Taubaté pode antecipar classificação em Itu

O Taubaté tem nesta quarta-feira a primeira das duas oportunidades para antecipar a conquista de vaga na fase decisiva do Campeonato Paulista da Série A-2. Às 20h, visita o Ituano que precisa vencer para tentar entrar na zona de classificação. A delegação taubateana viajou contando com a volta de jogadores que não estiveram na vitória em Presidente Prudente.

A atual fase da competição tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão em busca de uma das duas vagas de acesso à Série A-1. Os dois últimos serão os rebaixados à Série A-3 e os seis restantes sairão eliminados, mas mantidos na divisão.

Na matemática das recentes temporadas anteriores, todos os times que passaram dos 14 pontos ficaram além da zona de rebaixamento, mantendo vaga na Série A-2. Todos os que chegaram aos 22 avançaram às quartas de final. Somando 19 pontos, o Taubaté poderá chegar ao 22 com três que estarão em jogo na visita ao Ituano.

Depois de 12 rodadas, classificação no quadro oficial da Federação Paulista de Futebol está assim:

Os critérios para desempate, pela ordem, são: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e sorteio público na sede da FPF.

Jogos

A 13ª rodada terá sete jogos na quarta-feira: Ituano x Taubaté (19h), São José x XV de Piracicaba (20h), Portuguesa Santista x Primavera (20h), Juventus x Capivariano (15h), Rio Claro x Grêmio Prudente (15h), Santo André x Oeste (15h) e São Bento x Ferroviária (19h30). Como o Votuporenguense terá jogos pela Copa do Brasil, a partida Linense x Votuporanguense passou para o dia 5 de março.

Será a antepenúltima rodada da primeira fase da seguinte tabela básica:

O time

No sábado passado, quando virou o placar em Presidente Prudente e venceu o Grêmio Prudente, por 2 a 1, o Taubaté teve o goleiro Paulo Mazoti e o zagueiro Luanderson nos lugares de Samuel Pires e David Cruz que cumpriram suspensão automática. O volante Peloggia e o atacante Maykinho foram desfalques por contusão, substituídos por Eder e Miguel. Também por contusão, o meia Claudinho e o zagueiro Marcão permaneceram afastados. O atacante Lucas Venuto e o lateral-direito Caio Felipe, poupados por desgaste físico começaram entre os reservas e somente o segundo entrou durante a partida.

O técnico Alberto Félix não revelou os planos para a escalação que começará em Itu. No sábado, ele dirigiu a seguinte formação: Paulo Mazoti; Thiaguinho, Frazan (Penedo 28’/2º), Luanderson e Ailton Santos; Eder (Chico 28’/2º), Fernando (Vinícius Kiss 10’/2º), Guthierres e Miguel (Allison 10’/2º); Gleisinho (Caio Felipe 28’/2º) e Matheus Batista.

Adversário e arbitragem

Diante do risco de não conseguir avançar à fase decisiva do campeonato, o Ituano decidiu trazer de volta o técnico Mazola Júnior para uma terceira passagem pelo clube. O gestor e ex-jogador Juninho Paulista vinha com o assistente Chico Silva no cargo inicialmente ocupado pelo dispensado Vinícius Munhoz.

Domingo passado, no 0 a 0 como visitante do XV de Piracicaba, o Ituano perdeu o zagueiro-volante Daniel contundido logo no início e contou com: Jefferson Paulino; Daniel (Grigor 8’/1º, depois Victor Reis 25’/2º), Luís Gustavo e Matheus Mancini; Dija, Yann Rolim, Fernando Canesin (Bruno Alves 25’/2º), Neto Berola (Gabriel Razera 8’/2º) e Dal Pian; Zé Eduardo (Fernandinho 25’/2º) e Walterson.

No estádio Novelli Junior, a equipe de arbitragem terá: Caio Carvalho Pereira (árbitro), Raphael Martinasso Lima (assistente 1), Pablo Lemos Fillet (assistente 2), Michel de Camargo (4º árbitro) e Fabio Henrique Fatala (analista de vídeo).

Na foto (de Victor Cônsoli/EC Taubaté), jogadores taubateanos comemorando depois da vitória de quarta-feira passada sobre o Rio Claro, por 2 a 1, no Joaquinzão.

Comentário

comentário