Taubaté joga pela retomada do campeonato

Na volta do Campeonato Paulista da Série A-2 e com a estreia do técnico Marcelo Martelotte, o Taubaté visita o Juventus nesta quarta-feira, às 20h. A partida seria em São Paulo, mas o novo protocolo da pandemia provocou uma transferência para o estádio da Portuguesa Santista. A primeira vitória na competição continua sendo o desafio dos taubateanos.

A atual primeira fase tem os 16 times se enfrentando em turno único. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final, os dois últimos serão rebaixados à Série A-3 e os seis restantes sairão eliminados.

Depois da quarta rodada, nos dias 13 e 14 de março, todas as competições esportivas foram suspensas pelo Governo Estadual, uma das restrições do plano de combate à Covid-19. Como a interrupção seria entre os dias 15 e 30, a volta do Taubaté estava programada para o dia 31, uma quarta-feira, às 15h, contra o Juventus, em São Paulo.

Como a Fase Emergencial do Plano SP foi prolongado até o da 18 de março, a Federação Paulista de Futebol esperou a manhã desta segunda-feira, dia 19, para anunciar a semana com três rodadas: terça-feira, quinta e sábado.

Da mesma forma que ocorre no Paulistão da Série A-1, o ajustado protocolo permite jogos somente depois da 20h, horário de início do toque de recolher, o que teoricamente evita aglomeração de torcedores ao redor do estádio ou em outros pontos como bares.

Sem sistema de iluminação no seu tradicional estádio da Rua Javari, o Juventus indicou o estádio da Portuguesa Santista, o Ulrico Mursa. No mesmo horário, o estádio do Taubaté,  o Joaquim de Morais Filho, estará cedido para o Esporte Clube São Bernardo receber o Monte Azul.

A disputa

Nas quatro rodadas já realizadas, o Taubaté começou com três derrotas que provocaram a demissão do técnico Toninho Cecílio: Red Bull Brasl (0 x 2, fora), Portuguesa Santista (1 x 2, em casa) e Oeste de Barueri (1 x 2, fora). No dia 13 de março, com o assistente técnico Douglas Leite como técnico interino, empate com o Atibaia (1 x 1, em casa).

O Juventus começou com três empates: Audax Osasco (0 x 0, fora), Rio Claro (1 x 1 em casa) e Monte Azul (0 x 0, em casa). No dia 14 de março, em Santos, a primeira vitória veio sobre a Portuguesa Santista (2 x 0).

As quatro rodadas geraram a seguinte classificação: 1º – Água Santa de Diadema, Oeste e XV de Piracicaba (12 pontos); 4º – Red Bull Brasil (7); 5º – Rio Claro, Juventus, São Bernardo Futebol Clube e Atibaia (6); 9º – Portuguesa Santista (5); 10º – Velo Clube de Rio Claro e Monte Azul (4); 12º – Portuguesa (2); 13º – Sertãozinho, Taubaté e Audax (2) e 16º – Esporte Clube São Bernardo (0).

A quinta rodada terá todos os oitos jogos nesta terça-feira: Juventus x Taubaté (20h, em Santos); EC São Bernardo x Monte Azul (20h, em Taubaté); Atibaia x Portuguesa Santista (20h, em São José dos Campos); Rio Claro x Velo Clube (20h, em Santa Bárbara D´Oeste); Oeste x Red Bull Brasil (22h, em Barueri); XV de Piracicaba x Água Santa (22h, em Piracicaba); Portuguesa x São Bernardo FC (22h, em São Paulo) e Audax x Sertãozinho (22, em Osasco).

Os times

No Taubaté, o técnico Marcelo Martelotte não antecipou a escalação. No meio-campo, os volantes Betinho, Elivelton e Elias Ceará disputam duas posições. Com apenas um meia como opção, Caíque, Esquerdinha e Marcelinho disputariam a vaga. O trio de atacantes continuaria com Erick Salles, Tadeu e Luiz Fernando.

Contra o Atibaia, a formação teve: Fábio; Buchecha, Ferreira, Doni e Anderson Santos; Elias Ceará (Esquerdinha), Elivelton (Jeff Silva) e Caíque (Ygor); Erick Salles, Tadeu (Brenner) e Luiz Fernando (Adriano) .

Na partida mais recente, de vitória sobre a Portuguesa Santista, o técnico Sérgio Soares dirigiu o Juventus com a seguinte formação: André Dias; Railan, Nailson, Pablo, (Lucas Rocha) e Rubens; Bruno Luiz (Diego Felipe), Alvinho, Nathan e Bazílio, Gabriel Bonet (Negueba) e Will (Joel).

A equipe de arbitragem terá: Alysson Fernandes Matias (árbitro), Edson Rodrigues dos Santos (assistente 1), João Petrucio Marimônio de Jesus dos Santos (assistente 2), Daniel Carlos Luciano Fernandes (quarto árbitro) e Marcelino Tomaz de Brito Neto (avaliador de campo).

Nas imagens, o técnico Marcelo Martelotte em um treino no Joaquinzão (de Caíque Toledo/EC Taubaté) e os jogadores do Juventus ouvindo orientações do técnico Sérgio Soares no estádio da Rua Javari.

Comentário

comentário