Taubaté leva virada e perde ao fechar a rodada

No jogo que fechou a nona rodada do Campeonato Paulista da Série A-2, o Taubaté recebeu o Juventus na manhã deste domingo no Joaquinzão e perdeu, de virada, por 3 a 2. Na tentativa de emplacar um terceira vitória consecutiva e diante de quase 3.000 torcedores, o time taubateano começou bem e depois deixou a partida sair do controle. Apesar do resultado negativo, segue na disputa por um lugar na zona de classificação.

O Taubaté começou a partida envolvendo o Juventus e criando um volume de jogo ofensivo importante para os times que atuam em casa e contam com o apoio de um bom número de torcedores. O adversário enfrentava dificuldades para encaixar a marcação e consequentemente, não levava a bola ao ataque.

Com menos de quatro minutos, um impedimento bem marcado pela assistente Juliana Vicentin Esteves cortou a comemoração daquele que seria o primeiro gol taubateano. O atacante Ueslei Brito fez boa jogada pela esquerda, mandou um cruzamento curto em diagonal e o também atacante Romarinho, fechando livre, atrás dos dois zagueiros, dominou e desviou para o canto esquerdo,

O caminho sinalizado foi bem explorado logo adiante, aos 7 minutos, na abertura da contagem. O lateral Edvan fez um cruzamento em diagonal da intermediária direita e Romarinho, bem mais rápido que o zagueiro Gabriel Alemão, fechou na primeira trave e desviou de cabeça para o canto direito.

Reação

Em desvantagem, o Juventus tentou ir à frente e deu os sinais iniciais de reação em um escanteio, aos 24. A cobrança da esquerda teve uma cabeçada desviada para a segunda trave, onde o zagueiro Gabriel Alemão teve o chute bem abafado pelo goleiro William Menezes.

Aos 27, o empate juventino veio com o mesmo Gabriel Alemão em uma falta da meia esquerda e quase da intermediária. A cobrança forte e rasteira desviou na barreira e entrou no canto esquerdo deslocando o goleiro para o lado direito.

Novamente de bola parda, o Juventus virou o placar, aos 37. O lateral-esquerdo Denis Neves cobrou escanteio da direita e o volante Adilson Goiano, adiantado e livre na primeira trave, cabeceou para trás, por elevação, no canto direito.

Os taubateanos reagiram e igualaram a contagem, aos 40. O volante Menezes foi à frente e iniciou uma troca de passes na entrada da área. Da meia direita, Marcelinho aprofundou de primeira e Romarinho, com um chute forte e cruzado, mandou no canto direito e correu para comemorar o seu segundo gol na partida.

Alternadas

O segundo tempo começou com descidas alternadas, até surgir um pênalti para o Juventus, aos 10 minutos. Da ponta esquerda, Luan Gama tentou mandar de calcanhar e Edvan cortou com o braço direito. Aos 12, o atacante Bruno Moraes cobrou com precisão, rasteiro, no canto direito e deslocando o goleiro para o lado esquerdo.

O técnico Roberto Cavalo usou três das suas cinco substituições, colocando o atacante Rildo, o meia Gian e o zagueiro Victor Caetano. Mais tarde, as duas restantes com Rafael Mineiro e Dija Baiano. Em nenhuma delas saiu o centroavante e capitão Raphael Macena, cobrado pelos torcedores por causa das oportunidades de gol não aproveitadas.

O Taubaté criou algumas chances e depois, com o passar do tempo, foi deixando espaços para o adversário explorar contragolpes. Vieram seis minutos de acréscimos e o atacante juventino Zé Oliveira, descendo livre e falhando nas conclusões, ainda perdeu duas ocasiões para liquidar a partida, aos 48 e 50.

A disputa

A atual primeira fase do campeonato tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão disputando as duas vagas de acesso à Série A-1 de 2024. Os dois últimos (15º e 16º colocados) serão rebaixados à Série A-3.

A partida entre Taubaté e Juventus fechou a nona rodada que teve os outros sete jogos no sábado: Ponte Preta 2 x 1 Oeste de Barueri; Portuguesa Santista 4 x 2 Monte Azul; Primavera de Indaiatuba 0 x 1 Grêmio Novorizontino; Comercial de Ribeirão Preto 0 x 2 Noroeste de Bauru; Rio Claro 2 x 2 Velo Clube de Rio Claro; Lemense 1 x 0 São Caetano e Linense 1 x 1 XV de Piracicaba.

Depois do resultado no Joaquinzão, a classificação ficou assim: 1º – Ponte Preta (22 pontos); 2º – Portuguesa Santista e Novorizontino (19); 4º – Noroeste (16); 5º – Primavera (14); 6º – Juventus (13); 7º – Rio Claro (12); 8º – Taubaté, Velo Clube, Comercial e Linense (11); 12º – Lemense, São Caetano e XV Piracicaba (9); 15º – Oeste (7) e 16º – Monte Azul (3).

A próxima partida do Taubaté será na quarta-feira, às 20h, visitando o Velo Clube de Rio Claro. Depois, o reencontro com a torcida no sábado (dia 18), às 15h, recebendo o Linense.

Times

O Taubaté, do técnico Roberto Cavalo: William Menezes; Edvan, Lucas Cezane, Vavá (Victor Caetano 16’/2º) e Ruan; Buchecha (Gian 16’/2º), Menezes (Rafael Mineiro 36’/2º) e Marcelinho (Rildo 16’/2º); Romarinho, Raphael Macena e Ueslei Brito (Dija Baiano 36’/2º).

O Juventus, do técnico Ito Roque: André Dias; Iran, Gilberto Alemão, Diego Sacomam e Denis Neves; Adilson Goiano, Jeferson Lima (Rhuan 41’/2º) e Cesinha (Alan Uchôa 33’/2º); Masson (Zé Oliveira 23’/2º), Bruno Moraes (Adriano Paulista 41’/2º) e Luan Gama.

No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem contou com: Vinícius Furlan (árbitro), Amanda Pinto Matias (assistente 1), Juliana Vicentin Esteves (assistente 2), Ronald Horns Araújo (quarto árbitro) e Elton de Andrade Santos (analista de vídeo).

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o meia taubateano Marcelinho tenta concluir um ataque diante do goleiro André Dias e com a aproximação de Luan Gama.

Comentário

comentário