Taubaté goleia no Clássico do Vale feminino
O Clássico do Vale pelo campeonato da principal divisão de acesso do futebol nacional feminino foi de festa para o Taubaté. Recebendo o São José na tarde deste sábado, goleou fazendo 4 a 1 e conseguiu a reabilitação que buscava após estrear com derrota fora de casa no Brasileiro da Série A-2. O rival também vinha de resultado negativo na primeira rodada e saiu do Joaquinzão levando muitas preocupações quanto ao seu futuro na competição.
Impondo o seu ritmo desde os primeiros movimentos, o Taubaté foi criando um volume de jogo ofensivo que logo gerou a oportunidade do primeiro gol. Aos 4 minutos, ao tentar aproveitar um passe aprofundado de Kakau pela meia esquerda, Nayra Pimentinha foi empurrada na área por Caylane. Aos 6, na cobrança do pênalti, a goleira Yolanda chutou rasteiro, no canto direito e além do alcance da goleira joseense Júlia Conde.
Como as joseenses quase nada conseguiam no campo de ataque, o Taubaté praticamente liquidou o jogo ainda no primeiro tempo. Aos 25 minutos, Edilene França invadiu a área pela esquerda e levantou invertendo para Joycinha fechar pela direita e mandar uma cabeçada no canto esquerdo. Depois, aos 46, Edilene França triangulou em uma invasão pela meia esquerda e chutou no canto direito fazendo 3 a 0.
No segundo tempo, as joseenses foram diminuir a desvantagem somente aos 38 minutos. Em passe aprofundado pela meia esquerda, a goleira Yolanda saiu tentando despachar para o ataque, mas a bola sobrou para Tayla chutar de longe, pelo alto e colocar no canto esquerdo. Depois, a goleada chegou nos acréscimos, aos 48. De fora da área, Luana Marques arriscou da meia direita e acertou o ângulo esquerdo, definindo o placar de 4 a 1.
Agora, com três pontos em dois jogos, o Taubaté tentará permanecer entre os quatro melhores da zona de classificação do Grupo A. O São José, zerado na pontuação e com saldo negativo de cinco gols, provavelmente permanecerá na oitava e última colocação. Sábado que vem, dia 3 de maio, às 15h, ambos voltarão a campo e como visitantes. Pela terceira rodada, o Taubaté enfrentará o Atlético-MG na cidade de contagem e o São José, o Avaí-Kindermann na catarinense Caçador.
Os times
O Taubaté, do técnico Arismar Júnior: Yolanda; Carol Franco, Mariana Cristina (Andressa Lodi 30’/2º), Jérika (Luana Marques 12’/2º) e Rebeca; Andressa Ferreira, Andressa Soares e Edilene França; Joycinha (Ju Oliveira 26’/2º), Nayra Pimentinha (Sthefani Paraná 12’/2º) e Kakau (Nicoly 12’/2º).
O São José, do técnico Adilson Galdino: Júlia Conde; Caylane, Marina (Yasmin Marques 28’/2º), Júlia Oliveira e Yorrana (Júlia Goulart 25’/1º); Maria Cristina (Tayla 12’/2º), Adrielly, Luiza e Sabrina (Vitória 28’/2º); Iasmyn e Júlia Martins (Gabi Joyce 12’/2º).
No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem contou com: Adeli Mara Monteiro (árbitro), Ítalo Magno de Paula Andrade (assistente 1), Leonardo Augusto Villa (assistente 2), Caio Carvalho Pereira (4º árbitro) e Newton dos Reis Barreira (analista de campo).
Nas imagens, Edilene França comemorando gol (foto de Victor Cônsoli/AD Taubaté) e a defesa joseense tentando afastar um levantamento na área (foto de Carlos Henrique/São José Futebol Feminino).