Taubaté joga em rodada de decisão definitiva

O Taubaté tem uma tarde de sábado das mais importantes. Na última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista da Série A-2, precisa de uma vitória como visitante do Rio Claro para sair de campo livre do risco de rebaixamento à Série A-3. Empatando ou perdendo, dependerá do resultado de um concorrente também ameaçado.

Passando 14 rodadas fora da zona de classificação e longe do sonho do acesso ao Paulistão 2023, o Taubaté ainda ficou pendurado e correndo o risco de ser o outro time de cairá junto com o já condenado Red Bull Brasil. Para complicar, visitará um adversário que está entre os oito melhores que depois avançarão ao mata-mata das quartas de final, mas ainda precisando de um empate para garantir a vaga sem depender de tropeços de concorrentes.

Depois de 14 rodadas disputadas, a classificação está assim: 1º – Portuguesa (29 pontos e 8 vitórias), 2º – Oeste de Barueri (27 pontos e 7 vitórias); 3º – XV de Piracicaba (26 pontos e 7 vitórias); 4º – São Bento de Sorocaba e Linense (22); 6º – Rio Claro (20 pontos e 5 vitórias); 7º – Velo Clube de Rio Claro (19 pontos e 5 vitórias), 8º – Primavera de Indaiatuba (19 pontos e 4 vitórias); 9º – Lemense (18 pontos e 5 vitórias); 10º – São Caetano (17 pontos e 5 vitórias); 11º – Juventus (16 pontos e 4 vitórias); 12º – Portuguesa Santista (16 pontos e 3 vitórias); 13º – Monte Azul (15); 14º – Taubaté (13 pontos e 2 vitórias); 15º – Audax Osasco (11 pontos e 2 vitórias) e 16º – Red Bull Brasil (6).

A 15ª rodada, neste sábado, às 15h, terá: Rio Claro x Taubaté, Oeste x Audax, Portuguesa x Portuguesa Santista, XV de Piracicaba x Primavera, São Bento x Velo Clube, Lemense x Linense, São Caetano x Juventus e Red Bull x Monte Azul.

Os caminhos

O Taubaté escapará do rebaixamento com uma vitória sobre o Rio Claro, pois irá a 16 pontos e ficará além do alcance do Audax Osasco que poderá passar de 11 a 14.

Empatando ou perdendo em Rio Claro, o Taubaté terá que torcer para o Audax não vencer o Oeste. O time de Osasco faria a ultrapassagem no número de vitórias (3 a 2 e com 14 pontos para time – empate em Rio Claro), ou até na pontuação (14 a 13 – derrota do Taubaté).

O Rio Claro ainda precisa de mais um ponto (empate) para ter a certeza de vaga nas quartas de final. Perdendo para o Taubaté, ficará ao alcance de dois times que estão fora da zona de classificação. (Lemense e São Caetano).

O Oeste (27 pontos), adversário do Barueri, ainda poderá ultrapassar a líder Portuguesa (29), mas também poderá perder a segunda colocação para o XV de Piracicaba (26). A melhor campanha, no mata-mata da reta decisiva, valerá a vantagem do segundo jogo em casa, o da volta em cada confronto.

flor

Os times

A única alteração anunciada no Taubaté foi a dispensa do técnico Marcelo Martelotte, substituído pelo gerente Fábio Gomes e o assistente técnico Luciano Henrique. Os volantes Jéferson Luís e Peloggia estão suspensos por terceiro cartão amarelo e o lateral Robertinho poderá voltar após automática por expulsão. O atacante Bambam, que sofreu contusão e foi desfalque nas duas rodadas anteriores, seguiu com a delegação, mas com poucas chances de retorno. O zagueiro Guilherme Mattis, que saiu pelo mesmo motivo, provavelmente já está recuperado.

No 0 a 0 de sábado passado em casa com o XV de Piracicaba, o Taubaté teve a seguinte equipe: Felipe; Buchecha (Bruno Souza), Donato, Doni e Matheus Nunes; Jefferson Lima, Peloggia, Guilherme Garré e Marcos Aurélio (Levi); Thiaguinho e Claudinho (Kauê).

O Rio Claro vem de uma derrota fora de casa para o Monte Azul, por 2 a 1. O adversário queria aproveitar a oportunidade de escapar do risco de rebaixamento em sua última partida em casa e conseguiu. Dirigido pelo técnico Alberto Félix, o time rio-clarense contou com: Victor Golas; Raul, Sosa, Suéliton e Alysson (Fernando); Magno, Elias (Nathan), Carlos César e Peixoto; Thiago Rubim e Gleydson (Jadson),

No estádio Doutor Augusto Schimidt Filho, a equipe de arbitragem terá: Paulo César Francisco (árbitro), Risser Jarussi Corrêa (assistente 1), Fausto Augusto Viana Moretti (assistente 2), Leonardo de Jesus Sampaio (quarto árbitro) e Alexandre Luis Gonçalves (analista de vídeo).

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o meia Guilherme Garré procurando espaço na defesa do XV de Piracicaba.

Comentário

comentário