho no Primavera de Indaiatuba, justamente um dos concorrente do Taubaté na Série A-2 de 2022. Ele assumiu na sétima rodada e além de afastar a equipe da zona de rebaixamento, chegou entre os oito que avançaram ao mata-mata das quartas de final.

Na coletiva desta quarta-feira, Wilson Júnior disse que estava afastado do futebol por motivos pessoais, mas que ao receber uma sondagem do Taubaté, ficou animado com o projeto. Inicialmente, com o presidente Hélio e o diretor Lipi, começou a trabalhar na montagem da comissão técnica e elenco.

Contratações

Um auxiliar técnico, um preparador físico e um analista de desempenho chegarão mais adiante, indicados por Wilson Júnior. O treinador também participa diretamente da escolha dos jogadores junto com o presidente Hélio e o diretor Lipi, sendo que alguns já estariam até com pré-contrato assinado.

“Com quase todos estão empregados e trabalhando em outros times, ainda não podemos divulgar nomes”, disse o diretor Lipi. “São jogadores que avaliamos pelas condições técnicas, mas também pelo caráter”, acrescentou Wilson Júnior.

Como cada equipe novamente poderá inscrever até 26 jogadores profissionais durante a primeira fase, Wilson Júnior conferiu que o grupo inicial deverá ter em torno de 22. O objetivo é deixar espaços para os garotos que defenderão o time na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro.

Primeiro treino

A apresentação geral para as primeiras atividades da pré-temporada está programada para o dia 20 de novembro. O campeonato da A-2 de 2024 novamente deverá começar na última semana de janeiro. Assim, haveria tempo suficiente para a disputa de jogos-treinos importantes para uma equipe nova e sem remanescentes do ano anterior.

Uma empresa especializada em manutenção de gramados já foi contratada e reformou o sistema de irrigação do Joaquinzão. Agora, o Taubaté procura uma outra empresa para recuperar o campo atual ou solucionar os problemas com troca completa. “Neste ano, por causa das chuvas da época, tivemos quatro ou cinco jogos em campo encharcado”, lembrou o presidente Hélio, pois trata-se de um fator que atrapalha mais o time que tem o compromisso de ganhar os pontos disputados em casa.

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), Guilherme Lippi, Wilson Júnior e Hélio Marcondes, logo após a entrevista coletiva na Loja do Burro, no Via Vale Shopping.

Comentário

comentário