Taubaté joga para conhecer sua reta decisiva

A reta decisiva do desejado acesso ao Paulistão 2021 será apresentada ao Taubaté neste domingo. Às 11h, no Joaquinzão fechado ao público por causa da pandemia, o time recebe o líder São Bernardo em uma das partidas da última rodada da fase de classificação da Série A-2. O posicionamento final das equipes determinará os confrontos das quartas de final.

A fase inicial do campeonato tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final e com cruzamento olímpico: 1º colocado x 8º, 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º. Os dois últimos colocados serão rebaixados à Série A-3.

O Taubaté atingiu o objetivo inicial de antecipar uma das vagas, conquistada na 13ª rodada e com o time alcançando a liderança. Na 14ª, uma derrota como visitante do Sertãozinho, por 2 a 0, provocou a queda para a quinta colocação. Agora, neste domingo, poderá recuperar a primeira posição, ou ainda descer mais um pouco, à sétima.

O objetivo da vez é chegar entre os quatro melhores, que depois, nas quartas de final, terão o direito da segunda partida em casa. E como o acesso será decidido nas semifinais, pelo mesmo motivo o ideal é somar o máximo possível de pontos.

A rodada

Sobre as disputas deste domingo, a Federação Paulista de Futebol divulgou o seguinte texto:

O Paulistão A2 Sicredi terá sua 15ª e última rodada da primeira fase disputada com todos os jogos no domingo, às 11h. Das oito partidas, apenas uma não envolve clubes com chance de terminar no G8 ou de serem rebaixados.

São Bernardo FC, São Caetano, Portuguesa, São Bento e Taubaté já estão garantidos e disputam a liderança. O líder soma 25 pontos, enquanto os outros têm 24. Na rodada final, São Bernardo FC e Taubaté se enfrentam, enquanto São Caetano e São Bento recebem Audax e Monte Azul, respectivamente, e a Portuguesa visita o Red Bull Brasil.

Monte Azul (22 pontos), Juventus (21) e Portuguesa Santista (20, 6V) ocupam as outras vagas do G8, que é almejada pelo XV de Piracicaba (20, 5V). Apesar de estarem separados por dois pontos, a conta não é tão complicada, já que os três precisam apenas somar o mesmo número de pontos do time piracicabano, que por sua vez terá de vencer e torcer por um tropeço dos rivais.

Atibaia, Sertãozinho (ambos 17) e Rio Claro entram na última rodada apenas para cumprir tabela.

Na corrida contra o rebaixamento, Osasco Audax, Red Bull Brasil, Penapolense e Votuporanguense são os quatro times piores classificados. Destes, dois irão se manter no Paulistão A2 Sicredi.

Fora da zona de rebaixamento, Osasco Audax (15 pontos) e Red Bull Brasil (13) dependem das próprias forças. Caso não consigam um resultado positivo, abrem espaço para o Penapolense (12) escapar. O Votuporanguense (10), por sua vez, só escapa se vencer e ainda assim dependerá do saldo de gols.

Há a possibilidade de ocorrer um triplo empate em 13 pontos. Assim, a permanência seria definida no saldo de gols, que hoje é -8 para o Red Bull Brasil, -5 pro Penapolense e -11 pro Votuporanguense.

Jogos e classificação

Taubaté x São Bernardo FC –Joaquim e Morais Filho
Portuguesa Santista x Votuporanguense – Ulrico Mursa
São Caetano x Osasco Audax – Anacleto Campanella
Juventus x Atibaia – Rua Javari
São Bento x Monte Azul – Walter Ribeiro
XV de Piracicaba x Penapolense – Barão de Serra Negra
Red Bull Brasil x Portuguesa – Moisés Lucarelli
Rio Claro x Sertãozinho – Antônio Lins Ribeiro Guimarães

A partida entre Red Bull e Portuguesa será transmitida pelo SporTV. As demais poderão ser acessadas pelo site oficial da Federação Paulista.

A classificação

Os times

O técnico João Vallim não antecipou a escalação do Taubaté, desfalcada de três titulares que cumprirão suspensão automática: o volante Boquita e o lateral-direito Negueba, por terceiro cartão amarelo, e o atacante Maykinho, expulso no primeiro tempo de Sertãozinho.

A ausência de Boquita poderá levar o técnico a surpreender e colocar um substituto mais ofensivo. A entrada do lateral-esquerdo Denis Neves, com a deslocação de Marcos Antônio, da lateral para o meio, é a primeira opção. O volante Levi também não alteraria o funcionamento do setor.

Com Ynaiã e Rodriguinho por Negueba e Maykinho, a provável escalação tem: William;
Ynaiã, Dogão, Maurício e Denis Neves; Marcos Antonio, Elivelton, Bruninho e Giovanni Pavani; Rodriguinho e David Batista.

No São Bernardo, o técnico Marcelo Veiga poderá poupar alguns titulares. Dos 3 a 2 de quarta-feira sobre o XV de Piracicaba, o volante Rodrigo Souza sai por terceiro cartão amarelo e o contundido zagueiro Guilherme Mattis segue vetado.

A provável escalação: Moisés; Lucas Ferron, Ferreira, Leandro Amaro e Pará; Diego Lopes, Douglas Silva, Léo Cereja e Allan Dias; Marlyson e Gildo.

No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem terá: Rodrigo Gomes Paes Domingues (árbitro), Fausto Augusto Viana Moretti (assistente 1), Amanda Pinto Matias (assistente 2), Willer Fulgêncio Santos (quarto árbitro) Hélio Ferreira de Souza Filho (avaliador de campo).

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), taubateanos comemorando gol na mais recente partida em casa, contra o Red Bull.

Comentário

comentário