Taubaté estreia em casa e quer exibir credenciais
O Taubaté estreia nesta quarta-feira em mais um Campeonato Paulista da Série A-2, às 15h, no Joaquinzão, recebendo a Portuguesa Santista. O desafio é surpreender os que não colocam o time entre os candidatos ao acesso, pois os investimentos financeiros foram feitos dentro de um orçamento enxuto, embora de valores não divulgados. A aposta é na capacidade do executivo de futebol Léo Silvério e, principalmente, do técnico Alberto Félix.
Como a equipe não passou da 12ª colocação do campeonato de 2024, a diretoria do presidente Hélio Marcondes Neto deixou o Taubaté fora da Copa Paulista e reservando todos os recursos para a Série A-2 que vai começar. Na metade do ano passado, ele contratou o diretor executivo Leonardo Silvério de acessos com equipes que começaram sem favoritismo, como o Atibaia.
Incialmeente, Léo Silvério foi preparando as instalações do estádio Joaquim de Morais Filho para receber os primeiros jogadores contratados. Mais adiante, com a definição do técnico, Alberto Félix, o treinador também passou a trabalhar diretamente na montagem da equipe.
Deixando a abertura da pré-temporada para os primeiros dias de dezembro, o Taubaté foi fechando o elenco e armando o time base em jogos-treinos fechados e que até hoje escondem uma escalação provável para a estreia. No último deles, uma vitória por 2 a 1 como visitante da Ponte Preta sinalizou que a evolução necessária pode ter alcançado um ponto razoável para a primeira apresentação diante da torcida.
Voltando ao Taubaté, do qual foi jogador e depois técnico na temporada 2018, Alberto Félix já disse que está satisfeito com o elenco que começa o campeonato. Entende que o ambiente interno é bom e deve ser preservado. “Assim, vamos trabalhar sabendo das nossas limitações e explorando as nossas virtudes”, disse o treinador em entrevista recente.
Na teoria, o Taubaté montou um elenco mesclado com alguns jogadores mais experientes como o meia Claudinho, o goleiro Samuel Pires, o zagueiro Frazan e os atacantes Lucas Venuto e Maykinho. Outros, embora desconhecidos das competições de acesso em São Paulo, também já tiveram conquistas em outros centros. E no grupo dos mais novos, destaque para o atacante Caio que até sábado esteve disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Na segunda-feira, quase todos os jogadores já estavam devidamente inscritos para a rodada de abertura. Nesta terça, entre os poucos que faltavam surgiu o meia Éder, de 26 anos e vindo do amazonense Manauara, de boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série C. Ele é formado pelo goiano Vila Nova.
Jogadores
Como ficou difícil para a Imprensa descobrir a escalação preparada para a estreia, confira os 21 jogadores que seriam as opções: Samuel Pires, Cadu Neves (goleiros), Caio Felipe, Thiaguinho, Ruan, Ailton (laterais), Frazan, Marcão, David Cruz, David (zagueiros), Claudinho, Pelloggia, Moacir, Allison, Miguel, Éder, Fernando (meio-campistas), Lucas Venuto, Maykinho, Luãn e Caio (atacantes).
A Portuguesa Santista é dirigida pelo técnico João Vallim que já teve passagem pelo Taubaté, em 2020. Conta com os seguintes jogadores já anunciados: Tom, Enzo (goleiros), Alisson, Cleyton, Cesinha (laterais), Léo Gaúcho, Sorriso, Bruno Azevedo, Wellington (zagueiros), Anderson Carvalho, Elias Ceará, Léo Mancha, Kadu, Jonas (meio-campistas), Tcharles, Luiz Paulo, Luizinho, Lucas Vieira e Diego (atacantes).
No estádio Joaquim de Morais Filho, a arbitragem terá: Guilherme Nunes de Santana (árbitro), Robson Ferreira Oliveira (assistente 1), Henrique Perinelli Oliveira (assistente 2), Leonardo Delfino de Abreu Lima (4º árbitro) e Gilberto Corrale (analista de vídeo).
Na foto (de Victor Cônsoli/EC Taubaté), Allison, Ruan, Caio, Frazan, Lucas Venuto, Claudinho, Fernando e Peloggia logo após um treino no Joaquinzão.