Taubaté formaliza protesto contra a arbitragem

O Taubaté decidiu protestar formalmente contra a arbitragem do jogo de ida das quartas de final do Paulista da Série A-2, terça-feira, em casa, contra o São Bento. Aos 19 minutos, um pênalti não marcado poderia ter mudado a história do confronto, porque proporcionaria a expulsão do jogador adversário e uma ótima oportunidade de abertura de placar, pois 0 a 0 foi o resultado final da partida. O árbitro para o jogo de volta, em Sorocaba, já está definido.

No Joaquinzão, o jogo de terça-feira começou problemático para o árbitro Lucas Canetto Bellote. Aos 3 minutos, o atacante Bambam sobrou livre na área do Taubaté e foi abafado na finalização. No momento do chute, o goleiro William atingiu o adversário em ação provavelmente interpretada como involuntária.

Aos 8 minutos, quando o atacante taubateano Coutinho disputava uma bola que poderia render uma invasão de área em velocidade, o zagueiro Douglas Assis levantou demasiadamente a perna para fazer o corte e, atingindo de raspão o adversário, teve a falta marcada e com um correspondente cartão amarelo.

Pouco mais de 10 minutos depois, o mesmo Douglas Assis foi tentar fechar o caminho de uma invasão do volante taubateano Elivelton, pela ponta esquerda e largou o braço direito aberto, tocando na bola e interferindo na jogada.

Em condições normais, o árbitro marcaria pênalti e, ao apresentar um segundo cartão amarelo para Douglas Assis, mostraria também o vermelho, expulsando o jogador. Assim, o Taubaté teria uma penalidade para cobrar a a sequência da partida com um jogador a mais, vantagem interessante em uma tarde ensolarada, seca e de muito calor.

Ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, a arbitragem foi questionada em um lance na área do Taubaté. O goleiro William, o fazer uma arrojada intervenção com duas defesas seguidas, na segunda poderia ter tocado na bola além da linha de gol. O bandeirinha Daniel Luís Marques, o assistente 1, sinalizou para o árbitro deixar o jogo seguir, por ter conferido que a bola não teria ultrapassado totalmente a linha, ou até por não ter visto o suficiente para a necessária confirmação de gol.

O documento

Na noite de quarta-feira, a carta do Taubaté enviada à Federação foi a seguinte:

Na próxima

Algumas horas antes, em audiência pública, a Federação Paulista anunciou a escala de árbitros para a rodada de volta. A partida entre São Bento e Taubaté, na terça-feira, terá Luiz Flávio de Oliveira, um dos principais nomes do quadro.

A Federação também informou uma mudança no horário da partida, atendendo um pedido da Sportv que vem transmitindo os jogos da reta decisiva do campeonato. Passou das 15h para as 21h30.

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), jogadores taubateanos cobrando o pênalti negado pelo árbitro.

Comentário

comentário