Taubaté empata e permanência segue ameaçada

O Taubaté ficou no 0 a 0 com o XV de Piracicaba na noite deste sábado, no Joaquinzão, deixando passar a chance de antecipar a garantia de permanência na Série A-2. O futuro taubateano será revelado na última rodada, sábado que vem, em Rio Claro. A matemática do rebaixamento ainda depende de outros resultados da rodada neste domingo.

O meia Marcos Aurélio foi a única novidade na formação taubateana. Ele entrou no lugar do suspenso lateral Robertinho e provocou a deslocação do meio-campista Buchecha à lateral-direita. O XV, já classificado, poupou alguns titulares.

Como os visitantes puderam atuar tranquilos e investindo em passes aprofundados, o Taubaté passou o primeiro tempo atuando com cautela. Também, porque tomou um susto aos 12 minutos, quando o zagueiro quinzista Ian Rufino empurrou uma sobra de escanteio para dentro, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento.

O receio de levar um gol e ficar sem meios de recuperação inibiu ofensivamente o Taubaté. O primeiro chute a gol surgiu somente aos 32 minutos, com Marcos Aurélio arriscando de longe e levando o goleiro a saltar para o canto esquerdo e conferir a passagem da bola pela linha de fundo.

A etapa inicial terminou evidenciando a tranquilidade de um visitante já classificado e a preocupação de um time obrigado a corresponder diante dos seus torcedores. 710 pagantes se esforçaram para apoiar e deixar o ambiente menos tenso.

No intervalo, o técnico taubateano Marcelo Martelotte usou a primeira substituição para promover a volta do atacante Levi. Recuperado de contusão no ombro, ele entrou no lugar de Marcos Aurélio.

Mesmo com dificuldades para criar oportunidades de gol, o Taubaté teve uma grande chance em cobrança de escanteio. Aos 19, no levantamento da esquerda, o volante Jéferson Lima subiu e cabeceou com a bola passando perto da trave direita.

Nos minutos finais, quando sentiu que o XV já estava acomodado com o empate, o Taubaté tentou criar um volume de jogo ofensivo. Todavia, não conseguiu uma única oportunidade clara para fazer o gol da salvação antecipada.

A disputa

A atual primeira fase do campeonato tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão às quartas de final, abrindo o mata-mata que terminará com os dois finalistas promovidos ao Paulistão 2023. Os dois piores serão rebaixados à Série A-3.

A 14ª e penúltima rodada teve três partidas neste sábado (12/3): Taubaté 0 x 0 XV de Piracicaba (18h30), Audax Osasco 1 x 1 Portuguesa (11h) e Primavera de Indaiatuba 2 x 1 Red Bull Brasil (15h). As outras cinco serão no domingo (13/3); Linense x Oeste de Barueri (10h), Portuguesa Santista x Lemense (10h), Juventus x São Bento de Sorocaba (10h), Velo Clube de Rio Claro x São Caetano (19h) e Monte Azul x Rio Claro (10h).

A classificação, depois dos três jogos deste sábado ficou assim: 1º – Portuguesa (29 pontos); 2º – Oeste de Barueri e XV de Piracicaba (26) ; 4º – São Bento e Linense (21); 6º – Rio Claro (20); 7º – Primavera (19); 8º – Lemense (18); 9º – São Caetano (17); 10º – Velo Clube (16); 11º – Juventus (15); 12º – Portuguesa Santista e Taubaté (13); 14º – Monte Azul (12); 15º – Audax Osasco (11) e 16º – Red Bull Brasil (6).

A 15ª rodada, por ser a última, terá todos os jogos no dia 19, sábado que vem, às 15h: Rio Claro x Taubaté, Oeste x Audax, Red Bull x Monte Azul, Portuguesa x Portuguesa Santista, Lemense x Linense, XV de Piracicaba x Primavera, São Bento x Velo Clube e São Caetano x Juventus.

flor

Os times

O Taubaté, do técnico Marcelo Martelotte: Felipe; Buchecha (Bruno Souza 20’/2º), Donato, Doni e Matheus Nunes; Jefferson Lima, Peloggia, Guilherme Garré e Marcos Aurélio (Levi – intervalo); Thiaguinho e Claudinho (Kauê 20’/2º).

O XV de Piracicaba, do técnico Roberto Cavalo: Paulo Vitor; Weriton, Ian Carlo, Sandoval e Kaíke (Jefferson 23’/2º); Adenilson, Lucas Silva (Edvan 35’/2º), Mika (João Pedro 23’/2º) e Carlos Alberto (Diego Cardoso 23’/2º); Diego Rosa (Franklin – intervalo) e Michel.

No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem contou com: Salim Fende Chavez (árbitro), Alex Alexandrino (assistente 1), Bruno Silva de Jesus (assistente 2), Alester Clauli da Costa Tambelli (quarto árbitro) e Eduardo César Coronado Coelho (analista de vídeo).

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), Thiaguinho tentando deixar um quinzista para trás.

Comentário

comentário