Taubaté joga por vitória para tentar voltar ao G8

Na antepenúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A-2, o Taubaté visita o São Caetano nesta quarta-feira, às 20h e precisa vencer para tentar voltar à zona de classificação. O adversário também necessita dos três pontos, mas para escapar da faixa de rebaixamento. Contusões deixam a equipe taubateana com a escalação indefinida.

No sábado passado, o Taubaté foi visitar o Oeste de Barueri e ficou no 0 a 0. Todavia, o ponto somado fora de casa não foi suficiente para manter o time na oitava colocação, a última da zona de classificação. O São Caetano, também como visitante, perdeu para o Rio Claro, por 3 a 1, permanecendo na 15ª e penúltima posição, a primeira da zona de descenso.

Na noite desta terça-feira, o Oeste foi visitar o Lemense, goleou por 4 a 1 e entrou momentaneamente no G8. O resultado fez o Taubaté descer um posição e passar a depender de uma vitória em São Caetano do Sul. Por outro lado, a derrota do Lemense deixou a equipe de Leme ao alcance do São Caetano, com apenas dois pontos a menos e tendo a chance de uma ultrapassagem antes das duas últimas rodadas.

A disputa

A atual primeira fase do campeonato tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão disputando as duas vagas de acesso à Série A-1 de 2024. Os dois últimos colocados da atual etapa (15º e 16º) serão rebaixados à Série A-3.

A 13ª rodada começou na semana passada com um jogo antecipado (Ponte Preta 1 a 1 Primavera de Indaiatuba) e teve sequência na noite desta terça-feira com outro (Lemense 1 x 4 Oeste de Barueri). Os demais seis jogos serão na quarta-feira: São Caetano x Taubaté (20h), Portuguesa Santista x Noroeste de Bauru (20h), Velo Clube de Rio Claro x Grêmio Novorizontino (20h), XV de Piracicaba x Comercial de Ribeirão Preto (20h), Linense x Rio Claro (19h30) e Monte Azul x Juventus (15h).

A classificação, depois de 12 rodadas e as duas partidas da 13ª já realizadas, está assim: 1º – Ponte Preta (32 pontos); 2º – Portuguesa Santista e Novorizontino (23); 4º – Noroeste (20); 5º – Comercial (18); 6º – Velo Clube e Primavera e Oeste (17); 9º – XV de Piracicaba (16); 10º – Taubaté e Rio Claro (15); 12º – Juventus (14); 13º – Linense (12); 14º – Lemense (11); 15º – São Caetano (9) e 16º – Monte Azul (7).

Times

No empate com o Oeste, o técnico Roberto Cavalo foi obrigado a usar três das cinco substituições do Taubaté por problemas de contusões. O volante Buchecha, o atacante Ueslei Brito e o zagueiro Lucas Cezane saíram e viraram dúvidas para esta quarta-feira. O atacante Raphael Macena e o volante Romeu também sentiram e dependerão de reavaliação médica.

No sábado passado, o Taubaté formou com: William Menezes; Samoel Pizzi, Lucas Cezane (Victor Caetano), Vavá e Ruan; Buchecha (Gian), Romeu (Bruno Sena) e Marcelinho (Menezes); Romarinho, Raphael Macena e Ueslei Brito (Dija Baiano).

O São Caetano, do técnico Axel, teve a seguinte formação em Rio Claro: João Lucas; Jhonata, Dias, Pablo e Paulo Henrique; Alamo (Gui Tavares), Thiaguinho, Celsinho (Diego Barbosa) e Lobato (Everton); Anderson Magrão e Francis (Ramonzinho). O zagueiro Pablo foi expulso e agora cumprirá suspensão automática.

No estádio Anacleto Campanella a equipe de arbitragem terá: Rodrigo Gomes Paes Domingues (árbitro), Denis Matheus Afonso Ferreira (assistente 1), Henrique Perinelli Oliveira (assistente 2), Murilo Tarrega Victor (quarto árbitro) e Gustavo César Pedrozo (analista de vídeo).

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o volante taubateano Romeu em disputa aérea na partida contra o Oeste.

Comentário

comentário