Taubaté e São José fecham fase com derrota
Na rodada que está fechando a fase de classificação do Paulistão feminino, com cinco das seis partidas na noite desta quarta-feira, o Taubaté levou uma goleada na visita ao Corinthians, mas confirmou qualificação à Copa Paulista. O São José, que precisava de um empate em casa com o São Paulo, acabou perdendo em despedida melancólica. O jogo do Pinda, valendo vaga no Brasileiro da Série A-3, foi novamente transferido para sexta-feira.
No estádio do Parque São Jorge, o Taubaté levou 5 a 0 do Corinthians, mas terminou na frente do Esporte Clube São Bernardo e do São José, ficando com a sétima colocação, a terceira e penúltima vaga do mata-mata da Copa Paulista. O time corintiano precisava de mais gols para melhorar o saldo e não conseguiu chegar entre os quatro semifinalistas.
As corintianas impuseram um ritmo forte no primeiro tempo e abriram 4 a 0, com gols de Jheniffer, aos 9 minutos; Grazi, aos 21; Jaqueline, aos 35 e Jheniffer, novamente, aos 36. O quinto e último veio somente aos 47 do segundo tempo, em pênalti cobrado por Tarciane.
O time taubateano, do técnico Arismar Júnior, atuou com: Yolanda; Jérika, Mariana Cristina, Hericka e Mariana; Tatá, Mística (Joyce – intervalo), Bárbara e Lene; Cacá (Tábata Vieira 40’/2º) e Keké.
Na semifinal da Copa Paulista, o Taubaté jogará contra o Red Bull Bragantino que perdeu o lugar na zona das semifinais e caiu à sexta colocação. Em Araraquara, a Ferroviária soube aproveitar o confronto direto e venceu por 3 a 2, conquistando a quarta e última vaga dos semifinalistas.
O vencedor de Taubaté e Red Bull Bragantino disputará o título da Copa Paulista contra o ganhador de um confronto entre o Corinthians, quinto colocado, e o São Bernardo. O time de São Bernardo do Campo levou uma goleada da Palmeiras, por 5 a 0, mas terminou na oitava colocação, pois o São José, nono colocado, perdeu em casa para o São Paulo.
Em São José
No estádio Martins Pereira, o São Paulo abriu o placar, aos 18 minutos, em falta cobrada por Micaelly. Rafa Travelão ampliou, aos 41 e a atacante Larissa Vasconcelos manteve as esperanças do São José marcando quase em seguida, aos 43.
Aos 39 do segundo tempo, o São José chegou perto de um empate quando a meio-campista Vitória Calhau cobrou uma falta que bateu no travessão e saiu. Aos 44, a trágica temporada joseense foi fechada quando a atacante Gláucia aproveitou um cruzamento da esquerda e acertou uma cabeçada fazendo 3 a 1.
O time joseense, do técnico Guilherme Giudice, atuou com: Zany; Aline (Luciene Baião – intervalo), Veronica Riveros e Karen; Rafa Marques, Sara, Vitória Calhau, Ju Oliveira e Juju (Rayane 39’/2º); Larissa Vasconcelos (Thainá 29’/2º) e Bea.
Pinda
A partida entre Portuguesa e Pinda, que de quarta-feira tinha sido remarcada para quinta, teve que ser adiada devido a ocorrência de fortes chuvas na cidade de Osasco, local do jogo. Agora, o confronto será realizado nesta sexta-feira, às 15h, no mesmo estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco.
Portuguesa e Pinda fazem o duelo que define o segundo classificado para o Campeonato Brasileiro Feminino A3 de 2023; a primeira vaga foi conquistada no último sábado, pelo EC São Bernardo. A partida segue com transmissão da Elevensports.
Semifinais
O Palmeiras, com a goleada sobre o São Bernardo, sustentou a primeira colocação. Nas semifinais enfrentará a Ferroviária, quarta colocada. O São Paulo, com os 3 a 1 da visita ao São José, terminou em segundo e enfrentará o Santos, que fez 4 a 0 no Realidade Jovem de São José do Rio Preto e confirmou a terceira colocação.
A fase de classificação será devidamente fechada na manhã desta quinta-feira, às 10h, com o Pinda visitando a Portuguesa no estádio do Canindé. Os dois times apenas cumprirão tabela, mas terão a motivação de buscarem a primeira vitória no campeonato e justamente no jogo de despedida.
Nas imagens, o Taubaté tentando segurar um ataque no Corinthians (Reprodução/TV FPF) e a lateral-esquerda joseense Juju entre duas são-paulinas (foto de Mariana Luz/Agência NTZ).