Taubaté empata e conhece os novos adversários

Na última rodada da primeira fase da Copa Paulista, o Taubaté recebeu a Portuguesa na tarde deste sábado e um empate por 0 a 0 foi ruim para os dois. Os taubateanos perderam a chance de terminar na primeira colocação do grupo e os lusos não conseguiram classificação à segunda fase.

No Grupo 3, o Taubaté totalizou 18 pontos e perdeu a liderança para o Juventus no número de vitórias, por 5 a 6. O time juventino sofreu derrota em casa, por 2 a 1, com o vitorioso Nacional conquistando a terceira vaga. A quarta ficou para o Desportivo Brasil de Porto Feliz, mesmo perdendo como visitante do Corinthians B, em Guaratinguetá, por 2 a 0.

Os demais resultados determinaram os quatro grupos da segunda fase. O Taubaté, no Grupo 5, enfrentará a Ferroviária de Araraquara (1ª do Grupo 1), o Esporte Clube São Bernardo (3º do Grupo 4) e o Atibaia (4º do Grupo 2). Será um quadrangular valendo duas vagas no mata-mata das quartas de final.

Os outros grupos ficaram assim: Grupo 6 – XV de Piracicaba, Água Santa de Diadema, Nacional e Mirassol. Grupo 7 – Juventus, Comercial de Ribeirão Preto, Internacional de Limeira e Santo André. Grupo 8 – São Caetano, Rio Claro, Linense e Desportivo Brasil

O jogo

No estádio Joaquim de Morais Filho, 708 torcedores pagantes proporcionaram a renda de R$ 4.920,00 e viram uma partida amarrada no primeiro tempo e um pouco mais solta no segundo.

Como precisava da vitória para confirmar vaga sem depender de outros resultados, a Portuguesa começou no ataque, obrigando o Taubaté a ter cuidados defensivos. No entanto, em um contragolpe, o Taubaté quase abriu o placar.

Aos 10 minutos, Lalau escapou pela ponta esquerda, cruzou na área e Rodriguinho, livre e de frente para o gol, chutou de primeira e errou ao procurar o canto esquerdo.

O lance alertou a Portuguesa para o risco de ir à frente e deixar a defesa exposta. Por isso, com os dois times mais preocupados em evitar erros de marcação, o primeiro tempo terminou sem emoções.

Na volta do intervalo e conhecendo os resultados desfavoráveis nas partidas dos concorrentes, Taubaté e Portuguesa deixaram o jogo mais aberto e movimentado.

Aos 31, em um passe aprofundado pelo meio da defesa da Portuguesa, Rodriguinho abriu ótimo passe para Lucas Grossi invadir a área pela meia direita e chutar ao alcance do goleiro Rafael Pascoal, que fez grande defesa.

A Portuguesa chegou bem perto da abertura do placar em um momento de pressão, aos 35 minutos. João Pedro, da entrada da área, chutou colocado no ângulo direito e a bola bateu no travessão com o goleiro Rafael Dida já deslocado.

Aos 42, a Portuguesa, com o atacante Thiago na entrada da pequena área, teve duas grandes chances na mesma investida. Na primeira, o goleiro Rafael Dida defendeu o chute e na segunda, o lateral-direito Yanaiã, quase em cima da risca, salvou uma cabeçada do rebote.

Os times

O Taubaté, do técnico Ivan Izzo, jogou com: Rafael Dida; Ynaiã, Henrique, Rafael Castro e Diego; Anderson, Elivelton e Velicka (Branquinho 21’´/2º); Elorhan (Lucas Grossi 21´/2º), Rodriguinho e Lalau (Elton Morelato 40´/2º).

A Portuguesa, do técnico e ex-lateral-direito Zé Maria, jogou com: Rafael Pascoal; Igor, Leonardo, Guilherme Garutti e Cesinha; Jonatas Paulista, Graxa e Doda (João Pedro 14´/2º; Fernandinho, Luizinho e Clebinho (Thiago 22´/2º).

No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem contou com: Flávio Roberto Mineiro Ribeiro (árbitro), Orlando Coelho Júnior (assistente 1), Enderson Emanoel Turbiani da Silva (assistente 2) e Daniel Carlos Luciano Fernandes (quarto árbitro).

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o taubateano Ynaiã tenta cortar uma passe de Fernandinho.

Comentário

comentário