Taubaté avança na Copinha como segundo do grupo

O Taubaté perdeu para o Botafogo na manhã deste domingo, por 2 a 0, mas avançou como segundo colocado do grupo disputado no estádio Joaquinzão. Agora, visitará o primeiro colocado do grupo de Guaratinguetá que tem o XV de Piracicaba e o gaúcho São José disputando a liderança. Depois de duas rodadas em tardes de dias úteis da semana, os torcedores taubateanos puderam comparecer em bom número, apesar das chuvas.

O quadrangular do Grupo 14 não teve classificados por antecipação nas duas primeiras rodadas e as duas vagas foram decididas somente na terceira e última, neste domingo. A rodada dupla começou bem cedo, às 8h45, com a preliminar entre o pernambucano Petrolina e a goiana aparecidense.

O Petrolina, com três pontos e dependendo apenas do próprio resultado, abriu 2 a 0 com gols de Christian (aos 36 minutos do 1º tempo) e Quinho (9 do 2º). A Aparecidense diminuiu com Iago (36) e virou para 3 a 2 no final com mais dois gols do seu artilheiro (44 e 47).

O placar de 3 a 2 para a Aparecidense, que de um ponto foi a quatro, deixou o Taubaté com a possibilidade de poder perder para o Botafogo por até três gols de desvantagem. E também confirmou o empate como um resultado suficiente para os taubateanos sustentarem a liderança.

O Botafogo, de três pontos, foi a campo com a necessidade de um empate para garantir a segunda vaga e eliminar a Aparecidense no saldo de gols, junto com o Petrolina. A vitória ainda deixaria o time carioca como primeiro colocado, ultrapassando o Taubaté, por seis pontos a quatro.

No campo

O Taubaté não contou com o volante Igor e o técnico Harley Dias, automaticamente suspensos por expulsão no 1 a 1 com a Aparecidense. O Botafogo ficou sem seis jogadores diagnosticados com Covid-19: Reydson, Kawan, Dudu, Gabriel, Pedro China e o goleiro Lucas Barreto.

Bem disputada, a partida estava equilibrada quando o Botafogo abriu o placar, aos 38 minutos. Em tabela pela direita, Raí recebeu ótimo passe aprofundado de Kauê e chutou cruzado, por baixo, no canto direito.

Os taubateanos reagiram com um segundo tempo de bom volume de jogo ofensivo. Entre as oportunidades de gol criadas, destaque para uma bicicleta do atacante Garcez, aos 16 minutos, que saiu passando perto do ângulo esquerdo.

Resistente e explorando os contra-ataques, o Botafogo foi garantir a vitória somente no final, aos 44 minutos. Raí fez ótimo cruzamento da ponta esquerda e o atacante Maranhão, subindo na segunda trave, cabeceou para baixo, deslocando o goleiro.

A disputa

A segunda fase da Copinha abrirá o mata-mata em partida única. Pelo regulamento, o Taubaté, como segundo colocado do Grupo 14, irá visitar o primeiro colocado do Grupo 13, de Guaratinguetá. Na inversão, o Botafogo, primeiro do 14, receberá o segundo do 13.

No Grupo 13, o XV de Piracicaba e o gaúcho São José de Passo d’Areia venceram nas duas primeiras rodadas e já eliminaram o Manthiqueira de Guaratinguetá e o baiano Vitória. Nesta segunda-feira, às 13h, o confronto direto da preliminar da terceira última rodada terá o XV com a vantagem do empate para sustentar a primeira colocação.

Como já está definido que o Manthiqueira não continuará na disputa, existe a possibilidade da desativação da sede de Guaratinguetá e com a sede de Taubaté recebendo a partida da próxima assim. Assim, o Taubaté continuaria contando com o apoio da torcida no Joaquinzão.

flor

Os times

O Taubaté, dirigido pelo assistente técnico Fred Testa Júnior: João Pedro; João Salles, Lucas Minhoca, Zé Roberto e Romero; Peloggia, Moisés (Gustavo Cabelo 22’/2º), Thiago Patto (Gustavo 45’/2º) e Sapata (João Wagner 45’/2º); Ewerton Pardal (Wellington 19’/2º) e Garcez (João Vinícius 29’/2º).

O Botafogo, do técnico Ricardo Resende: Marquinhos; Wendel Lessa, Carlos Henrique, Ewerton e Jefinho; Liberato, Kauê e Raí (Hugo Iglesias 46’/2º); Daniel Fernandes (Felipe 38’/2º), Gabriel Tigrão e Maranhão.

No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem contou com: Paulo Sérgio dos Santos (árbitro), Bruno Silva de Jesus (assistente 1), José Lucas Cândido de Souza, (assistente 2), Rogério Adalberto da Silva (quarto árbitro) Mário Nogueira da Cruz (analista de vídeo).

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), o lateral Romero tentando um passe entre dois botafoguenses.

Comentário

comentário