Taubaté estreia na segunda competição do ano

A Copa Paulista começa nesta terça-feira e o Taubaté estreia recebendo o Atibaia, às 15h, no estádio Joaquim de Morais Filho. Na segunda competição da temporada, a principal novidade é a experiência com uma parceria que poderá ser aprovada para o campeonato da Série A-2 do ano que vem. O time vai a campo quase que totalmente reformulado.

Promovida pela Federação Paulista de Futebol para um total de até 32 participantes, qualificados por serem da Série A-1, ou de boas campanhas na A-2 e A-3, a Copa Paulista também sentiu os efeitos da escassez financeira provocada pela pandemia. Apenas 17 confirmaram presença na disputa de 2021, que continuará premiando os finalistas com uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D ou na Copa do Brasil, de acordo com a escolha do campeão. No ano passado, a Portuguesa campeã preferiu a Série D e o vice Marília ficou com a Copa do Brasil.

A disputa deste ano começa no dia 14 de setembro e termina no dia 16 de novembro. Os 17 times estão divididos em três grupos de quatro e um de cinco. De cada grupo, após turno e returno com última rodada no dia 19 de outubro, os dois melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final.

Grupos e rodada

O Taubaté está justamente no grupo com cinco times. O Grupo 4 também conta com: Portuguesa, Juventus, São Caetano e Atibaia. O Grupo 1: Botafogo de Ribeirão Preto, Comercial de Ribeirão Preto, Velo Clube de Rio Claro e Votuporanguense. Grupo 2: São Bento de Sorocaba, XV de Piracicaba, Noroeste de Bauru e Rio Claro. Grupo 3: Santos (time B), São Bernardo Futebol Clube, Esporte Clube São Bernardo e Primavera de Indaiatuba.

A rodada de abertura tem sete jogos nesta terça-feira. Às 15: Taubaté x Atibaia, Portuguesa x Juventus, Velo Clube x Botafogo, Comercial x Votuporanguense, Noroeste x São Bento e EC São Bernardo x Santos B. Às 17h: XV de Piracicaba x Rio Claro. Na quinta-feira, às 15h: Primavera x São Bernardo FC. O São Caetano folga na tabela.

Parceria e time

O presidente Gilson Rezende estava propenso a deixar o Taubaté fora da Copa Paulista, mesmo com alguns jogadores sob contrato e recebendo salários. No entanto, resolveu topar uma aposta de parceria com o empresário Marcelo Galático, que na competição do ano passado avançou com a Portuguesa Santista até as quartas de final.

O parceiro, que bancará a folha de pagamento, trouxe 15 jogadores para um elenco com jovens remanescentes do primeiro semestre. Dependendo dos resultados gerais que serão avaliados durante a competição, a parceria poderá ser estendida para a Série A-2 do ano que vem.

Vieram contratados: Leandro, Moisés (goleiros), Rafael Compri, Calixto, Leonardo Gonçalves (laterais), Diego Augusto, Lucão, Robertinho (zagueiros), França, Gualberto (volantes), Carlinhos, Alex Costa (meias), Anderson Magrão, Kauê e Petric (atacantes). Entre os remanescentes: Hyago (zagueiro), Buchecha, Ygor (volantes), Giovane, Matheus Devellard (meias), Adriano e Rodriguinho (atacantes).

O técnico será Douglas Leite, no Taubaté desde o ano passado, quando assumiu o time sub-20 e chegou entre os oito melhores do Paulista da categoria. Assistente na comissão técnica da equipe principal na Série A-2, ganhou uma boa oportunidade na Copa Paulista. Buscar resultados positivos com o melhor aproveitamento possível dos jogadores é a missão do treinador. Levar o Taubaté a uma inédita participação em competição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o grande desafio.

Douglas Leite não antecipou a escalação para a estreia. Como o zagueiro Lucão esteve afastado de alguns treinos por contusão, o experiente e versátil Robertinho poderá começar na defesa, abrindo um espaço no meio-campo.  Uma formação provável: Leandro; Rafael Compri, Diego Augusto, Robertinho e Calixto; França, Gualberto e Carlinhos; Kauê, Anderson Margão e (Alex Costa, ou Adriano, ou Buchecha).

O adversário

Diferente do Taubaté, que no Paulista da Série A-2 foi o 13º colocado entre os 16 participantes, o Atibaia foi o quarto colocado na primeira fase. Depois, no mata-mata das quartas de final, saiu eliminado pelo São Bernardo FC que acabou subindo à Série A-1. O encontro entre taubateanos e atibaiaense ocorreu pela quarta rodada, no dia 23 de março, em Taubaté e terminou empatado, por 1 a 1

O técnico Alberto Félix e vários jogadores foram contratados para a Copa Paulista. Um deles é o atacante Coutinho, revelado pelo Taubaté na Série A-2 de 2020 e depois transferido para o São Bento de Sorocaba.

Nas fotos (de Caíque Toledo/EC Taubaté), Robertinho e Sapata em um dos jogos-treino contra o time sub-20 e o técnico Douglas Leite e o assistente Laécio Aquino fazendo anotações.

Comentário

comentário