Taubaté perde e Palmeiras decide com o São José

No jogo que fechou as semifinais da Copa Paulista de futebol feminino, o Taubaté não conseguiu inverter um mata-mata com Palmeiras que será o adversário do São José nas finais. Na tarde deste domingo, as palmeirenses fizeram um gol logo no começo da partida e no último lance finalizaram o placar de 3 a 1. As taubateanas fecharam a temporada atingindo o principal objetivo que era voltar a uma competição nacional, conquistando, no Campeonato Paulista, uma vaga de qualificação ao Campeonato Brasileiro da Série C de 2022, no primeiro semestre.

Como vinha de derrota no jogo de ida, em casa, por 1 a 0, o Taubaté precisava de uma vitória por dois gols de diferença na partida de volta, ou pelo menos pela vantagem mínima que igualaria o confronto e provocaria decisão por pênaltis. O Palmeiras, exercendo o mando de campo, trocou o Allianz Parque pelo seu alternativo estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo.

Desfalcado pela quarta vez da artilheira Victoria Thalita, vetada por contusão, o Taubaté nem teve teve tempo de armar um bom ataque quando levou o primeiro gol, aos 2 minutos. Em uma falta com cruzamento em diagonal da esquerda, a defesa deixou a primeira trave descoberta e a deslocada lateral Bruna Calderan pôde receber a cobrança de Camilinha, ajeitar e chutar cruzado.

Passando a precisar de uma virada de 2 a 1 para provocar pênaltis, o Taubaté foi à frente, criou algumas oportunidades, mas também deixou a defesa exposta. Para complicar, no começo do segundo tempo, o Palmeiras ampliou, aos 8 minutos. Duda Santos recebeu de Carol Baiana um passe aprofundado pela meia esquerda e driblou a goleira antes de finalizar.

Esperança

As palmeirenses se acomodaram com a grande vantagem dos 3 a 0 do placar agregado e o Taubaté conseguiu esboçar reação ao marcar o seu gol, aos 21 minutos. A meia Cacá foi arrojada em um ação pela direita e, de longa distância, mandou um chute forte no canto esquerdo.

Mesmo com as taubateanas reanimadas e lutando pelas últimas chances, as palmeirenses souberam sustentar o resultado e ainda ampliaram no último dos cinco minutos de acréscimos. Uma troca de passes chegou na área e Giovana, da meia esquerda, chutou forte, no canto direito.

A temporada de jogos do Taubaté terminou e o Palmeiras ainda disputará as duas partidas finais da Copa Paulista que terão a tabela definida nesta segunda-feira, pela Federação Paulista de Futebol. Com melhor campanha, as palmeirenses jogarão a segunda em casa e visitarão o São José no jogo de ida. O time joseense superou o Red Bull Bragantino na outra semifinal, fazendo 3 a 1 fora e empatando em casa, por 1 a 1, no sábado.

Os times

O Taubaté, do técnico Arismar Júnior: Adriana; Carol Franco (Índia – intervalo), Hericka, Jérica e Mariana; Mística (Thuany 38´/2º), Luana, Cacá e Joyce; Vitória Eugênio (Lorrany 38´/2º) e Lene (Victória Thalita 17´/2º).

O Palmeiras, do técnico Ricardo Belli: July; Bruna Calderan, Agustina, Manu (Thais – intervalo) e Carolzinha (Katrine – intervalo); Karol Arcanjo (Júlia Bianchi – intervalo), Rafa Andrade (Dandara 41´/2º) e Duda Santos; Carol Baiana (Ary Borges 28´/2º), Camilinha (Tainara 41´/2º) e Chú (Giovana 28´/2º).

No estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo, Flávio Roberto Mineiro Ribeiro (árbitro), Leandra Aires Cossette (assistente 1), Izabele de Oliveira (assistente 2), Ricardo Bittencourt da Silva (quarto árbitro) e Sérgio Ricardo de Oliveira (analista de vídeo).

Na foto (de Rafaeal Citro/AD Taubaté Feminino), a taubateana Carol Franco e a palmeirense Rafa Andrade no estádio de Vinhedo.

Comentário

comentário