Taubaté lança escola de formação paralímpica

A Prefeitura de Taubaté lança oficialmente o programa EAFI Paradesportivo EPT/NAPE. O evento acontece na quinta-feira, dia 14 de julho, às 11h, no Centro de Eventos do Taubaté Shopping (espaço do antigo Supermercado Villarreal).

Na ocasião também vai acontecer a assinatura da parceria entre a Prefeitura de Taubaté e o Comitê Paralímpico Brasileiro, tornando Taubaté um dos núcleos do Centro de Referência Paralímpica no país.

O objetivo principal do programa EAFI Paradesportivo EPT/NAPE é promover o acesso à prática esportiva para os alunos com deficiência da rede pública municipal de Taubaté. As aulas são ministradas de forma segura, saudável e orientadas por profissionais capacitados, fomentando assim o esporte paralímpico no município.

Taubaté já é uma das referências do paradesporto brasileiro, tendo na equipe do Programa Esportes Para Todos atletas de nível internacional, com especial destaque para Alessandro da Silva, Bicampeão Mundial e Bicampeão Paralímpico do Lançamento de Disco na classe F11 (para deficientes visuais), e André Rocha, Campeão Mundial no Lançamento de Disco na classe F52.

Escolar

As primeiras ações realizadas no contexto do paradesporto escolar, foi a captação de alunos da rede municipal. Inicialmente, em 10 escolas nos meses de fevereiro a abril. As atividades acontecem em quatro polos, complexos esportivos das escolas (Sedes, EMEF Prof. Judith Campista Cesar, EMEF Evaristo) e uma escola de natação particular (Cunzolo Acqua Fitness), para as atividades práticas. Estão divididas em três modalidades: atletismo, ciclismo e natação. Já estão previstas em breve aulas também de badminton e bocha.

Os 15 primeiros alunos selecionados realizam aulas no contraturno das aulas regulares e as atividades são, diariamente, conduzidas por cinco professores capacitados dentro das especificidades do esporte paralímpico, tornando o EAFI Paradesportivo EPT/NAPE um projeto 100% pensado e executado para as crianças com deficiência.

Antes do início das atividades, as crianças foram avaliadas e seus responsáveis apresentaram laudo médico contendo o cid.10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde), para identificar limitações e necessidades de adaptações da metodologia de trabalho.

“Estamos muito felizes com a concretização desse projeto, que foi pensado, elaborado e executado sempre pensando em atender as crianças com deficiência, que muitas vezes não conseguem ter as oportunidades ideais de praticar atividade física no ambiente escolar. Agora, poderemos atender melhor essas crianças, e posteriormente, se alguma delas se destacar, poderá integrar as equipes de treinamento e competição do Programa Esporte Para Todos, e ingressar na carreira de atleta paralímpico, se assim desejar.”, comentou André Rocha, Coordenador de Alto Rendimento do Programa Esporte Para Todos.

O programa

O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil. A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo, Badminton e Tiro Esportivo.

Nas imagens, Alessadro da Silva (foto de Ronaldo Casarin/Programa EPT) e André Rocha (foto de Alexandre Carvalho/CBP).

Autoria: Material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do Programa Esporte Para Todos.

Comentário

comentário