Taubaté defende posição bem longe de casa
O Taubaté visita o Grêmio Prudente neste sábado, às 16h e defenderá posição na concorrida zona de classificação do Campeonato Paulista da Série A-2. Para reduzir os efeitos de uma viagem de quase 700 quilômetros, a delegação embarcou na quinta-feira e com o time desfalcado de pelo menos dois titulares. O adversário tem apenas dois pontos de vantagem.
Na quarta-feira, pela 11ª rodada, o Taubaté recebeu o Rio Claro, venceu de virada fazendo 2 a 1 e voltou à zona de classificação como sexto colocado, passando de 13 a 16 pontos. No entanto, os demais resultados deixaram sete concorrentes colados com 15 pontos.
Durante a partida contra o Rio Claro o Taubaté perdeu dois jogadores que ficaram automaticamente suspensos. O goleiro Samuel Pires, um dos destaques do time, recebeu o terceiro cartão amarelo no quarto dos seis minutos dos acréscimos do segundo tempo, por retardar o reinício do jogo. O zagueiro David Cruz saiu expulso pelo segundo cartão amarelo minutos antes, aos 44.
O meia Claudinho e o zagueiro Marcão foram desfalques por contusão e o atacante Maykinho, pelo mesmo motivo, saiu substituído por Guthierres com menos de meia hora de partida. O volante Peloggia, aos 10 minutos do segundo tempo, foi outro que também saiu contundido.
Reforços contratados antes do final do prazo para novas inscrições, o volante Vinícius Kiss e o atacante Gleisinho estrearam durante a partida. O zagueiro Luanderson permaneceu no banco de reservas e o goleiro Douglas Baldini agora disputa com Paulo Mazoti a vaga aberta pela suspensão de Samuel Pires.
Contra o Rio Claro, o técnico Alberto Félix dirigiu a seguinte equipe: Samuel Pires; Caio Felipe, Frazan, David Cruz e Ailton Santos; Fernando (Vinícius Kiss 10’/2º), Pellogia (Éder 10’/2º) e Thiaguinho (Gleisinho 29’/2º); Maykinho (Guthierres 27’/1º), Matheus Batista (Allison 29’/2º) e Lucas Venuto.
A disputa
Os 16 times estão se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Aos final da atual primeira fase, os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão em busca de uma das duas vagas de acesso à Série A-1. Os dois últimos serão os rebaixados à Série A-3 e os seis restantes sairão eliminados, mas mantidos na divisão.
Na matemática das recentes temporadas anteriores, todos os times que passaram dos 14 pontos ficaram além da zona de rebaixamento, mantendo vaga na Série A-2. Todos os que chegaram aos 22 avançaram às quartas de final.
A classificacão, depois de 11 rodadas, está assim: 1º – Primavera de Indaiatuba (25 pontos); 2º – XV de Piracicaba (20); 3º – Capivariano e Grêmio Prudente (18); 5º – Taubaté (16); 6º – Santo André, Juventus, São José, Ferroviária de Araraquara, Oeste de Barueri, Votuporanguense e Ituano (15); 13º – Linense (11); 14º – São Bento de Sorocaba e Portuguesa Santista (9) e 16º – Rio Claro (7).
A 12ª rodada tem cinco jogos no sábado: Grêmio Prudente x Taubaté (16h), Capivariano x Primavera (15h), Santo André x Juventus (15h), Oeste x Linense (15h) e Votuporanguense x Rio Claro (18h). No domingo, os outros três: São José x São Bento (16h), XV de Piracicaba x Ituano (18h) e Ferroviária x Portuguesa Santista (17h).
Adversário e arbitragem
O Grêmio Prudente vem de um empate com o Juventus, em São Paulo, por 1 a 1. Levou um gol no começo do segundo tempo e igualou com o atacante Douglas Santos, aos 32. O meia Jonatha Carlos foi o desfalque por terceiro cartão amarelo.
Dirigido pelo técnico Sérgio Guedes, o Grêmio Prudente contou com: Omar; Lucas Marques (Cleiton Silva 46’/2º), Júnior Sergipano, Diego Jussani e Kaio Cristian; Bruno Henrique (Nonato 12’/2º), Santana (Kauan 26’/2º) e Wallace (Braga 12’/2º); Douglas Santos, Caio Mancha (Vitor Leque 12’/2º) e Vinícius.
No estádio Paulo Constantino, o Prudentão, a equipe de arbitragem terá: Gustavo Holanda Souza (árbitro), Robson Ferreira Oliveira (assistente 1), Gabriel Rodrigues Santos (assitente 2), Pedro Henrique Alves de Paula (4º árbitro) e Celso Barbosa de Oliveira analista de vídeo.
Na foto (de Victor Cônsoli/EC Taubaté), Matheus Batista, Guthierres e Caio Felipe na comemoração do primeiro gol dos 2 a 1 de quarta-feira contra o Rio Claro.